quarta-feira, 23 de setembro de 2015

INSS ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTAGIÁRIOS EM GARANHUNS

Boa notícia para quem está cursando Administração e Direito: a Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Garanhuns/PE publicou nesta quarta-feira, 23, o Edital de abertura de seleção pública para estágio.

O processo seletivo será executado e acompanhado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS (CFAI) da Gerência-Executiva em Garanhuns. O certame tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por uma vez e por igual período a critério da Administração. A presente seleção é para formação de cadastro de reserva e o preenchimento das vagas ocorrerá a partir da publicação dos resultados, de acordo com a disponibilidade orçamentária e a existência de vaga de estágio.

A seleção será constituída de duas etapas: a primeira será a prova escrita (prova objetiva e redação) e a segunda, análise de currículo e de histórico escolar e entrevista.

Estudantes a partir do 3º período que estiverem com a matrícula e frequência regulares nos cursos superiores de Administração e Direito poderão participar do processo seletivo.

A jornada de atividade em estágio é de seis horas diárias e 30 horas semanais. O valor mensal da bolsa de estágio é de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais).

As inscrições serão realizadas no período de 23/09/2015 a 02/10/2015, no horário de 08h às 13h, no CFAI da Gerência Garanhuns, situado na Praça Dom Moura, Garanhuns – PE. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

A prova escrita será aplicada no dia 07 de outubro de 2015 às 9h, na sede da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

A prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída de 40 questões objetivas, sendo 15 questões relacionadas ao Direito Previdenciário, 10 questões relacionadas a Noções de Direito Administrativo, 05 questões relacionadas a Noções de Administração, 05 questões relacionadas a Noções de Direito Constitucional e 05 questões relacionadas à Ética no Serviço Público. A prova discursiva (redação) versará sobre tema relacionado ao Direito ou à atualidade. 

O conteúdo programático consta no Anexo I do Edital, que está disponível no CFAI da Gerência Garanhuns ou através do email cfai.gexgaranhuns@inss.gov.br

Prefeito de Palmeirina consegue liminar e retorna ao cargo

O prefeito de Palmeirina, José Renato Sarmento, afastado do cargo por 180 dias, em decisão do juiz da comarca local, Dr. Francisco Jorge de Figueiredo Alves, conseguiu efeito suspensivo da decisão, em recurso na 1ª Câmara Regional de Caruaru, nesta quarta-feira (23), e retorna ao cargo, enquanto aguarda o julgamento do mérito do recurso no pleno da Câmara, que contém três Desembargadores.

A Ação que afastou o prefeito foi de autoria do Ministério Público, acolhida pelo magistrado, baseado nos constantes atrasos de salários de servidores, contratados, pensionistas e aposentados do município.

A vice-prefeita Eliane Vicente foi empossada, e de imediato solicitou uma Auditoria Especial ao Tribunal de Contas do Estado.

Renato Sarmento entrou com recurso, e conseguiu o efeito suspensivo em decisão monocrática de um desembargador. A questão agora segue para o Pleno da Câmara Regional, em Caruaru, que vai se posicionar quanto ao mérito do pedido. Os desembargadores vão decidir se Renato permanece na prefeitura ou se a decisão do Dr. Francisco Jorge volta a ter validade.

No calor político do município, a Câmara de Vereadores, de maioria oposicionista ao prefeito, abriu CPI para investigar possíveis irregularidades na administração de Renato. Uma documentação sobre saques indevidos na verba de construção de uma creche foi enviado aos meios de comunicação.

Não deixa de ser uma vitória para os correligionários de Renato, que retornam à prefeitura. Mas há muito serviço para fazer, para reconquistar o apoio da população.

Na tumultuada Palmeirina, parece que o tempo está mais quente que no restante do Agreste.

