quarta-feira, 16 de março de 2016

Professores denunciam caos na educação municipal de Garanhuns

No momento de Greve Nacional da Educação, os professores e profissionais do setor em Garanhuns estão chamando a classe para se manifestar e mostrar a crise na educação do município. 

Alguns professores estão criando coragem para denunciar, o que, segundo eles, está um caos. Em entrevista ao Programa Arraiá de Gláucio Costa, e o quadro "Pé de Conversa", duas professoras mostraram um quadro que pouca gente conhece, de abandono, falta de recursos, prédios precários, merenda, falta material de limpeza, didáticos, etc. Até água para as crianças beberem.

Referindo-se à Secretária de Educação, Janecélia Marins, que concedeu entrevistas após denúncias que mostraram a situação precária em escolas municipais, uma das professoras entrevistadas relatou: "É muito fácil você vir às rádios dizer que está fazendo isso e aquilo, quando a verdade é outra, completamente diferente..."

Vamos transcrever parte da entrevista concedida a Gláucio Costa.

- "Os professores trouxeram à tona vários problemas que as escolas estão passando. Esta questão do salário é apenas uma pontinha do iceberg. Se você entrar nas escolas hoje vai ver. Nós que temos mais de dez anos, e outros professores com mais de quinze anos no município, podemos fazer a comparação deste momento atual para momentos anteriores. Esta questão da merenda, por exemplo, o que os alunos têm hoje dentro da escola: Um dia é cuscuz com leite, outro dia é leite com cuscuz. Quando muda um pouco coloca uma batata doce no meio. Ou então biscoito com suco. Só. Mas em outros tempos já chegamos a receber queijo coalho, goiabada, leite, iogurte, inhame, macaxeira, todo tipo de verdura, ...Em São Bento do Una, Caetés, Lajedo, outros municípios por aí têm uma merenda de qualidade., e o piso é pago com tranquilidade, Bom Conselho agora mesmo acabou de dar um reajuste para os professores."

Gláucio Costa questionou sobre quando mudou a merenda nas escolas da rede do municipio, e a professora afirmou que foi somente agora, nesta gestão do prefeito Izaías Régis.

A professora continua: "Nós não somos políticos. Eu particularmente não tenho partido, não sou ligada a ninguém. Se nós estamos nas rádios hoje é porque a nossa situação está caótica e nos assusta demais a possibilidade de continuarmos com ela. Nós podemos dizer que em quatro anos regredimos pelo menos dez a doze anos, no mínimo. Em todos os sentidos. Nós não temos material dentro das escolas. Tem professor e gestor que está pedindo aos pais, e a secretária foi pra rádio dizer que é ilegal pedir, só que isso aí é um clamor de quem está à frente da escola, seja gestor ou professor, porque nós temos um trabalho a ser desenvolvido, temos compromisso com este trabalho, mas não temos o material necessário para desenvolver este trabalho. E aí? Como é que a gente fica? A gente vai ter que passar por isto mais quanto tempo?" - Pergunta angustiada a profissional.

Gláucio - Sinceramente, acho que quem está ouvindo a gente deve estar estarrecido com o que vocês estão dizendo!

"E tem mais um detalhe importante que não sei se você tem conhecimento: A verba que chega para a educação de Garanhuns, não a que chega direto na escola, mas a que vem para a prefeitura, não vai para a educação, quem administra a verba é a Secretaria de Administração, se eu não estou enganada. É outro erro que nós temos e precisa ser corrigido, e que só agrava tudo isso aqui."
...
Outra professora defende o direito de protestar e denunciar:

"Enquanto nós estávamos nas rádios ontem, a secretária estava ligando para dizer que era mentira. Agora eu faço um apelo à sociedade. Enquanto a gente estava nas rádios, o pessoal estava ligando e mandando whatsapp, não só os professores, mas os pais de alunos e até os alunos pra reclamar que estão sem aula desde o início do ano e dentre outras coisas. Então, será que está todo mundo mentindo e só a secretária está falando a verdade?... Nós não temos porque vir à rádio mentir, não queríamos estar passando este momento, acho que pra gente é um desgaste muito grande. Quem dera que nós não precisássemos vir à rádio reclamar pra que a gente possa oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade! Nós não estamos felizes em estarmos aqui, em ter que ir às ruas para dizer à população de Garanhuns que a situação da educação está caótica".
...
"Falta até água potável, e os professores estão pedindo para as crianças trazerem de casa."

Gláucio afirmou que a secretária de educação disse que a água da torneira tem filtro...

"Não tem filtro. Só se for em alguma escola, Pois a gente também vê a diferença de tratamento de uma escola para outra. Tem escola que chega material e outras não chega nada"!.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.