terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A passagem de Rosa Quidute pela prefeitura e a oposição em Garanhuns

Lideranças políticas apoiaram as medidas tomadas por Rosa Quidute



O vereador Sivaldo Albino (PPS), pré-candidato a prefeito, enviou aos meios de comunicação um comentário sobre os dias nos quais a vice-prefeita, Rosa Quidute (PSB), assumiu a prefeitura, durante viagem à Europa do titular, Izaías Régis (PTB).

A forma como enfrentou a sabotagem interna para impedir a nomeação de aprovados no concurso acabou repercutindo, tendo grande aprovação popular. A situação acabou gerando comentários de que poderia ser candidata a prefeita em outubro, já que o rompimento se tornou muito claro, partindo para o campo pessoal, com Rosa criticando Izaías, e este devolvendo os ataques ao ex-prefeito Bartolomeu Quidute. Se foi intencional ou não (e provavelmente foi), a questão impulsionou o nome de Rosa no cenário de pré-candidaturas.

A convocação do Concurso Público, feita por Rosa, junto com a repercussão negativa do fim do Festival de Jazz, revelou críticas ao governo Izaías como ainda não haviam sido vistas nos três primeiros anos. Embora tenha passado por momentos conturbados, como as acusações de superfaturamentos em contratos e os asfaltos sonrisal, a atual administração sempre gozou de aprovação popular, principalmente pelos calçamentos na periferia, os cuidados com as principais praças da cidade e eventos como Festival Viva Dominguinhos e Natal Luz. A reeleição de Izaías sempre foi dada como certa, e não havia adversários. Não e que tenha mudado, mas ao menos se desenhou possibilidades de enfrentamento. Antes não tinha.

Acontece que pela primeira vez o governo demonstra sentir as críticas, tentando tirar o foco dos erros pelo fim do jazz, acusando o Governo do Estado, e da demora em convocar os concursados, buscando passar uma imagem de irresponsável da vice, e de um planejamento que nunca foi cumprido. Por isto ninguém acreditava que os aprovados seriam chamados, e acabaram agradecendo a Rosa.

Na nota, Sivaldo elogia a coragem de Rosa, critica a omissão dos secretários, e lembra que Izaías tratou com grosseria os aprovados no concurso, na porta de um evento municipal. O que Sivaldo afirma é o mesmo que os outros pré-candidatos da oposição também acreditam, e demonstraram apoio à decisão da então prefeita em exercício. Foi assim em nota de Ivan Rodrigues. Nomes como Ivan Junior e Nivaldo Azevedo estiveram ao lado de Rosa.

Diz Sivaldo: "O prefeito, ao chegar de sua viagem, informou que iria corrigir as Portarias assinadas por Rosa Quidute, uma vez que as mesmas apresentavam erros administrativos, mesmo sem informar quais eram os erros, o que causa estranheza, afinal a portaria assinada por ele no final do ano, e por Rosa, são basicamente idênticas, apenas alteradas os cargos e os números de convocados. Talvez pela frase que chegou a dizer em entrevista na Rádio “Eu sou o prefeito, eu realizei o concurso e serei eu a convocar os candidatos aprovados” - Afirma o vereador, que encerra pedindo a convocação dos aprovados da área de saúde !

Sivaldo acredita, e outras pessoas também, que se Rosa não tivesse convocado, Izaías não teria chamado os aprovados no concurso e iria protelando as exigências da justiça.

Este desgaste com o fim do Jazz e da convocação do concurso público mexeu com o prefeito, e proporcionou a articulação da oposição. Não que esta já tenha chance de vitória em outubro, pois é quase impossível, pela estrutura que Izaías terá para trabalhar na campanha e seus índices de aprovação, mas por seus próprios erros, viu nascer um grupo de oposição mais consistente, com melhor discurso e lideranças.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.