segunda-feira, 7 de março de 2016

G1 informa Unidades de Saúde do interior de PE que atendem crianças com microcefalia

Neuropediatria do Hospital Dom Moura em atendimento em Garanhuns
Saiba mais: G1 CARUARU

Unidades públicas de saúde do interior de Pernambuco já fazem atendimento especializado a crianças com microcefalia. São serviços como fonoaudiologia, fisioterapia e neuropediatria. Gestantes que têm casos diagnosticados da malformação também têm apoio de psicólogos e assistentes sociais.

Hospital Dom Moura em Garanhuns
O G1 listou os lugares a partir de informações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Em Pernambuco, são 1.672 casos de microcefalia notificados de 1º de agosto de 2015 até 27 de fevereiro deste ano. Destes, 215 foram confirmados.

Em Garanhuns, o Hospital Dom Moura recebe crianças e grávidas. O ambulatório funciona dois dias por semana. Além de coleta de exames laboratoriais, a equipe conta com neuropediatra, pediatra; psicólogo e fisioterapeuta.

Crianças diagnosticadas começaram a receber tratamento na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Caruaru. No mesmo município, o Hospital Mestre Vitalino faz o diagnóstico de bebês com a malformação desde dezembro do ano passado.

UPAE de Caruaru (Foto: Paula Cavalcante/ G1)UPAE já atende crianças com microcefalia
(Foto: Paula Cavalcante/ G1)
No Sertão, há um ambulatório funcionando uma vez por semana no Hospital Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada. Uma média de 15 pacientes são atendidos por dia. Em Petrolina, os atendimentos ocorrem dois dias na semana no Hospital Dom Malan.

Outras unidades

A UPAE de Serra Talhada e a UPAE de Afogados da Ingazeira já estão com o ambulatório pronto e em breve começarão os atendimentos, segundo a assessoria. "As UPAEs de Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina; e os hospitais Ruy de Barros Correia (Arcoverde) e Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) estão aptos a realizar o atendimento, o que já deve ocorrer nos próximos dias", informou o departamento de Comunicação da SES.

Encaminhamento

Após a suspeita da malformação, as unidades de saúde municipais encaminham, por meio da central de regulação, os bebês para as unidades estaduais. O diagnóstico é feito por um neurologista, que encaminha para o tratamento. "O pré-natal continua sendo realizado nos serviços municipais, já que a gravidez não é considerada de alto risco", lembrou a assessoria da SES.

Unidade de saúdeLocalzaçàoPúblicoAtendimento
Hospital Jesus NazarenoCaruaruGestantesO ambulatório de acompanhamento à gestante conta com psicóloga e assistente social. Funciona dois dias por semana.
Hospital Mestre VitalinoCaruaruCriançasO ambulatório de microcefalia funciona um dia na semana, realizando uma média de 25 atendimentos por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra.
UPAE de CaruaruCaruaruCriançasO ambulatório de microcefalia conta com as especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia, otorrinolaringologia, psicologia (para pais) e nutrição. A partir de março, eles também disponibilizarão a especialidade de oftalmologia.
Hospital Dom MouraGaranhunsCrianças e gestantesO ambulatório de microcefalia funciona dois dias por semana e conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra, pediatra; psicólogo e reabilitação com fisioterapeutas. O ambulatório de acompanhamento à gestante conta com psicóloga e assistente social.
Mens Sana (CER V)ArcoverdeCriançasReabilitação motora.
Hospital Professor Agamenon MagalhãesSerra TalhadaCriançasO ambulatório de microcefalia funciona um dia na semana e atende uma média de 15 pacientes por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuroclínico, pediatra; fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
Hospital Dom MalanPetrolinaCrianças e gestantesO ambulatório de microcefalia funciona dois dias na semana e atende uma média de 10 pacientes por dia. Conta com coleta de exames laboratoriais e equipe com neuropediatra e pediatra.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.