sábado, 23 de abril de 2016

Governo de Pernambuco estuda parcelar salários de comissionados

O blog do Jamildo, do Portal NE10 do Sistema Jornal do Commercio, informou nesta sexta-feira, que o Governo do Estado, estuda formas de garantir a continuidade do pagamento de salários dos efetivos em dia, diante da crise financeira instalada no país, que vem dificultando as administrações públicas, principalmente os estados. A queda na arrecadação tem sido vertiginosa, com fechamento de vagas na indústria, comércio e serviços.

Uma das propostas vem da Secretaria da Administração, que seria parcelar os salários dos servidores estatutários que ocupam funções gratificadas e contratados para funções comissionadas.

Segundo o secretário de Administração, Milton Coelho, na reunião desta semana do conjunto de secretários que cuidam da administração e das finanças ficou acertado oferecer como sugestão ao governador Paulo Câmara pagar dessa forma, a partir do dia 12 de julho, os salários dos 2.650 cargos comissionados que o Estado possui. Assim como a parte do salário dos servidores estatutários com função gratificada, que atinge hoje 5.850 servidores. Esse percentual de servidores é menos de 1% do total da máquina, mas é essencialmente o núcleo de gestão.

Segundo o secretário da Fazenda, Marcio Stefani, isso vai acontecer porque o governo de Pernambuco pretende usar o repasse do FPE do dia 10 feito pela secretaria do Tesouro da União como verba para o pagamento dos salários.

Entende-se que estas funções são de confiança, portanto políticas, e na hora da dificuldade financeira, devem ter cortes prioritários que todo o restante do funcionalismo público.

O secretário Marcio Stefani estimou que a tendência ainda é de queda, como aconteceu em janeiro, fevereiro e março. Mas ele ainda comemora o fato dos salários estarem sendo pago no mês seguinte ao trabalhado, diferente do que vem acontecendo em vários outros estados, que já tomaram medidas como parcelamento e até atrasos de salários desde o ano passado, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Sobre notícia do Blog do jornalista Jamildo Melo


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.