sábado, 2 de janeiro de 2016

Predomínio avassalador da Música Sertaneja no Brasil - Por José Teles



José Teles - Crítico de Música do Jornal do Commercio
O predomínio avassalador da música popularesca no Brasil é um fenômeno preocupante para o qual poucos têm dado atenção. Uma escalada que não teve paralelo em 2015. Culminando, na última semana do ano, com o sertanejo ocupando as dez primeira posições das canções mais tocadas no país, conforme ranking da Crowley (empresa que monitoriza o que está sendo consumido e tocado nas emissoras de rádio e TV). Em primeirão situava-se o mato-grossense Luan Santana, com Chuva de Arroz.

O preocupante não é o domínio das paradas brasileiras por um só segmento musical. O perigo é que ele aumenta cada vez o embotamento estético de um imenso contingente da população. Música comercial sempre houve e haverá. O grupo mais comercial da história foi The Beatles, e Mozart fazia música para vender. O problema aqui é que é só comercial, no sentido mais estreito do termo, lixando-se para um mínimo de qualidade. São melodias pobres e assemelhadas, com letras de teor poético zero, e produções padronizadas, resultando numa massa sonora amorfa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.