Garanhuns, Salgueiro e Recife recebem capacitação sobre Cadastro Único e Bolsa Família



Nos próximos dias 25, 28 e 30 de setembro, a Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), realiza o Encontro Regional de Grupos Populacionais, para capacitação de gestores e lideranças comunitárias no processo de Cadastro Único e Bolsa Família. 

Os Programas são do Governo Federal – através do Ministério do Desenvolvimento Social - e consistem em cadastrar os povos tradicionais (indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ciganos) e população de rua, que se encaixem no perfil dos programas de assistência social. As Organizações Não Governamentais também são convidadas a participarem dos encontros, que acontecem nos municípios de Recife, Garanhuns e Salgueiro.

A SEAS conta com a colaboração da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS), também da SDSCJ, para mobilizar os grupos, com o intuito de ampliar o alcance do conhecimento acerca de seus direitos. A orientação sobre os documentos necessários para o cadastramento também faz parte dos encontros. Como exemplo, no caso dos povos indígenas, que podem ser identificados pelo Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). 
Serviço: 

25/09 - 8h às 18h: Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe)
Avenida Recife, nº 6205 – Jardim São Paulo – Grande Recife

28/09 – 8h às 18h: Câmara Municipal de Garanhuns
Rua Joaquim Távora, nº 305 – Heliópolis – Garanhuns - PE

30/09 – 8h às 18h: Instituto Federal de Salgueiro
BR 232, Km 508 - Zona Rural - Salgueiro - PE

MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO Paulo defende Pacto de Governança para recuperar a confiança no Brasil‏



O governador Paulo Câmara aproveitou a presença de vários colegas gestores públicos estaduais no Congresso do Movimento Brasil Competitivo (MBC), nesta terça-feira (22.09), para defender um “pacto de governança” dos governadores para ajudar o País a recuperar a confiança dos investidores e superar a atual crise. Também participaram dos outros debates os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Beto Richa (Paraná).

Paulo destacou as conquistas de Pernambuco nos últimos anos, afirmando que o Estado está no caminho certo, pois tem a confiança dos investidores que continuam anunciando novos empreendimentos em terras pernambucanas.

O governador pernambucano voltou a lembrar a situação atual do Brasil, que, na avaliação dele, passa por uma “recessão brutal” em 2015, e que caminha para repetir esse resultado negativo também em 2016. “Será a primeira vez que isso ocorrerá desde 1930, 1931, quando o mundo vinha da quebra de 1929 e o Brasil passou por uma revolução política”. Para Paulo, sem o resgate da confiança o País não vai superar os problemas econômicos.

Paulo Câmara destacou o fato de os ajustes que os governadores vêm fazendo desde o início do ano. “Os governadores estão chegando perto do osso. Estão tendo que tomar medidas que não queriam”, observou. O governador defendeu dois pontos fundamentais para ter a confiança dos investidores: cumprir regras (claras e estáveis) e assegurar uma infraestrutura adequada (água, energia, estradas, mão-de-obra qualificada) para receber os investimentos. “São aspectos dos quais não podemos abrir mão nem em momentos de crise”.

Câmara participou do primeiro painel do Congresso do MBC, “Investimentos: Setores Público e Privado Juntos Pelo Desenvolvimento Local”, ao lado dos governadores Camilo Santana (Ceará), Marconi Perillo (Goiás) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), do presidente da GE do Brasil, Gilberto Peralta, do economista e especialista em Gestão Pública Mansueto Almeida e da jornalista Claudia Vassalo. 

Rodrigo Novaes reclama do Governo Federal que deixou de ajudar população do Nordeste e gasta quase meio milhão com remessa de alimentos ao exterior





O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Alepe na segunda-feira, (21), questionar a atitude tomada pela Conab- Companhia Nacional de Abastecimento, do Governo Federal, nos últimos dias.

Novaes informou que na última quinta-feira,(17), saiu uma notícia no site da Conab afirmando que a empresa havia contratado, via leilão, transporte para remoção de mil toneladas de feijão destinado ao Programa Doação Humanitária de Alimentos do Brasil à Argélia. Surpreso, o deputado ainda falou que o valor gasto com o serviço é de aproximadamente meio milhão de reais. Além de ter deixado de cumprir com o devido fornecimento do milho para os produtores. 

