segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Carlos Batata busca soluções para segurança pública de Capoeiras




Caro Ronaldo,

Estive na última 6ª feira (23.10), juntamente com o deputado estadual Alberto Feitosa, numa audiência com o secretário de defesa social, Dr. Alessandro Carvalho de Mattos, ocasião em que fizemos um breve relato da situação em que se encontra a segurança pública no agreste meridional e, em especial, o município de Capoeiras.

A população da zona rural e da cidade se encontra sitiada, sem poder exercer plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, dado o medo que se instalou pela onda de violência no município (Em apenas uma semana, ocorreram 11 assaltos, 1 atentado homicida que resultou 2 feridos e 1 homicídio. Os meliantes assaltaram 2 mercados, farmácia, caminhão, motocicleta e carro de feirantes que se dirigiam da zona rural para a feira, na cidade. Chegaram, inclusive, a agredir fisicamente mulheres, por não possuírem dinheiro ou pertences).

Durante a reunião com o secretário, entregamos um documento solicitando providências urgentes para que o Estado se faça presente, a fim de garantir a segurança da população do município, e a designação de um delegado especial para apurar os crimes ocorridos.

De imediato, ele autorizou a ida do GATI (Grupo de Apoio Tático Itinerante da PM) ao município de Capoeiras, para realizar ações em parceria com o serviço de inteligência da Secretaria de Defesa Social. Comunicou, ainda, o 9º BPM (Garanhuns) da necessidade de ações policiais mais frequentes, principalmente nos dias em que é realizada a feira da cidade. 

Sabemos que a segurança pública é um dever do Estado (governo federal, estadual e municipal). É importante que cada um dos entes federativos cumpra a sua parte. Cabe ao município, portanto, promover ações para promover a segurança de seus habitantes, pelo menos, celebrando convênios com a SDS, para assumir despesas emergenciais como: combustível e manutenção de viaturas, alimentação adequada dos policiais etc. e, ainda, formar uma guarda municipal treinada para dar suporte às polícias civil e militar; instalar sistema de segurança com câmeras nas vias públicas e manter um bom serviço de iluminação pública. 

O que é grave é que, pelas informações que se têm, essas iniciativas não existem por parte da atual gestão municipal.

Como cidadão e membro das oposições ao atual governo do município, temos a consciência de que estamos cumprindo com o nosso dever e vamos continuar acompanhado para que as ações do governo estadual e municipal sejam colocadas em prática.

Atenciosamente.

CARLOS BATATA
Ex-Deputado Federal e ex-prefeito de Capoeiras

UPE e Prefeitura de Arcoverde fazem convênio que beneficia estudantes de Odontologia e a população‏



A Universidade de Pernambuco (UPE), através de seu campus em Arcoverde, assinou, na última quarta-feira (21/10), convênio com a Prefeitura daquele município, que estabelece que todas as práticas clínicas das disciplinas e estágios do curso de odontologia da unidade sejam feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e em outros serviços da cidade de forma permanente. O acordo é pioneiro no país, tornando o curso da UPE o que mais se insere na rede Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. 

O documento foi assinado pela secretária municipal de Saúde, Andreia Britto, e pela diretora multicampi da UPE, Rosângela Falcão, que destacou a importância do momento. “O fortalecimento da relação entre a Universidade de Pernambuco e os serviços de saúde municipais reflete os avanços do curso de Odontologia no trabalho de integração entre ensino e saúde, onde todos se beneficiam do conhecimento, em particular a população de Arcoverde”, ressaltou.

“A importância dessa iniciativa está ligada à superação das antigas ‘clínicas-escolas dentro da Universidade’ para um modelo de formação que torna a comunidade um cenário pedagógico central”, afirmaram os professores da unidade Leonardo Carnut e Luiz Gutemberg Coelho Jr., responsáveis pela integração ensino-serviço.

Através desta parceria, a população terá mais acesso e mais qualidade no atendimento à saúde bucal. As práticas clínicas tiveram início na última quinta-feira (22/10), e serão realizadas nas 22 UBS´s do município.

Palestra sobre o Câncer de Mama com o Drº. Ulisses Pereira, dia 29 de outubro às 19h no Colégio Santa Joana D´Arc.


Usina de asfalto de Arcoverde se transforma em grande acerto da Gestão Pública




A Usina de Asfalto da Prefeitura de Arcoverde começou mais uma obra naquela cidade. Na quinta-feira (22), foi a vez da Avenida Zeferino Galvão, no centro da cidade, que começou a receber o asfaltamento. 

A via é conhecida por abrigar o as lotações intermunicipais, onde cerca de 300 vans trafegam diariamente com passageiros de toda região. a via tem cerca de quatro mil metros entre as duas faixas da rua, com início no girador até o final da via, que interliga com a Avenida Antônio Japiassu. 

A Usina de Asfalto tem se mostrado um grande acerto da administração municipal, diminuindo custos de requalificação asfáltica, tanto de ruas do centro da cidade quanto da periferia de Arcoverde. “O nosso objetivo é honrar o compromisso com a população e ofertar ainda mais qualidade de vida.”, defende a prefeita Madalena Britto.

