terça-feira, 15 de dezembro de 2015

LAVA-JATO: Operação em PE apreende R$ 170 mil, documentos e HDs


Um total de R$ 170 mil foi apreendido pela Polícia Federal, nesta terça-feira (15), na loja Grillo's, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, durante o cumprimento de mandados de buscas da Operação Lava Jato. A PF informou, às 16h40, que as buscas foram encerradas e que foram aprendidos também documentos no Recife, em Brejão, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão -- nesta última também foram retidos discos rígidos (HDs) de computadores. O material será encaminhado para o Recife e depois, para Brasília. 

Os três mandados de busca e apreensão cumpridos em Pernambuco -- um quarto foi cancelado de última hora -- fazem parte da operação Catilinárias, que teve 53 expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.

Em Petrolina, o endereço informado pela Polícia Federal é o do escritório político do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), no Centro da cidade. No Recife, a investida aconteceu apenas em um escritório localizado dentro da loja Grillo's. Já em Brejão, a ação da PF ocorreu na Agropecuária Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Fazenda Esperança. O ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes, nome ligado ao ex-governador Eduardo Campos (PSB), aparece como sócio das duas empresas investigadas na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).


CARTA DE TICO SANTA CRUZ PARA IZAÍAS RÉGIS




Caríssimo Prefeito Regis, 

Tens em sua cidade uma das maiores riquezas culturais desse país. Um Festival de Jazz e Blues que acontece durante as festas de Carnaval de um dos Estados mais interessantes culturalmente nesse país - Pernambuco. Motivo de orgulho para todos os moradores e certamente para todos que já participaram como atração ou como público de diversos cantos do país. 

Artistas do MUNDO INTEIRO deixam seus países de origem para conhecer e oferecer sua arte neste evento que se tornou referência para os apreciadores da boa música nacional e internacional. 

Das oportunidades que pude participar do Garanhuns Jazz Festival, além de ter assistido a shows incríveis, presenciei e tive o privilégio de compartilhar conhecimento com artistas importantes, que rendeu inclusive um grande disco em parceria NASCIDA AI, do nosso saudoso CELSO BLUES BOY. 

Artistas consagrados como Andreas Kisser, Kiko Loureiro, Ed Motta, Ivan Lins, Jefferson Gonçalves, Wagner Tiso, Victor Biglione entre inúmeros outros já passaram por estes palcos. 

Além da iniciativa Cultural, ainda tem as oficinas de música, as palestras e bate papo com os jovens e com a comunidade local, incentivando o conhecimento e a educação da população que sempre LOTA o espaço. Por ser um FESTIVAL GRATUITO, ainda se torna mais importante por oferecer a TODOS a oportunidade de assistir, cantar e conhecer músicos nacionais e internacionais que fazem destes dias um oásis de cultura e manifestações artísticas pouco acessíveis ao grande público. 

É inadmissível que o FESTIVAL DE JAZZ E BLUES de Garanhuns esteja correndo o risco de não acontecer em 2016. 

Nós artistas nos juntamos ao público e a organização do Festival para dizer que esperamos que o senhor, assim como todos os demais envolvidos nesse grande evento, fortaleça essa iniciativa e não permita que o Festival encerre suas atividades. 

Lembro de ouvir do senhor que este é um compromisso de sua gestão com a cultura da cidade, assim como os demais eventos não menos importantes que acontecem em Garanhuns. Pedimos atenção nessa questão e esperamos sinceramente que tudo corra bem de forma que em 2016 as portas estejam abertas para mais uma edição desse grande Festival. 

Um grupo com mais de 6 mil pessoas entre artistas e fãs estão unindo forças para não deixar que esse evento acabe. 

Contamos com vossa Colaboração. 

abs Tico Santa Cruz

O Rotary Clube de Garanhuns e o INSS promovem teste gratuito para detectar hepatite C




O Rotary Clube de Garanhuns e o INSS oferecerão na manhã desta quarta-feira (16), exames para identificação da hepatite C, com testes rápidos para diagnosticar a doença. A ação acontecerá no prédio do INSS, situado na Praça Dom Moura, centro de Garanhuns. 

