domingo, 8 de novembro de 2015

Quem será o vice de Izaías Régis?




Sabendo-se antecipadamente que Rosa Quidute não estará na chapa com Izaías Régis na eleição do próximo ano, quem poderia ocupar a vaga de vice?

Zé da Luz e Izaías disputaram última campanha
Dificilmente, ou melhor, é quase impossível que o PT continue na dobradinha com Izaías. Rosa Quidute deixou o partido de Lula e Dilma e foi para o PSB, que deve capitanear a oposição na eleição municipal.

Izaías, e somente ele, poderá dizer quem será o vice. A sensação de eleição tranquila ajuda na escolha, pois pode não precisar dar a vice em troca de votos, como fez em 2012. O deputado e empresário, com dificuldades em entrar no "povão", fez com Rosa a dobradinha perfeita. Izaías agora, com o poder na mão, e sem um adversário que (neste momento) coloque em risco sua reeleição, vai colocar quem quiser.

Mas quem tem o perfil para o cargo? Depende do que Izaías esteja pensando.

Antes mesmo do rompimento com a vice, Izaías já indicava que ela não continuava no cargo. E o prefeito deu várias declarações dizendo que seu vice seria um vereador. Isto ajudou a deixar a Câmara, e nomes como Gersinho, Zaqueu, Haroldo e Audálio, com a esperança. 

Mas o prefeito deixou de prometer a vice, mostrando que estava repensando a estratégia.

Outra possibilidade seria um empresário (com dinheiro pra gastar) ocupar a vice. Izaías tem bastante recursos para a próxima campanha, que deve ser "rica", aliás como foi em 2012. Só que muito mais. Entretanto, se tiver quem queira investir para ocupar um cargo "quase" certo, Izaías poderia conversar.

Mas ainda assim, acho que a terceira opção pode ser a mais provável. Explico.

Izaías vai escolher alguém da sua estrita confiança, pois pode deixar a prefeitura no meio da próxima gestão, caso se reeleja, para disputar em 2018 a campanha de Deputado, que pode ser até de Federal. Tendo alguém "seu" na prefeitura, este seria o candidato à reeleição, sentado na cadeira, em 2020. Nesta situação, dois vereadores voltariam a ter chances: Haroldo e Audálio. E poderia ser alguém que ainda não tenha mandato.

Izaías diz sempre que não é político, mas é o mais político de todos os nomes na vida pública de Garanhuns, indo e voltando. Foi deputado dez anos, prefeito agora e já planeja lá na frente, enquanto a maioria dos pré-candidatos ainda tenta se viabilizar para 2016.

Mas tudo pode mudar, caso a oposição se una e encontre um nome competitivo, pois se tem aprovação de seu governo, percebe-se uma insatisfação em setores da sociedade e em determinadas áreas do município.

E aí? Quem será o vice de Izaías? Para não dividir o grupo, ele só indicará aos 48 minutos do segundo tempo.

O MAESTRO DO CHAPÉU DE COURO: Igor Cardoso lança livro no Recife

O Instituto do Ministério Público de Pernambuco (IMPPE), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), o Consulado Geral da França no Recife, a Aliança Francesa do Recife (AF-REC), o Centro de Estudos de História Municipal da Agência Estadual Condepe-Fidem (CEHM) e o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) convidam a sociedade pernambucana para o lançamento, no Recife, do livro "Fernand Jouteux: O Maestro de Chapéu de Couro" (Ed. Babecco), do escritor e pesquisador garanhuense Ígor Cardoso.

Trata-se da biografia do discípulo predileto, na França, do célebre compositor Massenet, o qual, radicado, no início do século passado, na Fazenda "Bela Aliança", na zona rural do município de Garanhuns-PE, compôs uma ópera inspirada na tragédia de Canudos e, na tentativa de montá-la, percorreu o Brasil de Norte a Sul, vindo a cruzar com Lampião, com o Padre Cícero, com Villa-Lobos, com Presidentes da República e até com o Rei da Bélgica. Para esse evento histórico, estão sendo programadas execuções, mais de oitenta anos depois, de partituras originais do maestro Fernand Jouteux. (Relembre aqui o lançamento do livro em Garanhuns)

O evento acontecerá na sexta-feira (27), às 18:00 no Instituto do Ministério Público de Pernambuco (IMPPE), rua Gervásio Pires, 804 - Boa Vista - Recife-PE.

Participe do Workshop de Marketing Eleitoral em Garanhuns



As novidades do Marketing Político e Eleitoral; a Propaganda Eleitoral; a Minirreforma e suas Mudanças; como falar em público e transformar ações em votos, além de dicas para os pré-candidatos. Esses são alguns temas do Workshop de Marketing Eleitoral, que acontece no próximo dia 11 de dezembro, aqui em Garanhuns.

Numa realização da Plenarium – Consultoria Política, com o apoio da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), o Evento terá como público alvo pré-candidatos a Prefeito e a Vereador; coordenadores de campanhas; membros de Partidos Políticos e interessados em participar das campanhas eleitorais de 2016. 


O Workshop de Marketing Eleitoral será realizado no auditório da CODEAM, das 9 às 18h, com intervalos para coffee break. A realização contará com a participação do radialista e publicitário Marcelo Jorge (membro ativo da ABCOP); do advogado Renato Curvelo (especialista em Direito Eleitoral) e do jornalista Carlos Eugênio, que assina este Blog. Os participantes receberão certificados ao final do Evento. Informações a cerca das inscrições serão divulgadas posteriormente.

“Este será o primeiro evento do segmento a ser realizado no interior de Pernambuco. Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos ou se atualizar quanto ao Marketing e a Legislação Político e Eleitoral”, pontua o radialista e publicitário Marcelo Jorge, diretor da Plenarium – Consultoria Política. 

CONHEÇA OS PALESTRANTES DO WORKSHOP DE MARKETING ELEITORAL:

MARCELO JORGE - Radialista e publicitário. Participa de Campanhas Políticas desde 1996. Nas últimas eleições municipais (2012) trabalhou em seis campanhas majoritárias na região: Capoeiras, São Bento do Una, Jucati, Brejão, Bom Conselho e Garanhuns, além de cinco campanhas proporcionais. 

É credenciado pela ABCOP e âncora do programa Falando com o Agreste, apresentado de segunda a sexta-feira, das 12 as 13h, na Marano FM.

DR. RENATO CURVELO - Advogado, especialista em Direito Eleitoral. Presta assessoria jurídica em diversos Municípios Pernambucanos. É correspondente do programa Falando com o Agreste, da Marano FM, apresentando a coluna semanal, Direito Eleitoral. 

CARLOS EUGÊNIO - Jornalista sob DRT nº 3612-PE e pós-graduado em Jornalismo Político. Exerceu a função de Secretário de Governo e de Secretário de Comunicação Social e Esportes da Prefeitura de Garanhuns, no período de 2005 a 2012. 

No campo do marketing político participou de diversos cursos no segmento e atuou na redação e coordenação de Programas Eleitorais de Rádio nas campanhas de 2004, 2008 e 2012. Desde 2013 presta serviços de Assessoria de Comunicação junto a Prefeituras e assina o Blog do Carlos Eugênio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.