quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ganhe o Mundo Musical seleciona primeiro grupo de Estudantes pernambucanos para o Canadá‏




Os dez primeiros alunos selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (20.04), no Palácio do Campo das Princesas. Os jovens músicos, que têm entre 15 e 17 anos, vão passar um semestre no Canadá com as despesas pagas pelo Governo do Estado. A expectativa para o embarque, que acontece em agosto, e a chance de desenvolver ainda mais as suas habilidades musicais em um outro país foram destacadas pelos estudantes no encontro com o gestor estadual. Além das aulas de música e canto, eles terão aulas regulares como acontece na modalidade tradicional do intercâmbio. 

"Eles vão ter a oportunidade de aprimorar suas habilidades musicais e alcançar os seus sonhos. É isso que nós queremos para a nossa juventude. Ele têm que aprender logo cedo que com mérito e estudo é possível avançar mais", disse Paulo. "Será um período para juntar o mérito do estudo com a habilidade musical", completou. O governador explicou que o Ganhe o Mundo Musical surgiu em resposta à demanda existente na rede estadual. "O Conservatório Pernambucano de Música tem recebido essa pedido de seus alunos, além disso temos bandas musicais em nossas escolas públicas e muita gente participa de corais", disse Paulo.

Essa modalidade do Programa Ganhe o Mundo foi lançada em dezembro do ano passado e contou com mais de 100 inscritos. Os estudantes foram submetidos a três etapas na seleção: atender aos critérios gerais do PGM, análise da gravação de um vídeo de até três minutos (formato AVI ou MP4) e postado no site YouTube (youtube.com), e uma avaliação escrita com dez questões sobre pentagrama, notação musical, claves, compassos e alterações. Nesta fase, 40 candidatos participaram de uma audição, com a execução de uma peça de livre escolha. Todo o processo foi realizado em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o resultado foi divulgado em 12 de fevereiro deste ano.

Para a diretora do Conservatório Pernambucano de Música, Roze Hazin, o Ganhe o Mundo Musical é uma forma eficaz de identificar jovens talentos. Ela destacou que o nível dos alunos inscritos é alto e que Pernambuco terá formado em breve grandes profissionais. "A gente sabe que Pernambuco tem grandes talentos e nós vamos poder identificá-los, a partir dessas seleções", assegurou a gestora. "Essa é uma oportunidade que quase nenhum professor do conservatório teve na vida", reforçou.

No Canadá, os alunos irão passar um semestre letivo custeados pelo Governo do Estado. Além disso, eles também vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. Para o secretário de Educação, Frederico Amâncio, o incentivo é bom para o aluno, que amplia suas habilidades, e para o Estado, que forma cidadãos com um amplo conhecimento do mundo. "Esse primeiro grupo será o nosso piloto. Após essa experiência, vamos avaliar uma possível ampliação e os devidos ajustes na modalidade", afirmou Amâncio, reiterando que os jovens vão servir de inspiração para os demais e também fora da comunidade escolar.

EXPECTATIVAS - Por trás de toda a expectativa de uma experiência única em sua vida, Everson Aguiar, de 15 anos, tem a certeza de que foi recompensado por seu esforço. Natural de São José do Egito, no Sertão do Estado, o jovem é filho de agricultores e morador da Zona Rural do município. "Eu sempre dou um jeitinho para poder ir à escola. Mesmo com as dificuldades, eu nunca deixo a rotina de praticar um pouco no violão", disse o estudante, frisando que o gosto pela música foi adquirido através do irmão mais velho.

A trajetória de Layssa Santos, de 16 anos, foi um pouco diferente da vivenciada por Everson. Nascida em Cortês, na Mata Sul, a jovem sempre foi incentivada pelos pais a permanecer no universo musical. "Eu cresci em um lar musical. Minha primeira apresentação foi aos três anos na igreja. De lá para cá, eu não parei mais de cantar e estudar música. E essa oportunidade será fundamental para a minha trajetória profissional", afirmou a estudante, pontuando que o pai é professor de música e a mãe é cantora.

"Esse primeiro grupo vai nos ajudar a aperfeiçoar e avançar em nossas ações. A modalidade tradicional do Ganhe o Mundo já mandou quatro mil jovens para o exterior, e nós só queremos expandir esse trabalho. Tenho certeza que isso vai gerar bons frutos para os estudantes e para os alunos", afirmou o governador Paulo Câmara. 

Fotos: Aluisio Moreira/Sei

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.