A hepatite C representa a principal causa de transplante de câncer de fígado no país. Estima-se que nove mil mortes por ano por doenças no fígado estejam relacionadas à hepatite C e que quase três milhões de brasileiros estejam infectados pelo vírus. Esta hepatite é causada pelo vírus VHC transmitido principalmente por sangue contaminado. 

A infecção pode também ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho) sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing quando os materiais não são esterilizados. 

Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 também pode ter adquirido hepatite C. A tendência é os pacientes desenvolverem uma forma crônica da doença que leva a lesões graves no fígado, como cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática, uma vez que a maioria não sabe que tem a doença e a evolução da enfermidade costuma ser lenta e o diagnóstico tardio. 

Na maior parte dos casos, a hepatite C é assintomática, mesmo quando o fígado já está bastante afetado pela doença. Em algumas situações, porém, pode ocorrer uma forma aguda da enfermidade, que antecede a forma crônica e provoca os seguintes sintomas: malestar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares, perda de peso e muito cansaço. Ascite (barriga d’água) e confusão mental podem ser sinais de que a doença atingiu estágios mais avançados. 

Ainda não existe vacina contra a hepatite C, mas os portadores do vírus devem receber as vacinas contra as hepatites A e B, a vacina contra gripe todos os anos e a vacina contra pneumonia. 

A hepatite C é uma das poucas enfermidades crônicas que pode ser curada. Quando não é possível, o tratamento busca conter a progressão da doença e evitar as complicações. 

Com informações de Luciana Miranda 
Coordenadora do Núcleo de Educação Previdenciária 
Gerência-Executiva do INSS em Garanhuns

Artigo - Os desafios e possibilidades de 2016‏

Por Doriel Barros - presidente da Fetape

Poucas vezes foi percebida tanta expectativa nos campos político e econômico em relação a um novo ano, como está ocorrendo com 2016. Um turbilhão de acontecimentos em 2015 promoveu fatos que, com certeza, irão mexer com a sociedade brasileira, de maneira extremamente positiva, principalmente para aqueles que acreditam no projeto de transformação social e política do nosso país.

A Direita conservadora vai perder novamente o debate político. Esse declínio já está sendo percebido e, prova disso, foram as mobilizações ocorridas ontem (13/12), que contaram com pouca adesão da sociedade. A população já percebeu que, no parlamento, são os deputados mais conservadores que estãounidos, e eles se colocam acima dos mais pobres, dos mais necessitados, o que faz com que contem apenas com o apoio da elite e de alguns desinformados da classe média que, sem memória, defendem seus algozes.

As acusações contra a presidenta Dilma não encontram consistência no campo jurídico, pois não há nenhum crime de responsabilidade fiscal. Por isso, não devem contar com o apoio, para o impeachment, do número necessário de deputados e, tampouco, da sociedade. 

Há muitas tentativas de vincular a presidenta à corrupção, alegando que o Partido dos Trabalhadores recebeu doações de campanha das empresas investigadas na operação Lava Jato e que, portanto, cometeu crime eleitoral, e por isso ela deveria perder o mandato e o PT ser extinto. Por esse raciocínio, os partidos que deveriam acabar seriam o PSDB e o DEM, pois receberam bem mais recursos que o PT dessas empresas investigadas.

Há uma demagogia enorme da oposição, e essa postura deve causar retrocessos em seus partidos e em seus projetos políticos. Isso porque, ao se vincular, cada vez mais, à Direita ultraconservadora, essa oposição se distancia ainda mais do povo, que é quem elege o presidente. A população tem aprendido a fazer escolhas. Caminhamos para ter, pela primeira vez, no Brasil, a volta de um ex-presidente para governar a nação. O que essa Direita burra e preconceituosa vem fazendo é nos encorajando e nos unindo para lutarmos com muito mais força.

