quarta-feira, 25 de maio de 2016

Festival de Inverno de Garanhuns 2016 é notícia no Diário de Pernambuco


Um dos eventos mais aguardados do calendário do interior pernambucano, o Festival de Inverno de Garanhuns deve ter a duração reduzida em 2016. Devido à necessidade de diminuir o orçamento da festa, os organizadores pensam em diminuir a programação para oito dias, em vez de dez. O 26º FIG será realizado na segunda quinzena de julho, como tradicionalmente ocorre. A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura de Garanhuns ainda não anunciaram as datas. 

As adaptações para enxugar o investimento têm sido aplicadas nos últimos anos da festa no Agreste pernambucano. Nas duas edições mais recentes, apenas o palco principal, armado na Praça Dominguinhos, e o de cultura popular receberam apresentações diariamente. As programações dos polos Pop, Forró e Instrumental foram concentradas nos dois fins de semana do FIG.

Em 2016, a convocatória para artistas que desejam se apresentar no Festival de Inverno de Garanhuns é restrita para pernambucanos ou moradores do estado - os artistas nacionais estarão entre os convidados apenas. Nesta quarta-feira, encerra o prazo de habilitação para os artistas que não entregaram documento comprobatório da cidade na qual nasceram. O edital exigia apresentação da "cópia do RG do artista, para nordestino nato ou documento comprobatório de residência em Pernambuco, para artista natural de outro estado ou estrangeiro". 

O evento, de acordo com o edital, terá oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, palestras, debates, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural e outras atividades artístico-culturais. Os segmentos contemplados são artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

No ano passado, o Festival de Inverno de Garanhuns foi realizado entre os dias 16 e 25 de julho, com 13 polos e mais de 200 shows. Ana Carolina, Fafá de Belém, Eddie, Devotos, Mundo Livre S/A, Calypso, Rivotril, Ave Sangria, Pitty, Isadora Melo, Lucas e orquestra dos Prazeres , Capital Inicial, Roda de sanfona, Leonardo Sullivan, Agnaldo Timóteo, Karynna Spinelli, Joanna, DJ Dolores, A cor do som, Davi Moraes, Zezé Mota, Moraes Moreira, Johnny Hooker, Tiê, Mombojó e Racionais MCs foram algumas das atrações.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.