sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Agreste de Pernambuco‏: Documentário explora contrastes entre duas comunidades negras. ASSISTA AQUI!






O vídeo documentário “Chãs de África” evidência as diferenças sociais, políticas e comportamentais de duas comunidades rurais do município de Passira, Agreste de Pernambuco. Chã dos Negros e a Comunidade dos Liras, ambas remanescentes de povos quilombolas, ainda guardam lembranças, costumes e referências sólidas deixadas por seus antepassados, porém, hoje comungam de realidades totalmente opostas, pois apenas a comunidade Chã dos Negros é reconhecida oficialmente como “comunidade quilombola (negra)” e detém de privilégios. 

A Comunidade dos Liras ainda espera essa titulação, a qual acontece através da Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, que com parecer técnico, certifica as comunidades negras do país.

Henrique Santos, idealizador do projeto e natural da cidade de Passira espera que a produção audiovisual sensibilize os órgãos governamentais responsáveis e atraia mais investimento principalmente para Comunidade dos Liras, que vê suas tradições se perderem ano após ano. “Espero que a partir desta iniciativa, a comunidade passe a receber um incentivo financeiro do Governo para desenvolver pontos de cultura, e sobre tudo garantir a soberania sobre suas terras, além de assegurar a sobrevivência das suas tradições” argumenta. Ele ainda destaca outras metas esperadas com a produção audiovisual. “O maior legado desse projeto é fazer com que a mensagem seja entendida entre essas localidades e que isso fortaleça ainda mais a consciência que eles têm de suas origens e do orgulho em ser negro,” ressaltou. 

Produzido em abril de 2015, “Chãs de África” é produzido em parceria com o jornalista recifense Rodrigo Baltar, a estudante de Comunicação Social Manoela Bezerra, além da colaboração do cinegrafista e editor de imagens, Douglas Santos.

Assista o documentário na íntegra:


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.