domingo, 20 de março de 2016

GUIAMIGO: Hospital Dom Moura inova no acolhimento aos pacientes da emergência


Uma bata identificará o GuiAmigo,
no acolhimento na Emergência do HRDM
Foi lançado na última terça-feira (15/03), durante reunião do Colegiado Intergestores Regional (CIR) da V Gerência Regional de Saúde (Geres), um programa que visa facilitar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Denominado GUIAMIGO, o projeto tem o objetivo garantir o acolhimento necessário para a satisfação dos usuários na emergência geral do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, e fortalecer a rede de cuidado, assegurando as informações básicas sobre todo o fluxo de assistência, classificação de risco e encaminhamentos necessários com celeridade (quando possível).

Além disso, objetiva promover uma escuta qualificada estabelecendo uma relação de confiança entre o usuário e a equipe ou profissional de saúde para minimizar a distancia paciente e profissional de saúde.

Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), postura ética que implica na escuta dos usuários em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento e na responsabilização pela resolução com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Segundo Luiz Melo, diretor do HRDM, na prática, os resultados esperados são a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; garantia dos direitos dos usuários; valorização do trabalho na saúde além da imprescindível Gestão cada vez mais Participativa no serviço.

Durante a apresentação no Colegiado Intergestores Regional (CIR) da V Geres, a secretária de Saúde de Lagoa do Ouro, Nilva Mendes, foi homenageada recebendo o 1° Jaleco do Projeto por todo seu engajamento, luta e parceria buscando um SUS cada vez melhor.

Estiveram presentes, além de secretários de saúde dos 21 municípios que compõe a V Geres, e seus técnicos, a gerente da regional Catarina Tenório, todas as coordenações e técnicos regionais, a coordenadora estadual de doenças de veiculação hídrica e alimentar, Nara Gertrudes, e a diretora geral de gestão regional, Luciana Figueroa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.