quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Mulheres recebem informações sobre o auto-exame da mama na UPAE Garanhuns‏‏‏






Durante o Mês de Outubro, a UPAE Garanhuns está integrada à Campanha Mundial que visa chamar a atenção para a importância da prevenção do Câncer de Mama, e também de Colo do Útero. Algumas atividades estão sendo realizadas envolvendo o público diário da UPAE, como as palestras ministradas pelo enfermeiro Luiz Cezar, responsável pelo Setor de Exames da Unidade de Saúde. 

Nesta quinta-feira (08), mais de cem mulheres participaram da palestra sobre o auto-exame da mama, em dois expedientes. Logo no início, Luiz Cezar questionou sobre quem fazia mensalmente o auto-exame, e apenas duas mulheres afirmaram positivamente, mesmo assim, sem o conhecimento correto do procedimento.

A palestra organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e pela Coordenação de Enfermagem da UPAE Garanhuns, que têm à frente Edjosy Ramos e Tayana Guerra, foi um sucesso absoluto, recebendo aplausos das pessoas presentes. Outra palestra está agendada para o dia 21/10, às 14:00h, com a Mastologista Dra. Tereza Cristina, médica da casa.

NÚMEROS

Além de mostrar como detectar possíveis nódulos, secreções e outras anomalias nas mamas, Luiz Cezar apresentou estatísticas que mostram a importância do auto-exame. Por exemplo: A doença atinge 1 milhão de mulheres a cada ano; Detectando no início, a mulher tem 95% de chance de cura; Apenas 20% das mulheres fazem o auto-exame, e a maioria não o faz corretamente. Homens também podem ter câncer de mama, embora em menor percentual.

Um panfleto sobre os procedimentos para o auto-exame está sendo entregue aos pacientes da UPAE Garanhuns durante todo este mês, e terá continuidade nos setores destas especialidades.

SERVIÇOS

A UPAE Garanhuns oferece, dentre suas especialidades, mastologia e ginecologia. Oferta também exames como mamografia, ultrassom endovaginal e de mama, além dos demais exames laboratoriais. 

Para consultas, as pessoas devem buscar os postos de saúde mais próximos de suas residências. As Secretarias de Saúde dos municípios da base de atuação da UPAE Garanhuns, marcam as consultas através da regulação, após encaminhamento médico.

Pernambuco adere à campanha para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes‏. SAIBA MAIS!




Depois de ter a fachada iluminada de amarelo, verde e rosa, respectivamente, em apoio às campanhas de combate ao suicídio, incentivo à doação de órgãos e prevenção do câncer de mama, o Palácio do Campo das Princesas se “vestiu” de laranja para apoiar a Campanha Nacional Crianças Desaparecidas. A solenidade que marcou a adesão do Governo do Estado aconteceu na noite desta terça-feira (13), e contou com a presença da primeira-dama de Pernambuco, Ana Luiza Câmara, e do vice-governador Raul Henry. 

Escolhida por representar entusiasmo, determinação e encorajamento, a cor laranja simboliza o compromisso de todos com a causa. A sede do Executivo estadual segue iluminada até o próximo domingo (18). A ação, uma iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), tem por objetivo chamar a atenção sobre os números alarmantes - em média, são registrados 50 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes por ano, e estima-se que quase 250 mil ainda estejam desaparecidas.

“É uma mobilização importante para tentarmos, nessas 48 horas que são vitais, resgatar essas crianças que desapareceram. O Governo do Estado não podia ficar de fora dessa campanha. Vamos empenhar todos os esforços, nos engajar e fazer a diferença nessas questões”, destacou Ana Luiza Câmara.

Sob a regência da professora Célia Oliveira, o Coro Infantil do Conservatório Pernambucano de Música encantou os presentes com uma apresentação. No repertório, clássicos como “Minha Ciranda”, de autoria de Capiba; “Sabiá”, de Luiz Gonzaga; e “Recife Manhã de Sol”, de Jota Michiles.

