quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Izaías vai retificar portarias e convocar mais 127 aprovados no concurso da prefeitura de Garanhuns

Izaías afirmou que vice não é cargo eletivo
Em uma entrevista com assuntos polêmicos, o prefeito Izaías Régis conversou com os radialistas Luciano André e Marcos Cardoso, do programa Manhã Total da Rádio Marano, nesta quarta-feira (13).

O prefeito se mostrou irritado com as iniciativas da vice-prefeita Rosa Quidute, que segundo ele não era pra ter feito nada durante o exercício interino do mandato, pois o eleito foi ele. Segundo Izaías, vice não é eleito, e o vice (no exercício do mandato por afastamento do titular) não deve interferir em nada. Ele enfatizou que a prefeita em exercício era interina. Por isto, Izaías bateu forte na questão da criação do segundo Conselho Tutelar. "Não existe dotação orçamentária, e nem houve eleição para isto". E completa: "Ela não sabia se tinha recursos para criar o conselho. É uma questão de responsabilidade", chamando a vice-prefeita de irresponsável, indiretamente. Izaías não comentou as recomendações do Ministério Público e do Juiz em Garanhuns pela criação do segundo conselho.

Nota do blog: A lei é clara dando iguais poderes ao vice, quando este assume o exercício do mandato, seja qual for o motivo do afastamento do titular. Além disso, a lei eleitoral também entende pela eleição conjunta da chapa ao executivo. No caso do município, prefeito e vice. No estado, governador e vice. No país, Presidente e vice. Além deles, são eleitos os senadores como executivo, e até seus suplentes são considerados eleitos pelo voto popular, mesmo não tendo votos diretos, e na maioria das vezes sem ninguém saber quem é. Vereadores, e deputados estaduais e federais (além dos distritais) são eleitos para o Poder Legislativo.

APROVADOS NO CONCURSO

Quanto à questão da convocação dos aprovados no concurso, a polêmica é ainda maior. Izaías afirmou que já tinha o planejamento para convocar 127 aprovados, além dos 59 que foram convocados por Rosa Quidute, portanto 186 pessoas. E que já vai começar a chamar, dentro de um cronograma da Secretaria da Administração. "Não pode chamar todo mundo de uma vez, pois não temos como atender a todos juntos". Izaías disse que existem irregularidades nas portarias assinadas por Rosa Quidute, e que por isto vai precisar retificar para publicar. A questão financeira também foi citada. "Precisávamos ter em mãos os dados do quadrimestre, pois temos que olhar os limites prudenciais". Izaías defendeu o secretariado que não atendeu à prefeita em exercício, dando-lhe o suporte necessário. O prefeito chegou a dizer que autorizou afastamentos de secretários, no mesmo período que o seu, sem indicar substitutos nem quem responderia pelas pastas.

Rosa e Bartolomeu Quidute
Rosa reclamou que alguns secretários simplesmente não lhe deram satisfação, e por isto precisou de seu esposo, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute para assessorá-la, principalmente nas portarias das convocações, já que os secretários desapareceram. Esta é uma reclamação de Izaías. Segundo o prefeito, Bartolomeu teria feito reuniões políticas em seu gabinete, que tem também sua privacidade. "Aproveitaram meu afastamento para fazer política no meu gabinete" - afirmou Izaías, que encerrou a entrevista dizendo a Marcos Cardoso que achava normal os secretários não terem respondido à prefeita em exercício.

Ao menos, se já estava planejado ou não, a convocatória dos aprovados no concurso saiu da gaveta. O próprio Izaías confirmou que só havia convocado até agora 52 aprovados no total e que somente 11 pessoas haviam assumido suas funções. Existem algumas pessoas que desistiram e em torno de 20 que estão com suas consultas admissionais agendadas.

Mas agora, além dos 59, mais 127 aprovados, em diversos cargos, serão chamados pela administração municipal. Fica algo de muito bom no final deste episódio, pois tem muita gente aprovada, com o direito de exercer sua função pública, assistindo os dias passarem com centenas de contratados na prefeitura ocupando os cargos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.