GOVERNO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG DO RONALDO CESAR

sábado, 21 de novembro de 2015

Deputados que mais apresentaram projetos na ALEPE. E quem não apresentou nada!

Augusto César, de Serra Talhada, destaca-se como deputado que mais apresentou projetos na ALEPE.

Estamos chegando ao final do primeiro ano da atual legislatura estadual, e com mais de 600 projetos, a ALEPE bate o recorde histórico de apresentação de projetos.

Uma curiosidade é que, até esta semana, já final de novembro, prazo máximo regimental para o acolhimento de propostas pelo Poder Legislativo, mostra quais deputados despontam na apresentação de projetos, e também quem não apresentou nada, nadinha.

Em 2015, primeiro ano deste quadriênio 2015/2019,  três deputados são responsáveis por 20% de todas as propostas. O Deputado Augusto César (PTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco é o campeão de Projetos de Lei com 32 propostas, seguido pelo Deputado Beto Accioly (SD) com 27 projetos, e também, com 27 projetos, o Deputado Everaldo Cabral (PP).  

Na outra ponta desta lista, dois nomes chamam a atenção: O ex-presidente da ALEPE, Romário Dias e o Líder do Governo, Waldemar Borges. 

Explicaria a atuação parlamentar de Waldemar Borges este ano com a defesa do Governo Estadual, sendo o líder do Governo, torna-se um dos deputados que mais trabalham na ALEPE.

Já Romário Dias, que tem grande votação em muitos municípios do Agreste Meridional, não apresentar nenhum projeto é motivo de preocupação, diante tantas necessidades que tem nossa região. 

PSOL segue com Jailton e sem Paulo Camelo em Garanhuns


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) teve Zé Gomes como candidato a governador na última campanha, somando quase 30 mil votos. A legenda comemorou a eleição de Edilson Silva para a Assembleia Legislativa, sendo o primeiro do partido a lograr êxito no estado.

Mas logo depois vieram as discordâncias e dissidências. Alguns filiados reclamaram de Edilson, que não teria cumprido acordos, e centralizou decisões, em um partido deste perfil, não fica bem. Isto levou a baixas. 

Em Garanhuns, o PSOL apresentou o professor Jailton, como candidato a Deputado Estadual, e Paulo Camelo, a federal. O engenheiro pediu desfiliação recentemente e ingressou no PCB.

Jailton continuou na legenda e assumiu a Executiva Municipal. Assim, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) começa a se preparar para as eleições de 2016. O objetivo da legenda é ter candidatura própria nas cidades de médio e grande porte, além dos municípios polos do interior, com prioridade para a capital pernambucana. 

Neste sábado (21), o PSOL realiza o 1º Seminário Programático no Recife.

PCdoB REALIZA CONFERÊNCIA EM GARANHUNS

O PCdoB - Partido Comunista do Brasil - convida todos filiados, simpatizantes e amigos, a discutirem a política municipal, e traçar os próximos passos do partido na cidade.

O encontro acontece neste sábado (21), às 19h., na FETAPE, Av. Duque de Caxias, Garanhuns.


Ação Social - 15º Momento Cultural - Colégio Santa Joana D´Arc‏






O Colégio Santa Joana D´Arc realizou durante todo o mês diversas atividades dentro do projeto do 15º Momento Cultural, dentre elas os alunos realizaram:

- Visitação à nascente da Empresa Serra Branca, água mineral, com o tema: Reflexão ambiental sobre as nascentes do município de Garanhuns, da prática sustentável a degradação ambiental.

- Visitação à APAE-Garanhuns. Além de recepcionar carinhosamente a APAE, que mostrou uma belíssima apresentação no Colégio, demonstrando diversos ritmos da cultura pernambucana.

- Acolheram também a creche "Lar Eterna Criança", para uma manhã recheada de atividades, dinâmicas, brincadeiras e aprendizados.

- Tivemos também a presença da Enfª. Amanda no colégio para proferir palestra sobre a importância de doar sangue. Os alunos visitaram o HEMOPE- Garanhuns nesta sexta, 20.

Na quinta-feira (19) aconteceu a Ação Social interna no colégio, com mostras das produções dos alunos, e recepção dos pais, com a presença de diversas instituições: AMSTT, Academia Vip, O Boticário, Óticas Michelle, Corpo de Bombeiros, SENAC e Café Ouro Verde. 