A solenidade também contou com a presença do presidente do Cremepe, Silvio Rodrigues, da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, do vice-prefeito da cidade, Luciano Siqueira, do deputado estadual Ângelo Ferreira, e do secretário estadual da Casa Civil, Antônio Figueira, entre outras autoridades.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Bispo da Diocese de Garanhuns visita Palmeirina

Dom Paulo Jackson recebe Chave da Cidade de Palmeirina das mãos do Presidente da Câmara




O novo Bispo da Diocese de Garanhuns, D. Paulo Jackson, esteve em Palmeirina no último domingo, em sua primeira visita oficial, onde celebrou missa e conversou com as pessoas. Milhares de pessoas saíram às ruas, com a Igreja ficando totalmente tomada pelos fiéis.

Coube ao Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Vicente da Silva (Galego de Toinho), a iniciativa da entrega simbólica da Chave da Cidade ao Bispo Diocesano.

Simpático, Dom Paulo ficou à vontade, tirando fotos e conversando com as pessoas, como o ex-prefeito Eudson Catão, que nos enviou a foto que ilustra esta postagem.

O grupo da oposição municipal marcou presença unido, com o ex-prefeito Antonio Vicente, que representou sua filha a vice-prefeita Eliane Vicente, o ex-prefeito Carlos Timoteo, e sua Esposa Verônica, o Presidente da Câmara, Galego de Toinho, e os também Vereadores, José Marcelino, José Célio, Toinho Santana, Dona Marili.

O prefeito Renato Sarmento também esteve presente na Celebração Religiosa, sendo saudado pelo Bispo em sua fala durante a cerimônia.

Bartolomeu e Rosa Quidute se filiam ao PSB em Garanhuns

Partido Socialista foi o caminho natural após a aproximação na eleição de 2014 


Depois do trauma da última campanha estadual, quando o casal Bartolomeu Quidute (ex-prefeito) e Rosa Quidute (atual vice) foi de encontro à indicação do partido de votar em Armando para governador e João Paulo, para o senado, a situação ficou insustentável para o casal dentro do PT, até com a possibilidade de expulsão. Não chegou a tanto, mas os Quidute deixaram o partido de Dilma e Lula.

Foto da posse, em 2013
Já havia também uma situação de afastamento político e administrativo com o prefeito Izaías Régis, desde que a vice decidiu lançar seu nome como pré-candidata a Deputada Estadual, na época com o apoio do PT. Outra questão: A vice-prefeita nunca teve uma função bem definida dentro da administração municipal.

Sempre ficou claro também a influência do ex-prefeito na atuação da vice-prefeita. O rompimento com Izaías Régis teria muito de sua participação.

Como Bartolomeu e Rosa apoiaram Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho, um caminho natural seria ingressar no PSB, o que acabou sendo confirmado. Com reuniões inclusive com as principais lideranças do estado, como o Secretário da Casa Civil.

A chegada de Bartolomeu e Rosa Quidute no PSB não garante candidatura a prefeito ou prefeita, embora ambos tenham potencial de encabeçar a chapa no próximo ano.

O PSB também conta\com o advogado Ivo Amaral Júnior e o empresário Givaldo Calado, este último com movimentação maior neste sentido.

Além, claro, do próprio Dr. Nivaldo Azevedo, presidente da legenda no município, e que liderou a reorganização da legenda após o trauma de 2014. Azevedo aprovou a filiação do casal Quidute, e defende o fortalecimento do partido com a entrada de mais lideranças políticas populares. 

IFPE Garanhuns realiza Semana de Arte e Cultura‏ aberta ao público

Evento tem início nesta quarta e segue até sexta com workshops e apresentações culturais




A Semana de Arte e Cultura (SEMAC) do Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns começa nesta quarta-feira (14) e conta com uma programação variada e aberta ao público. As inscrições para as oficinas, minicursos e palestras ofertadas são gratuitas e podem ser feitas presencialmente até o momento de início da atividade. 
Na programação do evento, a música fica por conta do coral do Campus Garanhuns, da Banda Municipal de Garanhuns, da Big Band do Campus Barreiros do IFPE e da Orquestra de Frevo. O público também poderá assistir apresentações de dança e do Reisado de Seu Gonzaga de Garanhuns.

