segunda-feira, 9 de maio de 2016

Das mãos do Reitor Pedro Falcão, UPE concede título de Doutor a Geraldo Azevedo



O artista petrolinense Geraldo Azevedo de Amorim recebeu, ontem (05/05), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). A cerimônia foi realizada no auditório do campus da UPE em Petrolina, como parte da programação do “III Congresso Internacional do livro, leitura e literatura no sertão (Clisertão)”.

A solenidade de outorga seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a formação da mesa, presidida pelo reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, o compositor foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra.

O professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juraci Marques, proferiu o discurso panegírico, relatando a vida e as realizações do homenageado.

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual os reitores perguntaram ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concederam o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o homenageado recebeu os diplomas das mãos dos reitores. Em discurso emocionado, o Geraldo Azevedo falou sobre a alegria de receber o título de Doutor Honoris Causa em sua terra natal. “Vou guardar esses diplomas em um lugar muito especial do meu coração, pois eu poderia ter estudado em qualquer uma destas instituições que hoje estão aqui. Mas eu, que sonhei em me formar e ser um doutor um dia, conquistei esse título através da minha música e isso para mim é uma glória”, afirmou.

A concessão do título pela UPE, que foi justificada por sua contribuição no campo das artes e da cultura brasileiras, foi proposta pelo professor e diretor da unidade, Moisés Almeida, e aprovada pelo Conselho Universitário no dia 29 de abril de 2016.

Na ocasião, também foi lançado um livro-memória, intitulado “Um Geral-do Brasil – Histórias de Um Menino Ribeirinho”, de autoria do professor da Uneb, Juracy Marques, com contribuição dos jornalistas Jota Menezes, Emanuel Andrade, Edilane Ferreira, e dos educadores Ricardo Bitencourt e Joelma Conceição Reis, em comemoração a passagem dos seus 70 anos de existência e 50 anos de carreira.

Em reconhecimento à trajetória de vida e à produção lítero-musical do cantor e compositor, a Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu a ele as medalhas de Honra ao Mérito Cultural Ana das Carrancas e do Mérito Legislativo Dom Malan. A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) fez a entrega do título de Professor Honoris Causa. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) concedeu a homenagem de Honra ao Mérito.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham se destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Leia o discurso do reitor da UPE.

CONVIDADOS – A cerimônia contou com a participação de autoridades acadêmicas, professores universitários, estudantes, servidores técnico-administrativos, políticos e personalidades.

A mesa foi composta pelos reitores Julianeli Tolentino de Lima (Univasf), José Bites de Carvalho (Uneb), Pedro Falcão (UPE), Leolpodina Veras Camelo (IF Sertão-PE), Rinaldo Remígio, presidente da Facape, professora Isa Trigo, representando o reitor da Uneb, a vereadora Maria Helena Alencar, e a secretária municipal de educação, Gilmara Lacerda.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.