domingo, 15 de novembro de 2015

Tem início a 74ª Exposição Nordestina de Animais‏. SAIBA TUDO AQUI!



A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD) chegou à sua 74ª edição. O governador Paulo Câmara fez, neste domingo (15), a abertura oficial do evento agropecuário que é considerado o maior da região e um dos maiores do Brasil em público e negócios. A exposição segue até o próximo dia 22 de novembro, no Parque Professor Antônio Coelho, no bairro do Cordeiro, no Recife. 
A Exposição de Animais é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e a Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC). Nesta edição, a expectativa é gerar uma movimentação de negócios da ordem de R$ 30 milhões, incluindo leilões de animais, compras diretas aos pecuaristas e comercialização de produtos em estandes, atraindo mais de 200 mil visitantes durante os oito dias de evento, dentre pecuaristas de todo o Brasil e de países vizinhos, grandes empresários e profissionais liberais, além do público em geral.

Paulo Câmara destacou o esforço que foi realizado para tirar o evento do papel. “Pernambuco dá exemplo de como superar desafios de maneira muito positiva para a geração de emprego e renda para o seu povo. O setor agropecuário tem dado resposta. Diante de tantos desafios, ele tem continuado com a sua produtividade e com os seus negócios. Uma agricultura familiar que possa alcançar todos aqueles que vivam dessa renda. Em 2016, vamos seguir nesse caminho ajudando os criadores. União é a palavra de ordem para mantermos a nossa agricultura forte”, ressaltou o governador, que, acompanhado do secretário Nilton Mota, fez uma visita aos estandes da Secretaria de Agricultura e dos seus órgãos vinculados. 

“A Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados é um símbolo da tradição pernambucana em coordenar eventos de grande importância para a agropecuária e para os demais seguimentos direta ou indiretamente ligados ao campo. É uma janela de oportunidades para grandes negócios, como também uma ponte para a modernização das práticas de manejo na agricultura, piscicultura, apicultura, bovinocultura, caprinovinocultura e demais culturas, pois facilita o acesso a novas tecnologias. Por fim, oferece uma oportunidade de lazer e intercâmbio além de oportunizar a integração entre o público urbano e o mundo rural”, ressaltou o secretário Nilton Mota.

Um total de cinco mil animais, entre equinos, bovinos, caprinos, suínos e ovinos de alta linhagem genética, além de aves e outras espécies, como coelhos e peixes ornamentais, deverão participar da exposição. Será uma oportunidade também para os criadores mostrarem o que têm desenvolvido na área do melhoramento genético dos animais. Nos leilões, serão comercializados equinos das raças Manga Larga Mangador, Quarto de Milho e Pôneis. Já os bovinos serão das raças Girolando, Gir, Nelore e Sindi, enquanto os ovinos da raça Santa Inês, além de muares e jumentos.

SAIBA MAIS

NÚMERO DO WHATSAPP DA POLICIA MILITAR - PM CONECTADO, em Garanhuns e região!


Este número salva vidas e combate o crime. 
Tenha sempre na palma da sua mão!

Intolerância no Facebook atinge até quem demonstra fraternidade, igualdade e liberdade - Por Audálio Ramos Filho

Homem se emociona diante de objetos de tributo deixados em frente à cafeteria Carillon, em Paris, onde um dos ataques terroristas ocorreu (Foto: Thibault Camus/AP)

Algumas pessoas estão criticando através das Redes Sociais, principalmente o Facebook, quem está demonstrando solidariedade com a França, após o ataque terrorista que vitimou mais de 120 pessoas. Usuários do face estão colocando as cores da bandeira francesa em suas fotos, mas estão sendo brutalmente criticados, por outros usuários, que estão revelando a intolerância, lembrando os casos de Mariana e da Boate Kiss, quando, segundo as críticas, o governo francês ou próprios usuários não demonstraram esta mesma solidariedade. Talvez nem elas próprias tenham feito nada.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O país parou para acompanhar as duas tragédias brasileiras, que são mais frutos da falta de fiscalização das instituições públicas, que poderiam ter previsto tais situações. O país inteiro se solidarizou, e espera que os responsáveis paguem por suas negligências e crimes.

Em Paris o atentado foi contra a humanidade. A morte fortuita patrocinada por uma organização terrorista, o Estado Islâmico, que denota um debate mundial sobre os caminhos que está indoa a humanidade. 

Portanto, deixem quem quiser demonstrar compaixão e fraternidade, aliás, um dos tripés franceses. Não entendo quem possa criticar um ato de respeito.

Diante do caso e da repercussão no Facebook, Audálio Ramos Filho assinou excelente texto, que reproduzimos abaixo:



Sinceramente é muito reducionismo e pobreza de espírito, os banners estão aflorando "Ninguém em Paris ficou de luto pelos mortos da Kiss" - "O desastre de Mariana matou "400" pessoas e ninguém coloca as cores de Minas Gerais... Há uma grande diferença entre o desastre ambiental e o terrorismo na França que atinge de maneira direta a própria civilização ocidental, tudo que foi construído, o Estado Democrático de Direito, a Paz principalmente! Em Minas Gerais temos todo o Brasil ao lado da população e do meio-ambiente.

