domingo, 1 de maio de 2016

Começa 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em Pernambuco



Neste domingo, 01/05, começa a primeira etapa da de vacinação contra febre aftosa, que termina no dia último dia do mês. A imunização de todos os bovinos e bubalinos é obrigatória por lei, independente da idade do animal. Na segunda, 02, todas as farmácias veterinárias cadastradas já estarão disponibilizando doses da vacina que devem ser adquiridas pelos criadores pernambucanos.

“ A expectativa é vacinarmos mais de 1,9 milhões de animais e continuarmos cumprindo a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Agricultura”, explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. A maior concentração do rebanho pernambucano está no Agreste Meridional com mais de 500 mil animais. 

A Gerente Geral da Adagro, Erivânia Camelo explica como o criador deve proceder para ter uma vacinação mais eficaz. “ Além de imunizar o rebanho, o produtor não deve esquecer de declarar a vacinação nos escritórios da Adagro, pois o inadimplente pagará multa e terá restrições para transitar com seu animal”, pontuou.

A vacina deve ser mantida entre 2° e 8°, por isso é recomendado que seja transportada num isopor com gelo, para manter a eficácia da imunização do rebanho. O local da aplicação da vacina deve estar limpo para evitar contaminação e a agulha deve ser trocada ou higienizada a cada dez aplicações. “Também é recomendado que a aplicação ocorra nas horas mais frias do dia”, continuou Erivânia.



Nesta etapa, a Adagro também irá realizar um recadastramento do rebanho suíno do Estado, visto que Pernambuco deverá se tornar área livre da peste suína clássica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.