domingo, 7 de fevereiro de 2016

Pernambuco tem Carnaval do Litoral ao Sertão





O tradicional Desfile dos Pagangus de Bezerros arrastou, neste domingo de Carnaval (07.02), uma multidão pelas ladeiras do município do Agreste. Ao lado de secretários de Governo e do prefeito Severino Otávio, o governador Paulo Câmara acompanhou de perto a irreverência dos foliões, que se vestiram com suas fantasias e máscaras para se entregar, com muita paz e tranquilidade, à folia de Momo. 

Admirador das expressões culturais do Estado, Paulo destacou que a festa vista hoje em Bezerros reflete bem a pluralidade da folia pernambucana. "Pernambuco tem Carnaval do Litoral ao Sertão. E nós nos empenhamos para divulgar essa riqueza para outras partes do País. O Desfile dos Papangus é especial, um retrato da nossa riqueza cultura", afirmou o governador, frisando também: “Entramos com a estrutura, e o povo com a alegria”.

O clássico desfile cruzou a cidade e foi acompanhado por orquestras de frevo e carros de som. Além dos blocos de rua, os foliões que estiverem em Bezerros podem ainda curtir shows e apresentações culturais. Este ano, são mais de 60 atrações. Durante todo o trajeto, Paulo Câmara cumprimentou os brincantes que faziam a festa nas ruas de Bezerros e visitou o Camarote da Acessibilidade, espaço que assegura uma visão privilegiada da festa para cadeirantes .

“É uma tradição prestigiar a alegria do Carnaval promovido aqui em Bezerros. O Governo do Estado apoia a folia de Momo na cidade, pois os Papangus já fazem parte da nossa cultura. A gente fica feliz em poder prestigiar essa explosão cultural do Interior, após uma bonita festa que foi o Galo da Madrugada, ontem, no Recife”, avaliou o governador.

Natural de Gravatá, também no Agreste, o militar do Exército Edson de Lima participa do Carnaval de Bezerros há 10 anos. Ele é tão apaixonado pelo Desfile dos Papangus que não recomenda outro local para brincar com a família. “É um lugar tranquilo para brincar. Aqui, nós podemos trazer a família com segurança e paz. E, além disso, aproveitar toda a cultura do Interior do Estado”, disse o folião, que estava acompanhado da esposa, do filho e da sogra.

Em 2016, o Governo de Pernambuco investiu R$ 15,5 milhões no Carnaval. Além dos 14 polos espalhados por todas as regiões do Estado, 60 municípios realizam eventos durante o período, movimentando o turismo e a economia. Além de promover o Desfile dos Papangus em Bezerros, o Estado apoia apresentações culturais em Nazaré da Mata, Timbaúba, Paudalho e Chá de Alegria, na Mata Norte; Tamandaré, Vitória de Santa Antão e Catende, na Mata Sul; Surubim, no Agreste; Belém de São Francisco e Triunfo, no Sertão; em Ipojuca e Itamaracá, na Região Metropolitana.

Para o governador, mesmo diante dos atuais desafios econômicos, Pernambuco está conseguindo fazer um Carnaval bonito. “Nós conseguimos economizar e promover uma festa de qualidade. Fizemos um carnaval simples e bonito, com a ajuda dos pernambucanos. A parceria entre o Estado e as prefeituras foi fundamental para a promoção dos festejos. Mas, acima de tudo, tenho que agradecer o apoio do povo, que foi, mais uma vez, o grande responsável pela realização do Carnaval de Pernambuco”, concluiu o chefe do Executivo estadual.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.