quarta-feira, 29 de junho de 2016

ENTIDADE DIVULGA NOTA OFICIAL SOBRE CANCELAMENTO DE EVENTO EM GARANHUNS


A Fundação Educativa do Agreste Meridional – FEAM, vem a público comunicar que a Prefeitura de Garanhuns proibiu a realização do evento que seria promovido no sábado 09 de julho, na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. A notícia causou surpresa nos organizadores, tendo em vista que no último dia 21, a FEAM havia recebido um ofício da prefeitura autorizando o uso do espaço público para a realização do evento que tinha natureza cultural e social.

A festa seria realizada como parte da programação da campanha beneficente “Garanhuns unida contra o frio”, cuja finalidade era arrecadar agasalhos para doar aos moradores de rua e comunidades carentes desta cidade, uma vez que o frio durante o inverno em Garanhuns é bastante rigoroso e faz sofrer quem não tem dinheiro para reforçar o estoque no guarda-roupas.

A alegação feita pela prefeitura, foi a de que a realização do evento iria atrapalhar a execução dos trabalhos de montagem da estrutura dos camarotes do Festival de Inverno. Soou estranha tal alegação, uma vez que esta possibilidade havia sido discutida quando fizemos a solicitação e ainda assim a autorização foi concedida, já que a área utilizada pela Fundação seria distante da estrutura dos camarotes.

Diante de tal impossibilidade, tentamos encontrar uma alternativa e sugerimos o uso do espaço Colunata, no centro da cidade, e também nos foi negado. Em seguida, solicitamos o trecho da avenida Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado, o que também foi negado. Depois de um dia inteiro tentando encontrar uma saída para realizar o evento, não restou outra alternativa, senão, suspender a sua realização. O único caminho apontado pela Prefeitura foi levar a festa para um pequeno espaço na Vila do Quartel, o que foi descartado de imediato. Não iríamos comprometer a segurança e o conforto do público, levando para uma pequena quadra uma banda conhecida nacionalmente e cuja estimativa de público seria superior a 20 mil pessoas, como a banda Cavalo de Pau. Basta ver o exemplo recente de Caruaru, quando mais de 150 pessoas foram pisoteadas em função de superlotação do espaço.

É difícil compreender as razões que levaram a Prefeitura de Garanhuns a inviabilizar completamente a execução deste projeto sem sequer acatar as nossas argumentações. O que mais nos entristece, é saber que agiram assim e não pensaram nos pobres. Não pensaram nas toneladas de agasalhos que poderíamos arrecadar para doar a quem tem frio. Nos entristece a falta de sensibilidade para com a causa, que aliás, já tinha até depoimentos de artistas nacionais se engajando na campanha “Garanhuns unida contra o frio”.

As bandas já estavam devidamente contratadas, o plano de mídia já estava pronto e iria ser lançado ontem mesmo (terça), a empresa que iria instalar o palco e a iluminação também já havia recebido o valor cobrado, a gráfica que iria imprimir os panfletos já estava se preparando para rodar o material, enfim, tudo o que foi preparado pelos coordenadores e pelos voluntários com muito carinho, foi destruído num gesto de tamanha insensibilidade. Isso é lamentável. Só nos resta recorrer à Justiça na tentativa de discutir o prejuízo financeiro que esta entidade irá arcar. Mas deste episódio, guardamos uma lição: é preciso mudar com urgência o jeito de se encarar a causa dos pobres. Só sabe a importância de uma campanha como esta, quem um dia já passou frio.

Ronaldo César, Tacinho o Vaqueiro Playboy e a banda Cavalo de Pau podem esperar para se apresentar em outra data. Mas quem treme de frio enquanto você lê esta nota, não consegue esperar. Salve Garanhuns.

Direção da Fundação Educativa do Agreste Meridional

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.