Portanto, 2016 será o ano da virada, onde a esperança vai vencer esse ódio da burguesia, e as forças da Esquerda haverão de ampliar os números de prefeitos e vereadores em suas bases, pois, antes de LULA e Dilma, o povo, principalmente do campo, passava fome, era tratado como cidadão de segunda classe. Essas pessoas não esqueceram desse sofrimento que viveram. Nesse novo ano, mais uma vez, aqueles que apostam no fim das forças de Esquerda vão errar. Isso é o que vai nos assegurar um verdadeiro "Feliz Ano Novo". 
-- 
Assessoria de Comunicação

Considerações sobre o fim do Garanhuns Jazz Festival - Por Augusto Saboia



Não consigo acreditar que depois de 8 anos de sucesso, de colocar a cidade de Garanhuns no mapa do turismo de Pernambuco, numa época que a cidade só servia de retiro espiritual para meia dúzia de gatos pingados, a cidade e seu gestor ameaçam não apoiar esse grande evento.

É um verdadeiro tiro no pé para toda a cadeia econômica de uma cidade quem vem ao longo desse tempo sendo uma alternativa para quem não aguenta mais a loucura dos carnavais nas cidades do Recife, Olinda e também não quer mais ouvir as mesmas músicas carnavalescas que são tocadas ao longo do último século.

O Garanhuns Jazz Festival é um oásis de cultura e encontro de grandes artistas nacionais e internacionais, tudo de graça, também com uma programação cultural por todos os dias antes dos maravilhosos shows da noite.

Espero que os Governos Estaduais, Municipais e a inciativa privada não deixem de apoiar esse grande evento que já se consagrou no calendário artístico e cultural de nosso estado. 

Fiat Uno roubado em Garanhuns - Informações.

Olá, Ronaldo,

Foi roubado nosso carro no domingo. É UM FIAT UNO 2001 VERDE PLACA JMT 7170. TEM UM ARRANHÃO GRANDE DO LADO ESQUERDO, COM PELICULA.

contato sergio (87-99813-5775). Com recompensa a quem achar.



Projeto Natal Feliz - Faça uma criança sorrir!


O IMPEACHMENT E O FRACASSO DAS MANIFESTAÇÕES DE 13.12.2015 - Por Paulo Camelo



Em pleno século XXI, o Brasil ainda carrega vários "tabus e preconceitos”. A reforma agrária já aconteceu em diversos países, já no Brasil é um “bicho”, com todo respeito aos animais. A imprensa, especialmente a burguesa, evita, propositalmente, mencionar algum assunto sobre à "Direita", o "Centro" e à "Esquerda". Afinal, “Despolitizar” é preciso.

Existem três posições quanto ao "impeachment", a saber:

1 - À "Direita" defende o "impeachment" e critica o governo Dilma, o qual é de Centro-Direita. Engana-se profundamente quem imagina que o PT e o governo Dilma, representam “à esquerda”;

2 - Os Centristas e Reformistas, ou melhor, a "Centro-Direita", são contra o “impeachment” e defendem o governo Dilma;

3 – A “Esquerda”, PCB e outros, são contra o "impeachment", mas criticam o governo Dilma.

Deixando a questão legalista de lado, a abertura do processo de impeachment contra a Presidente da República, Dilma Rousseff, é a expressão do esgotamento do papel do PT como partido reformista, ou seja, da ordem burguesa. Agravam esse quadro a corrupção, a qual é inerente ao sistema econômico capitalista. Portanto, a corrupção não será extinta nos limites do capitalismo. 

A estabilidade dos governos petistas reside na boa administração do capitalismo e no arrefecimento dos movimentos populares. Mas, o PT desaprendeu o dever de casa, ficando sem rumo. Deste modo, o aprofundamento dos reflexos no Brasil da crise mundial do capitalismo (chamado por Lula de “Marolinha”) constitui o principal fator de desestabilização do governo Dilma e, consequentemente, da atual crise política.

Apesar dos governos petistas terem se transformado em governos da “Ordem Burguesa” e cedido a muitas exigências do capital, ao promoverem os chamados ajustes e cortes de direitos para satisfazê-lo ainda mais, setores de direita, derrotados nas eleições de 2014 e da própria “base aliada” tramam para encurralar o governo federal e arrancar ainda mais vantagens. 

