GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

sábado, 2 de abril de 2016

ESTE SÁBADO É DIA DE VACINAR CÃES E GATOS‏



Você que tem cães e gatos em casa, tem uma obrigação com seu animal de estimação neste sábado (02 de abril), dia nacional da Campanha de Vacinação Antirrábica, doença 100% letal para caninos e felinos. A indicação é imunizar animais a partir dos três meses de vida. A única contra-indicação é para fêmeas no estágio final da gestação. 

A V GERES - Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, apoia a vacinação nos 21 municípios da sua abrangência, que acontece pela parceria das prefeituras, Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco.

A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, informa que há uma população estimada em quase 80 mil cães e 37 mil gatos nos municípios da regional, somando mais de 115 mil animais a serem vacinados, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. "A vacina é gratuita, e as pessoas devem procurar os postos mais perto de suas residências, que estarão com equipes das Secretarias Municipais de Saúde" - afirma a gestora.

VACINAÇÃO ESTADUAL

Em Pernambuco, espera-se vacinar 875.450 mil cães e 376 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de doses. Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão oferecidos 7.350 postos de vacinação nos 184 municípios.

SAIBA MAIS SOBRE A RAIVA

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.

DADOS – O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso foi em 2006. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2012, foram registrados dois casos (caninas) e, em 2013 e 2014, não houve nenhum registro. Já em 2015, foi confirmada apenas uma ocorrência de raiva canina.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.