Situações distintas, mas o reducionismo tenta colocar no mesmo patamar e que não são excludentes como alguns tentam colocar. O reducionismo, a visão focada no seu horizonte restrito, nos faz ver o mundo como galinhas, ciscando e olhando para baixo e não como águias, que vêem tudo e todos com uma visão multicultuiral, democrática, abrangente e justa. 

Defender o meio-ambiente começa de casa, quantos já foram na Vila Maria os nas nascentes do Mundaú, ou fizeram algo concreto contra a degradação, coloquem a bandeira de Garanhuns em seus perfis e não a de Minas Gerais.

A tragédia da boate Kiss são as mortes anunciadas da falta de fiscalização, de locais de eventos com uma só porta, sem saída de emergência, aqui mesmo pode ter um local assim. Vamos denunciar, vamos agir.

O terrorismo na França está reduzindo a humanidade, a civilização, corremos o risco da volta a barbárie incentivada pelo fundamentalismo islâmico que não respeita os valores ocidentais construídos em centenas de anos e sob tanto sofrimento - vide as guerras mundiais.

Procuremos ser razoáveis, colocar na balança as situações, e dar a elas o tratamento que cada momento merece, e antyes que eu esqueça, estão matando o Rio São Francisco, o Rio Capibaribe, o Rio Una... e tantos outros, morte lenta e anunciada, como diria João Cabral, é morte medida! Seria bom usarmos também a bandeira de Pernambuco em nossos perfis...

Audálio Ramos Filho



Imagens de Professor Hamilton Werneck no Colégio Santa Joana D'Arc em Garanhuns






Na manhã da última sexta-feira (13), os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Santa Joana D'Arc, foram presenteados com uma aula mágica sobre o poder do conhecimento e a ferramenta mais importante do século XXI, que é a atenção aliada ao poder da leitura.

Hamilton Werneck com Profª Maria Almeida
O professor Hamilton Werneck conversou com as turmas do 6º ao 9º anos e deu verdadeira aula envolvendo conhecimento de mundo, pluralidade cultural e preconceito linguístico, além de adentrar nas várias disciplinas envolvendo a área científica.

De parabéns estão professores e alunos, que puderam mergulhar no conhecimento e na vasta experiência do conceituado e ilustre professor Hamilton Werneck, que veio de São Paulo, exclusivamente para o CSJD.

À noite, Werneck proferiu palestra exclusiva para os pais dos alunos na quadra poliesportiva do Colégio Santa Joana D´Arc, e novamente foi um espetáculo de cultura e educação.

Impressionante, caminhada católica da Diocese atrai milhares de pessoas em Garanhuns



A princípio é difícil dizer quantas exatamente, mas é certo que milhares de pessoas acordaram na madrugada deste domingo (15 de novembro) para acompanhar Romaria da Diocese de Garanhuns/PE ao Santuário Tabor da Santidade de todos os dias. 

Neste dia a comunidade celebra os 30 anos da chegada da primeira Imagem Peregrina à Diocese e, como marco desta comemoração, está sendo coroada a Peregrina Auxiliar.

Um Trio Elétrico puxou os fiéis pelas ruas de Garanhuns, aliás, de um ponto a outro da cidade. A concentração começou às cinco horas da matina, mas antes mesmo das quatro horas já tinha gente em vigília para fazer o percurso.

A foto, do facebook do Edney Souto, dá uma dimensão da quantidade de pessoas. Tirada do início da Rua Dom José, mostra um mar, ou melhor, um rio de gente. Observem que o Trio Elétrico já não aparece, chegando à Av. Santo Antônio, principal rua do centro da cidade.

O percurso seguiu pela Nilo Peçanha (Santa Sofia), Dr. José Mariano, Fonte Luminosa, Rui Barbosa, Duque de Caxias, Parque Fênix até o Santuário da Mãe Rainha.

No alto do Trio Elétrico, uma banda entoava grandes sucessos da música cristã, comandada pelos padres, a exemplo do querido Padre José Émerson. O Bispo D. Paulo Nóbrega, esteve presente durante todo o evento, celebrando a missa no Santuário. Ainda haverá uma outra, às 15h, encerrando o dia de celebração.

De fato, o evento é marcado pela empolgação e fé dos fiéis, e já faz parte do calendário anual da Igreja Católica.




Renata Campos e Paulo Câmara na homenagem a um Mestre da Cultura Popular




OLINDA - Encerrando a semana que marcou a celebração dos 70 anos de nascimento do Mestre Salustiano, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, prestigiaram uma homenagem promovida pela família do mestre, na Casa da Rabeca, em Olinda, neste sábado (14).

Estiveram também presentes na homenagem o vice-governador Raul Henry; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o de Olinda, Renildo Calheiros; secretários e deputados, estaduais e federais. A ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos, e seu filho João Campos também prestigiaram o encontro.

Ao pontuar a importância do artista para a cultura popular, Paulo Câmara disse que, como pernambucano, tinha muito orgulho de ter acompanhado a trajetória de Mestre Salustiano. "Ele defendeu a cultura com muito afinco, mostrando a todos nós a importância de valorizar as nossas tradições", afirmou.

Em nome da família, falou a filha Imaculada Salustiano. Ela destacou o esforço do pai em promover a cultura pernambucana e criar os 15 filhos. "Mestre Salustiano também foi um grande pai. Ele estará sempre vivo em nossos corações", disse.

Ao término das apresentações, o chefe do Executivo estadual recebeu uma rabeca da família do homenageado, que faleceu em 2008.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.