É nesse quadro que se abre o processo de impeachment. Não porque o presidente da Câmara dos Deputados, o corrupto Eduardo Cunha, resolveu retaliar o governo, mas porque se esgota o tempo em que era vantajosa para a burguesia a terceirização política que concedeu ao PT, já que este partido não oferece mais a vantagem de administrar bem o capitalismo e, ao mesmo tempo, desmobilizar os trabalhadores.

Ou, alguém tem dúvida que o PT desmobilizou o movimento popular no Brasil? 

Ao fazer concessões com as elites ricas e com os seus testas de ferro, a exemplo do PMDB, o governo do PT cavou a sua própria sepultura. Como o PT não fará um giro radical em sua linha política de conciliação com a burguesia, só falta sabermos a data do enterro.

Com essa leitura, a esquerda autêntica considera que, para os trabalhadores e os setores populares, foi nociva a instauração do processo de impeachment. A tendência é que qualquer resultado nos seja desfavorável. 

Assim, a esquerda deve repudiar as ações das forças reacionárias pelo impeachment, ao mesmo tempo em que deve propor que o governo da presidente Dilma, não promova um pacto social com a burguesia.

Lembrando que é no governo Dilma, que as irregularidades administrativas e a corrupção estão sendo apuradas, diferentemente dos governos de “Direita juramen-tada”, cujos processos foram engavetados. Que o diga o governo do ex-presidente Fer-nando Henrique Cardoso. 

Deste modo, as manifestações “pró-impeachment” tendem ao fracasso, porquê a população já percebeu que a maioria dos políticos brasileiros são piores e muito piores do que a presidente Dilma. Dilma é melhor do que Lula, Aécio, FHC, Renan, o vice golpista Michel Temer, e tantos outros. Além do mais não existe mais liderança política no Brasil, nem tão pouco militar, religiosa, etc. O Paulo Camelo, é insuspeito para dizer tal afirmativa porque votou nulo no segundo turno da eleição presidencial de 2014. 

As forças de esquerda devem privilegiar a luta direta das massas, sem subestimar alguns espaços políticos institucionais e a defesa das liberdades democráticas e dos direitos civis, numa perspectiva de construção do socialismo. 


Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, 
Ex-líder estudantil, militante do PCB, engenheiro civil e ex-candidato a Prefeito do Garanhuns/PE

Drauzio Varella veio aprender em Pernambuco sobre microcefalia

O governador Paulo Câmara recebeu o médico e escritor, nesta terça, no Palácio do Campo das Princesas




Conhecer de perto o modelo adotado pelo Governo de Pernambuco no enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente os casos de microcefalia causados pelo Zika vírus. Com este objetivo, o renomado médico e escritor brasileiro Drauzio Varella desembarcou na capital pernambucana. Recebido pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (14.12), para tratar ​d​o assunto, o estudioso também conhecerá, ao lado do secretário de Saúde, Iran Costa, o trabalho desenvolvido pelo Hospital Oswaldo Cruz, referência em infectologia no Estado. O especialista também visita a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e participa do lançamento do Plano de Mobilização contra o Aedes aegypti da Arquidiocese de Olinda e Recife​, na manhã desta terça-feira, dia 15 (confira horário e endereço das pautas o final do texto).​

Ao destacar a capacidade ​de ​ação do Pernambuco desde o diagnóstico do primeiro caso de microcefalia, há 40 dias, Drauzio afirmou que o Estado é um “exemplo” para ​o Brasil. “Nesse ponto, Pernambuco saiu muito na frente do resto do País. Os casos começaram a ser detectados rapidamente. Se você pensar que há três meses não havia nada, uma complicação que não se imaginava existir, rapidamente foi percebida e agora começa a se organizar para dar atendimento a essas crianças, de que maneira nós vamos correr atrás desse prejuízo. Pernambuco é o lugar para aprender sobre esse novo quadro”, relatou.

