quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Silvino na vice de Izaías?

Escolha do vice em Garanhuns passa por Armando Monteiro.
A foto registra a filiação, à época, de Dr. Silvino e Aurora Cristina ao PTB

Você concorda com Silvino na vice de Izaías?
Sim. É o melhor nome.
Não. Prefiro outro.
Tanto faz, não votarei em Izaías.


O prefeito Izaías Régis passou três anos do mandato deixando no ar quem seria seu vice na campanha da reeleição. A questão ganhou novo impulso quando ficou clara a cisão entre o prefeito e a vice, Rosa Quidute, que sonhou com uma candidatura a deputada, e depois deixou o prefeito, Armando e o PT para apoiar Paulo Câmara e ingressar no PSB. 

Izaías disse várias vezes que seu vice seria um vereador, fazendo nomes como Gersinho, Audálio Filho, Haroldo, Zaqueu e Gil PM sonharem com a vaga. Mas teve gente que apostava em empresários ou alguém da extrema confiança do prefeito. Eram (ou são) muitas opções.

Mas parece que os planos podem ter sido traçados há algum tempo. 

Na desistência da campanha para prefeito, Silvino Duarte, afirmou, de imediato, que apoiava Izaías Régis, após conversar com Armando Monteiro. Nunca ficaram claros os acordos fechados na época, que levaram à vitória de Izaías, embora ele acredite que venceria sem o apoio de Silvino. Já o ex-prefeito, aliado desde aquele momento, filiando-se ao PTB posteriormente, mostrou pesquisas que dizia o contrário, que Zé da Luz tinha três pontos de frente, e estava na crescente. Se lembro bem, eram 34% para Zé da Luz, 31% para Izaías e 21% para Silvino. Se discordarem, os números foram do próprio Silvino, que afirmou que desistia para apoiar o "segundo colocado", para vencer Zé da Luz. Certo ou não, foi feito o acordo.

Discussões conjunturais da época à parte.

Armando visitou Silvino em sua casa, após a campanha de 2012
Interessante anotar que Silvino, em dois momentos, tratou direto com Armando Monteiro, e não com Izaías. Foi ao ministro que Silvino buscou para o acordo da desistência. E agora, foi novamente com Armando Monteiro que Silvino, em reunião no Recife, segundo o jornalista Inaldo Sampaio, demonstrou vontade de ocupar o cargo de vice em uma futura administração, caso a campanha da reeleição de Izaías seja vencedora.

Nota-se, portanto, que Izaías não tinha a palavra final sobre a indicação do vice, mas o nome de Silvino ajuda a explicar aos vereadores a escolha "por cima", não se queimando no processo de escolha local.

Há quem diga que o cargo estaria no acordo de 2012, ou teria sido a campanha de deputado, que por motivos particulares, Silvino e Dona Aurora (também sondada como candidata a deputada), preferiram não participar como candidatos, acabou sendo Zaqueu, que integrava o grupo de Silvino, e depois de Zé da Luz.

A verdade é que a chapa Izaías/Silvino é muito forte, embora tenha muita gente que seguia o ex-prefeito e que não aprovou sua decisão em 2012. Contudo, Silvino volta a sonhar em retornar à prefeitura, pensando em ser o candidato à sucessão de Izaías, ou até assumir antes, caso o prefeito resolva disputar a eleição de 2018, se a legislação eleitoral não mudar.

Interessante também imaginar que ambos já foram adversários ferozes, mas esta é a política de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.