Na semana foi asfaltada a Rua Prudente de Morais e, desde que começou a funcionar, a usina já passou pelas vias, no centro, Augusto Cavalcanti e Travessa 02 de julho; no São Geraldo, a Martins Junior, João Gonçalves e a Félix Amaro e no São Miguel, a Armando Siqueira de Britto. Tudo isto em menos de dois meses.

A população tem aprovado a qualidade do material e dos serviços realizados.

Fotos: Israel Leão

PCB de Pernambuco divulga nota sobre a nova direção em Garanhuns



O município de Garanhuns, conhecido por sua beleza e clima agradável, por conta de sua localização e altitude de 842 m., passa a ter o Partido Comunista Brasileiro-PCB, como uma de suas referências no processo de organização da sociedade civil local.

O PCB tem uma longa história de lutas na cidade, que ainda nos idos dos anos 60 e 80, recebeu o legendário Gregório Bezerra, acompanhado pelo alfaiate ativista Amaro Costa e outros camaradas, que ali se alinhavam nas lutas sociais, contra a ditadura civil-militar e pela redemocratização do Brasil. 

Foram anos difíceis, de lutas clandestinas, de embates eleitorais, prisões, perseguições, participando nas frentes de massa, no MDB, nas igrejas, nas atividades de expressão cultural, nos espaços onde nasciam e brotavam sinais de esperança por um mundo melhor.

Agora, sob a liderança do engenheiro Paulo Camelo e participação direta de muitos Garanhuenses, o PCB se reorganiza, a partir de uma série de reuniões e debates com dirigentes estaduais, e, se coloca para o município de Garanhuns como uma alternativa concreta na construção do Poder Popular e na luta pelo socialismo.

O Município de Garanhuns, mesmo sendo uma das grandes referências turísticas do estado de Pernambuco, conhecida como “Cidade das Flores”, “Suíça Pernambucana” e/ou “Cidade Jardim”, é vítima de grande agressão Ecológica pois, vem ocorrendo muitos desmatamentos, poluição dos rios e riachos, falta de adequada política urbana, falta de gestão participativa e democrática, onde predominam os interesses de alguns e não da maioria da população, ampliando a pobreza e a miséria de grandes parcelas dos seus moradores.

As atividades culturais que atraem todos os anos contingentes de visitantes, a exemplo do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) não valorizam e nem apoiam, prioritariamente a produção artística local, que apenas participam em atividades de menor importância, recebendo as migalhas dos projetos articulados com os governos estadual e municipal, sem a participação efetiva dos produtores e artistas locais.

É dentro deste contexto, que não é diferente da realidade do Estado e do País, que o PCB se coloca na luta por uma sociedade igualitária, que prioriza a organização dos trabalhadores de Garanhuns nos sindicatos e associações, como também dos estudantes e suas entidades, que defende mudanças e transformações profundas nas estruturas agrárias, acadêmicas e de moradia, garantindo terra aos que nela trabalham, estudo de qualidade a nível municipal e de moradia, aos que nela vivem, como as dos “Quilombolas”, que preserve os recursos naturais, que estimule o cooperativismo, o pleno emprego, a educação e a saúde pública de qualidade, que promova o acesso à habitação e urbanização com saneamento básico para todas as comunidades, entre tantas necessidades e sonhos que fazem parte da vida das pessoas e do conjunto da sociedade.

O PCB de Garanhuns tem hoje um Diretório municipal que está sendo coordenado por uma Direção Coletiva formada pelos camaradas Andyrá, Paulo Camelo, Pierre, Ronaldo e Rudy Barros e composta por militantes ardorosos das causas sociais da cidade, relegadas, há tantos anos, pelos forasteiros que há 4 décadas se encastelaram na sede da Prefeitura e não foram capazes de promover o crescimento econômico, social, turístico e a preservação da natureza no Município de Garanhuns.

Temos a honra de, entre os dias 29 e 31 de outubro estar realizando uma série de atividades junto à sociedade local como, a apresentação da nova Direção do PCB na cidade, lançamento do livro de Memórias do Líder Camponês Gregório Bezerra (dia 29.10.2015, quinta-feira, às 19:30hs no Plenário da Câmara de Vereadores), além de um seminário interno de formação política para os militantes do PCB, quando estaremos debatendo os principais fundamentos da preparação política dos quadros locais, para que Garanhuns não continue “importando” políticos para administrá-la, entendendo que a cidade tem pessoas competentes e comprometidas com um modelo de gestão voltada para o fortalecimento do Poder Popular, onde os trabalhadores sejam os protagonistas das discussões, formulações e decisões dos seus destinos.