Ao destacar que o médico foi escolhido por sua “experiência e credibilidade” para estrelar a campanha institucional lançada pelo Governo de Pernambuco que leva a população pernambucana as informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em especial, o Zika vírus, responsável pelos casos de microcefalia no País, o governador Paulo Câmara reforçou a determinação do Estado de informar a população de forma “clara e transparente”.

“Em um momento como este, é muito importante as pessoas ficarem atentas, ouvirem o que está sendo dito para tomarem os cuidados necessários. A gente quer, realmente, informar de maneira muito clara e transparente, contando tudo o que precisa ser dito, para que as pessoas tomem os cuidados necessários, olhem o seu quintal e do vizinho. A gente vai dar, sem dúvida nenhuma, todo o atendimento e orientação necessários porque sabemos da gravidade”, garantiu​ o chefe do Executivo estadual.

Para Dráuzio Varella, o passo-a-passo para enfrentamento da situação exige uma visão da magnitude do problema e o controle do número de casos através do diagnóstico rápido, para poder tomar as medidas adequadas. “Nós estamos numa situação de emergência, de ​um ​vírus novo. Ninguém sabia que esse vírus existia​,​ muito menos que tinha chegado ao Brasil e com um tipo de complicação inimaginável, que não havia descrição na literatura, que é o caso da microcefalia e desses problemas neurológicos que alguns doentes apresentam como dificuldade para andar”, esclareceu​.

O médico também ressaltou a​ responsabilidade da população no enfre​ntamento à situação. “Esse tipo de doença, como a Zika, depende muito da informação da população. O Estado não consegue resolver sem a participação dos habitantes e ​de ​todas as comunidades. No Brasil, a gente tem essa coisa de achar que só o Estado é responsável, que nunca vai acontecer com a gente. Que não vai ser no meu quintal que o mosquito vai ser criado e picar a minha família. Que isso acontece só com os vizinhos. Mas o mosquito cresce dentro da casa das pessoas, ele vive perto do homem o tempo todo. E cada um de nós tem que ter essa responsabilidade,” alertou.

“Estamos escrevendo uma nova doença na literatura médica mundial​. Precisamos ter muita responsabilidade nesse momento e falar com a população de maneira muito clara e informativa. A nossa campanha busca que a informação chegue a todos com credibilidade, e Dr. Drauzio tem nos ajudado nisso”, explicou o governador.

CAMPANHA – Lançada no dia 6 de dezembro, a campanha institucional do Governo de Pernambuco com a participação do Dr. Drauzio Varella segue até o próximo 26 de dezembro. Contemplando todos os veículos de comunicação. Só na TV a campanha contabilizou, ao todo, 220 inserções. A ação também contemplou as emissoras de rádio com a veiculação de spots, além de publicações na internet (redes sociais) e jornais.

Dr​.​ Drauzio Varella foi escolha de consenso entre profissionais da área de saúde e da publicidade do governo por ser uma referência em saúde pública​,​ em sua profissão de médico e ​também ​pelo seu envolvimento especial com o setor de vigilância em saúde. ​O especialista também é bastante conhecido da população pela​ sua​ capacidade de se comunicar de forma simples e direta com os mais distintos públicos.

Agenda Drauzio Varella em Pernambuco

8h – Participa do lançamento do Plano de Mobilização contra o Aedes aegypti da Arquidiocese de Olinda e Recife, no 10º andar do prédio do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no bairro do Recife Antigo.

9h30 – Visita a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, nº 155 – Ilha do Leite.

11h – Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência em infectologia no Estado. Rua Arnóbio Marquês, Nº 310 – Santo Amaro.

SAÚDE PÚBLICA: Inscrições para Processo Seletivo de Programas de Residência estão encerrando‏



Encerram-se nesta quarta-feira, 16 de dezembro, as inscrições para o Processo Seletivo dos programas de Residência em Área Profissional de Saúde - SUS/PE, vinculados à COREMU da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

Os interessados podem se inscrevem pela internet, acessando o site: www.upenet.com.br

O Processo Seletivo estão os Programas de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção a Saúde – Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde da ESPPE; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; e Residência em Enfermagem Obstetrícia.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.