terça-feira, 15 de março de 2016

AGRESTE MERIDIONAL: Conquista dos Agricultores Familiares fortalecerá a cadeia produtiva do leite



O diretor Geral do ProRural, Anselmo Pereira, assinou na última sexta-feira (11), a ordem de serviço para o início da construção da Agroindústria de Beneficiamento de Leite de Águas Belas. A obra, orçada em R$ 809.850,80, vai beneficiar os produtores de leite e derivados dos municípios de Águas Belas, Buíque, Iati, Itaíba, Saloá e Tupanatinga, que estão ligados à Cadeia Produtiva da Bovinocultura, através da Cooperativa dos Agricultores Familiar do Vale do Ipanema – Coopanema.

Com a parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco, através do ProRural, e o Banco Mundial, o projeto de construção da unidade e a aquisição dos equipamentos totaliza um investimento de R$ 2.863.320,09, que permitirá os cerca de 1.200 agricultores familiares do Agreste produzir e beneficiar coletivamente de seus produtos. 

Segundo o representante do Governo do Estado no evento, Anselmo Pereira, foi a organização dos agricultores dentro do território o que permitiu um investimento dessa importância. “Com a construção e o fortalecimento dos Grupos Territoriais de Governança e a cultura do trabalho em rede - com o entendimento da agricultura familiar enquanto negócio – muitos outros territórios também serão beneficiados com financiamento de projetos através do ProRural”.

Também presente no evento, o prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, falou da motivação que significa a construção de uma agroindústria na região neste momento de crise. “Com a unidade de beneficiamento montada, aos agricultores familiares terão oportunidade de industrializar seus produtos, agregando valor a eles e, assim, vendê-los com preços mais atrativos.

Para um dos fundadores da Coopanema, Nitalmo Leite, o projeto foi discutido e formatado com os grupos representantes de todos os 20 municípios que representam o território e teve grande participação da sociedade. “A agroindústria potencializa a capacidade do agricultor e da agricultora familiar permanecer no campo e fará funcionar melhor a cadeia produtiva do leite”, comemora.​

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.