"Não sou contra ação humanitária, acho que devemos sim ajudar as outras nações, mas não acho justo que neste momento, nossa região sofrendo com a seca, a população pedindo socorro por causa da estiagem, o Governo Federal esteja ajudando um outro país", registou o parlamentar.

GARANHUNS: Operação de combate aos mototaxistas clandestinos é deflagrada no município



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e o 9º Batalhão de Polícia Militar deflagraram, na manhã desta terça-feira (22), a operação Mototaxistas. A ação, que visitou mais de 10 pontos credenciados para o serviço de transporte de passageiros no centro de Garanhuns, tem o objetivo de orientar àqueles profissionais que não estejam cadastrados e prevenir possíveis atos criminosos – denunciados pela própria população.

De acordo com o presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite, a operação também cumpre a orientação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto ao combate do serviço clandestino. “Em conjunto com o nono batalhão, um parceiro muito importante nesse trabalho, vamos intensificar a ação de organização do serviço de mototáxi, além de também promovermos maior segurança ao usuário que utiliza o serviço na cidade”, disse.

A operação de hoje, com viés educativo, contabilizou cinco notificações. Após a conclusão da área central, as operações passarão a ser realizadas nos bairros da cidade.

Texto: Cloves Teodorico
SECOM GARANHUNS

Movimento Compre do Pequeno Negócio. Mais Informações!





Novas informações sobre a semana de capacitação que o Sebrae está promovendo em todo o Estado, dentro das ações do Movimento Compre do Pequeno Negócio:

O Sebrae Pernambuco e instituições parceiras estão realizando em diversas cidades do Estado, de 21 a 26 de setembro, uma semana de capacitação para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente.

- O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa que pretende estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – 95% do total de empresas brasileiras, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. O Movimento estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

Recife, Caruaru e Petrolina vão receber também uma edição do Fomenta, evento que vai tratar sobre oportunidades e benefícios para os pequenos negócios nas Compras Públicas e orientar sobre como participar de licitação.

Para conferir a programação completa, clique aqui.


CDL Garanhuns participa de campanha para incentivar compra dos pequenos negócios




Visando minimizar os efeitos negativos causados pela forte crise econômica e financeira que atinge todo o País, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Garanhuns estabeleceu uma importante parceria com o SEBRAE Unidade do Agreste Meridional.

Como parte do programa de capacitação dos microempresários interessados em participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio - desenvolvido pelo SEBRAE Nacional - aqui em Garanhuns a Unidade Local desempenhará uma série de palestras e oficinas, no período de 21 a 25 de setembro, em stands montados na Avenida Duque de Caxias, no bairro da COHAB I.

Através da parceria estabelecida entre as Instituições, a CDL estará presente no Local para prestar esclarecimentos, orientações, demonstração de serviços e produtos e cadastramento de novos associados. A intenção é caminhar junto aos empresários para auxiliá-los no processo de fortalecimento comercial da Cidade.

“Há muito tempo que nós queríamos ofertar os programas e serviços que são trabalhados com os nossos associados aos empresários da Avenida Duque de Caxias. Com esta parceria junto ao SEBRAE Agreste Meridional poderemos incrementar as ações e ajustar uma série de atividades que busquem atender as solicitações dos nossos amigos empreendedores deste importante centro de negócios do nosso Município”, pontuou o presidente da CDL Garanhuns, Fernando do Couto Soares.

As palestras e oficinas oferecidas pelo SEBRAE terão duração máxima de três horas e as inscrições podem ser feitas na própria Unidade Local ou até momentos antes de iniciarem as atividades. Já a CDL disponibilizará um colaborador que ira atuar no local do Evento nos horários da tarde e noite.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.