segunda-feira, 9 de maio de 2016

Primeira reunião da Organização da SNCT 2016 acontecerá na próxima segunda-feira



Na próxima segunda-feira (16) acontecerá no Espaço Ciência a primeira reunião estadual para organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que será realizada entre 17 a 23 de outubro.



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é comemorada anualmente em outubro coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através do Decreto Presidencial de 09 de junho de 2004, e em Pernambuco sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e inovação através do Espaço Ciência (Maior Museu Interativo de Ciência da América Latina), na qual através de parcerias com instituições de ensino, órgãos, municípios, secretarias, projetos e empresas serão realizadas atividades voltadas para educação e divulgação da ciência por todo estado.

Lembrando que o lançamento oficial em Pernambuco da data da SNCT e tema deste ano “Ciência Alimentando o Brasil” foi realizado durante o desfile da troça “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, nas prévias carnavalesca de Garanhuns no dia 3 de fevereiro através da articulação entre Espaço Ciência; A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e apoiados por: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano. E este ano também pelas empresas: Refrigerantes Jatobá; Bom Leite e Informaia.

CONHEÇA MAIS DA HISTÓRIA DA TROÇA:

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas. Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica, no qual o Município de Garanhuns tem sediado por 3 anos consecutivo.

TEXTO: Amanda Maciel (Editora-chefe do BLOGATIVO)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.