Para aqueles que querem aprender mais sobre o universo da música e de seus instrumentos, a SEMAC oferece o workshop“Improvisação Temática”, às 19h dessa quarta (14). Nos dias 15 e 16/10, acontece o 1º Ciclo de Palestras e Oficinas sobre Instrumentos Musicais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)- Garanhuns, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h. Saxofone, clarinete, trombone, instrumentos harmônicos, bateria e trompete são temas de discussão.

Outras informações sobre a programação da Semana de Arte e Cultura do Campus Garanhuns podem ser obtidas no link abaixo:


Texto: Greiciane Souza

PSDB de Garanhuns recebe apoios na capital. Ivan Júnior é pré-candidato a prefeito.


Presidente do PSDB Estadual, Deputado Antônio Moraes deu apoio total ao grupo de Garanhuns

Um grupo de lideranças políticas filiadas ao PSDB de Garanhuns esteve nesta terça-feira (13) na capital pernambucana, fazendo contatos e recebendo apoios importantes. Representaram o partido, o presidente da legenda em Garanhuns, Saulo Malta, os empresários Ivan Gomes Jr. e Reinaldo de Barros e Silva Jr., além de Antônio Cândido de Souza e Rafael Peixoto. Aliás, Reinaldo Jr. e Antônio Cândido se filiaram ao PSDB na sede do partido. 

Raul Henry recebeu o grupo do PSDB de Garanhuns
O grupo fez uma visita ao vice-governador Raul Henry (PMDB), onde foram apresentados projetos, segundo as lideranças "para recolocar Garanhuns no rumo do desenvolvimento", com várias propostas, a exemplo de uma unidade de tratamento nuclear, como também a viabilidade de aumento do número de serviços de hemodiálise, Restaurante Cidadão, entre outros.

Politicamente foi mostrada a Raul Henry a necessidade da unidade dos partidos da base do governo estadual em Garanhuns. 

Nesta mesma visita à capital, foi mantida conversa com o deputado Antônio Moraes, presidente do PSDB estadual, e entre os assuntos tratados, a viabilidade de uma candidatura do PSDB em Garanhuns com chapa para majoritária e vereadores. 

O partido deve realizar um evento no mês de novembro, debatendo “Mobilidade e Saúde”, com presença garantida de ex-governador e lideranças das áreas. Pequenos fóruns também serão realizados com diversos setores da sociedade para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Garanhuns. 

Uma futura visita do senador Aécio Neves a Garanhuns, em 2016, para realização do fórum 45 “quarenta e cinco propostas para o desenvolvimento de Garanhuns”, deve ser agendada.

O grupo passa a trabalhar abertamente a pré-candidatura a prefeito do empresário Ivan Junior.

Debate com vereadores na Rádio Jornal Garanhuns promete...

Nesta quarta-feira, às 10h da manhã, o radialista Ariston Brito recebe no programa Super Manhã da Rádio Jornal Garanhuns, os vereadores Gersinho Filho, presidente da Câmara Municipal, Gil PM, vice, ambos da base de apoio ao prefeito Izaías Régis, e os vereadores de oposição Sivaldo Albino e Diretora Nelma.

O programa vai debater o trabalho do Legislativo Municipal, e na chamada gravada para o debate, coloca como um dos temas a fiscalização do Poder Executivo.

A bancada de oposição tem se movimentado nos últimos meses, mostrando deficiências da administração do prefeito Izaías Régis, como os asfaltos da periferia, a reforma inacabada do CAIC, os salários a servidores que se encontravam fora do país, entre outras situações.

O prefeito Izaías acusa a oposição, e principalmente o vereador Sivaldo Albino, de tentar se promover, com denúncias infundadas.

Os quatro vereadores são bons de entrevista e o debate promete ser muito bom, e quente!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.