quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CPMF que será de 0,38%. Governo Federal resolveu atender prefeitos



Entidades de prefeitos anunciaram nesta terça-feira (27) um acordo com o Palácio do Planalto para que a nova CPMF tenha alíquota de 0,38% (0,20% para a União; 0,09% para estados; e 0,09% para municípios).

Criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com o objetivo de financiar a saúde, a Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) foi extinta pelo Congresso Nacional em 2007. À época, também tributava as operações financeiras em 0,38%.

Segundo informaram representantes da Frente Nacional dos prefeitos (FNP) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidades municipalistas que se reuniram nesta terça com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, ainda não há consenso, porém, quanto à destinação dos recursos a serem arrecadados com o novo imposto – se vão para a Previdência Social, como o governo defende, ou para a saúde, como querem os prefeitos.

O governo informou que não vai se pronunciar até que todos os detalhes do acordo estejam definidos, entre os quais a destinação dos recursos.


AGORA COMIGO: Não sei a destinação que o governo vai dar aos recursos, só sei de onde vai sair.

Ministro da Saúde vem conhecer UPAE´s de Pernambuco



O governador Paulo Câmara teve nesta terça-feira (27.10) a primeira reunião de trabalho com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB). Foi apresentada uma solicitação para o reequilíbrio do financiamento dos valores pagos pelo Ministério da Saúde para as áreas de média e alta complexidade. De acordo com Paulo, outro ponto da conversa foi o financiamento federal para as áreas de urgência, emergência e assistência materno-infantil.

UPAE

O ministro Marcelo Castro ficou de marcar uma visita a Pernambuco, nas próximas semanas, para conhecer a rede do Estado das UPAs Especialidades. Também participaram da audiência o deputado federal Gonzaga Patriota e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

É bom lembrar que a UPAE Garanhuns foi a primeira inaugurada no estado e oferece diversas especialidades, com oferta de consultas, exames e cirurgias.

SAÚDE E EDUCAÇÃO: Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura terá novo projeto pedagógico‏





O Hospital Regional Dom Moura deu início a um ciclo de discussões para readequar a sua Residência Multiprofissional, com a participação da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Estado. O objetivo é realinhar o projeto político/pedagógico, sobre a nova área de atuação da residência, atualizando para a Gestão do Cuidado.

O primeiro encontro do ciclo de discussões contou com a participação da Coordenação da Residência Multiprofissional, NUEPE - Núcleo de Educação Permanente, Centro de Estudos do HRDM, preceptores, tutores, residentes, além da própria Escola de Saúde e a Direção do Hospital.

Segundo Luiz Melo, diretor do HRDM, o processo visa adequar o projeto político/pedagógico à realidade da residência, ampliando o conceito diante dos serviços atualmente já realizados: "O projeto é de 2009 e o início da residência aconteceu em 2010, sendo outra realidade. Hoje mais ampla, pela maior oferta e completude da Rede de Assistência. O residente do HRDM tem esta formação, e compreende como funciona a Rede de Saúde Regionalizada". - Afirma o gestor.

A coordenadora da Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura, Bruna Souza, define que o novo papel da residência é formar profissionais especializados com caráter multiprofissional, no âmbito hospitalar, para desenvolver habilidades e competências na assistência integrada de saúde, com ênfase na gestão do cuidado. "O novo projeto político/pedagógico do Hospital Dom Moura amplia a formação." - afirma.

INSCRIÇÕES - A Residência Multiprofissional do HRDM oferece vagas nas especialidades de nutrição, fisioterapia, psicologia, entre outras... As inscrições iniciam ainda este ano, e serão feitas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.

UPAE GARANHUNS: Palestra com mastologista mostra a importância da prevenção contra o Câncer de Mama‏‏






A UPAE Garanhuns realizou na última quinta-feira (22) mais um encontro do Ciclo de Palestras, como parte das atividades relacionadas ao Outubro Rosa. Desta vez a médica mastologista Dra. Tereza Cristina versou sobre as formas de se detectar precocemente o Câncer de Mama, tanto com o auto-exame, quanto com a realização de mamografias e ultrassons. A apresentação foi principalmente para os funcionários, em grande parte as mulheres, mas teve também pacientes e acompanhantes assistindo a palestra. O evento teve supervisão da coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra.

Também estava presente uma representação do Lions Clube Garanhuns Cidade das Flores, que mostrou ações desenvolvidas pelo clube em Garanhuns e distribuiu rosas a todas as mulheres na palestra, como forma de simbolizar a luta contra o Câncer de Mama. O presidente do clube, Byron Veras,parabenizou a UPAE Garanhuns pelo trabalho realizado.

O Coordenador da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, afirmou que o encontro teve como um dos objetivos preparar os servidores sobre procedimentos de detectar o exame da mama, principalmente aqueles que têm contato direto com os pacientes. "Em um atendimento humanizado, feito por funcionários aptos a repassar informações importantes como a prevenção do câncer de mama, também realizamos um serviço que não está nas estatísticas, mas que tem grande importância social" - Afirmou o gestor.

ENTREVISTA EM RÁDIO

Presente à palestra, o radialista Marcos Cardoso, da Rádio Marano, fez o convite in loco para que a mastologista Dra. Tereza Cristina pudesse participar de seu programa, colocando aos seus ouvintes as informações trazidas na palestra, e tirando dúvidas do público que poderá participar pelo telefone. 

O programa vai ao ar na quinta-feira, 29, às 11h, e deve contar com a participação de outros profissionais da UPAE Garanhuns.

IFPE Campus Garanhuns seleciona professores para Pronatec‏. PAGA BEM!



O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) publicou, nesta terça (27), edital para seleção externa de docentes para o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As oito vagas ofertadas são para Licenciados e Bacharéis em Direito, Administração, Pedagogia ou Psicologia.

As inscrições gratuitas podem ser feitasaté a próxima sexta-feira (30)., exclusivamente, pela internet, no endereço abaixo: pronatec.ifpe.edu.br.

A seleção será feita por análise curricular e os docentes selecionados atuarão nas cidades de Angelim e Bom Conselho.

Mais informações no Edital.

Texto: Greiciane Souza

Banco do Brasil e Caixa encerram greve. Agora só tem um parado!



A Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil decidiram encerrar a paralisação que durou 22 dias. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira (27) em assembleia realizada no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, localizado no bairro da Boa Vista. Os bancos voltam ao serviço normalmente nesta quarta-feira (28).

Os bancários da rede privada também aceitaram o reajuste salarial de 10% oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerraram a greve na noite dessa segunda-feira (26). Diferentemente dos demais bancos, o Banco do Nordeste (BNB) optou por permanecer em greve. 

O reajuste de 10% representa ganho real de 0,11% e também é válido para a Participação nos Lucros e Resultado (PLR). Além disso, a proposta dos bancos inclui abono de 72% dos dias em que houve paralisação e aumento de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação, que hoje são de R$ 572 e R$ 431,16, respectivamente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.