Roberto Luis Arrais de Oliveira
Secretário Político do Diretório Regional do PCB / PE

PRB faz encontro com pré-candidatos a vereador em Garanhuns





Os pré-candidatos à vereador em Garanhuns nas eleições de 2016 estiveram reunidos na noite do último sábado (24). O objetivo principal da reunião, segundo o presidente regional do partido e pré candidato, Jakson Fitipaldi, é manter o grupo de pré-candidatos unido e ajustar o discurso no sentido de propagar as propostas do partido, as ideias de crescimento da sigla e mostrar que o PRB é realmente um partido diferente, sem envolvimento nenhum com qualquer tipo de escândalo e reafirmando a necessidade de se promover a boa política, com propostas baseadas no bem da população e com espaço para que as pessoas de bem ocupem seu lugar na política.

Participaram do encontro o vereador Zaqueu Naum Lins, os pré-candidatos Juca Viana, Christine Mary (Coordenadora do PRB Mulher), Almeida Ribeiro, Rafael do Posto de Saúde, Marcos Lins, Cesar Henrique, Armando de São Pedro e Madalena do Posto de saúde.

Durante a reunião os representantes do diretório alertaram que todos os pré-candidatos devem ter a consciência de que a luta não será fácil, e que todos devem ter em mente suas propostas para futura apresentação aos eleitores e trabalhar muito pois a eleição para vereador em Garanhuns é duríssima, muito mais que para outros cargos eletivos, e por isso o trabalho deve ser a bandeira principal de quem almeja uma cadeira na câmara municipal nas próximas eleições.

fonte: Blog do Jakson Fitipaldi

Polícia Militar realiza reunião sobre Carnaval 2016, na Codeam



O Secretário-Executivo da CODEAM, Sandoval Cadengue, em nome do seu presidente, Leonardo Martins, está convidando para uma reunião na próxima quarta-feira, dia 28, às 09:30h, no auditório da entidade, com o comandante do 9º BPM, Ten Cel Ely Jobson, onde haverá sobre a Portaria que estabelece procedimentos, regula emprego e ações dos órgãos operativos relacionados aos eventos carnavalescos, inclusive para o período pré-Carnaval 2016. 

Presidente da OAB Pernambuco participa de lançamento de chapa em Garanhuns


Encontro das chapas. Pedro Henrique apoia Luís Jr. e Ronnie Duarte,
para OAB/Garanhuns e OAB/Pernambuco, respectivamente

Almoço na Soul reuniu cerca de 150 pessoas. Pedro Henrique defendeu a continuidade nas gestões

Paulo Couto é candidato a vice-presidente da CAAPE - Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco


Advogados da chapa Unidos pela Ordem, liderada por Luis Sebastião de Lima Jr. e Mário Flávio receberam a comitiva "A Ordem Avança" encabeçada por Ronnie Duarte, em almoço, em Garanhuns, no sábado. Estão sob a jurisdição da Subseccional, 21 cidades do Agreste pernambucano. 

Cerca de 150 Advogados presentes declararam apoio às chapas que têm o aval da atual presidente da OAB-PE (Pedro Henrique Reynaldo Alves) e da OAB-Garanhuns (Paulo Couto Soares). Os avanços nas gestões foram amplamente mostrados pelas lideranças presentes, como os cursos de pós-graduação, seminários, salas com infra-estrutura, e a comissão do Novo Advogado. Serviços de saúde e defesa de prerrogativas dos advogados em diversas instâncias da justiça também foram mencionados.

"Este grupo que aqui está não é à toa. Lutamos e trabalhamos pelos advogados de Pernambuco. Cumprimos 120% do que prometemos", lembrou Pedro Henrique.  Entre as grandes conquistas da Subseccional estão: conclusão de três cursos de pós-graduação, caravanas do PJE, aquisição de nova sede e primeiros casos emblemáticos de defesa das prerrogativas no interior do estado. Um dos desafios da chapa Unidos pela Ordem no próximo triênio é a advocacia jovem. Entre as propostas estão: a criação da tutoria do jovem advogado para a orientação do novatos, novas parcerias com a Escola Superior de Advocacia (ESA) para oferecimento de cursos e minicursos e oficina de prática forense. 

Luís Jr. e Cynthia Cardoso, candidatos a presidente e primeira-secretária
"Estamos abertos para receber e discutir novas propostas. Elas não são fruto de entendimento único, mas sim, coletivo", disse Paulo Couto, endossado pelo candidato a presidente Ronnie Duarte. "Temos muitos projetos e propostas em benefício do advogado. Garanhuns foi uma das cidades agrestinas que mais recebeu ações para a qualificação do advogado. Vamos fazer muito mais. Peço o voto coletivo fechado nas nossas chapas para que a ordem continue avançando", falou Ronnie. 

O encontro foi encerrado com o discurso do candidato da terra, Luis Sebastião. "Nós vamos lutar e fazer a diferença em Garanhuns. Avançando juntos!", conclamou. 

A chapa em Garanhuns foi apresentada e foi também distribuído o folder com as propostas. "Podemos realizar o que colocamos no papel porque já mostramos isto, e vamos juntos, continuar buscando mais avanços para advocacia da região" - Encerrou Luís Sebastião Lima Jr.

OBS.
O BLOG ESTÁ DISPONÍVEL PARA PUBLICAÇÃO DAS DEMAIS CHAPAS CONCORRENTES NAS ELEIÇÕES PARA A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.