Neste domingo (22), o grande dia, às 15h, na quadra poliesportiva do SESC, acontecerá o encerramento da 15ª edição do Momento Cultural, com as apresentações artísticas dentro do tema: 30 anos de Amor, Fé e Sabedoria.


NATAL LUZ ENCANTA GARANHUNS - Confira belas imagens!

A frente do Palácio Municipal se transformou no Palco Oficial da abertura do Natal Luz de Garanhuns

As apresentações foram prestigiadas por grande público

Imagens do drone mostram a beleza da iluminação do imponente Palácio Celso Galvão


No meio do povo, a Street Jazz Band é um pedacinho de New Orleans em Garanhuns

O Circo do Papai Noel é a temática da Praça da Fonte Luminosa

Relógio das Flores receberá milhares de visitantes durante o Natal Luz

O Pórtico da BR-423 também recebeu ornamentação e iluminação especial. Até a Coluna recebeu um olhar especial


O Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura de Garanhuns, foi palco para a abertura oficial do Natal Luz, com a entrega à população da ornamentação, iluminação e programação cultural de final de ano na cidade.

Este ano a ornamentação contempla o Relógio das Flores, Praça da Fonte Luminosa e Av. Santo Antônio. As árvores da Av. Rui Barbosa receberam iluminação especial.

O projeto é de Michelle Régis, filha de Izaías Régis, prefeito do município, e traz o tema “O Mundo Encantado de Papai Noel”. As praças que estavam "escondidas", tiveram os tapumes retirados, causando o encanto imediato da população. Com bonecos coloridos, brinquedos e muitas luzes, a decoração conquistou os adultos e as crianças. No ano passado foram os ursinhos, este ano, o colorido de bonecos e as luzes.  Grande parte da decoração foi feita por artesãos locais. 

A programação cultural, que vai rodar vários bairros da cidade, além dos palcos fixos,  contará com mais de 130 apresentações, que serão promovidas gratuitamente à população. O evento segue até o dia 31 de dezembro.

Em sua fala na inauguração da decoração, o prefeito Izaías Régis agradeceu o trabalho de todos os artesãos, técnicos de iluminação e montagem, servidores da Secretaria de Turismo, além da primeira-dama Socorro Régis e sua filha, Michelle Régis, e todos os que estiveram envolvidos na produção do evento, como a Secretaria de Cultura, pela dedicação e empenho na preparação desta edição do Natal. 

Na ocasião, o prefeito também entregou ao município a guarita militar, instalada na Avenida Santo Antônio, que foi uma doação da empresa Viana e Moura. Os representantes da instituição participaram da cerimônia, assim como o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Ely Jobson.

Sobre informações de Ruthe Santana /SECOM Garanhuns
Fotos: Nichole de Andrade , Clovis Teodorico e Luanny Porto

Audiência pública sobre Meio Ambiente acontece em Garanhuns

Nesta segunda-feira (23), a partir das 9h30min, nas dependências da Câmara de Vereadores de Garanhuns, acontece mais uma audiência pública sobre a lei que cria o Sistema Municipal de Meio Ambiente. 

O projeto vem sendo trabalhado desde o ano de 2006. O principal objetivo do sistema é normatizar a gestão ambiental no município, que passa a ter autonomia em ações diversas. A audiência é aberta ao público em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Mattos, atualmente, os interessados em efetuar licenciamentos precisam de um trabalho muito demorado e de alto custo, com a obtenção de documentos municipais e estaduais, ao mesmo tempo. “Assumir a gestão ambiental local de forma integral compreende, também, efetuar o licenciamento ambiental pelo Executivo Municipal, que está mais acessível e próximo aos cidadãos, às potencialidades e aos danos a serem avaliados”, destaca.

Numa audiência passada, realizada no dia 02 de junho deste ano, vários órgãos se mostraram presentes, entre eles a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Unidade Acadêmica Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), ONG Econordeste, Organização dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Movimento Vem Pra Rua, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PE), Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de populares.

Ainda segundo o titular da pasta, após a primeira audiência as dúvidas, sugestões e comentários foram compilados ao documento, previamente distribuído à Procuradoria do município e à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. “Agora, após as considerações dessas últimas instituições, o texto final foi submetido, já como Projeto de Lei, à última consulta pública antes da votação”, detalha Renato Mattos.

Texto: Cloves Teodorico
SECOM GARANHUNS

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.