HIPER TODODIA

HIPER TODODIA

GASTROMED GARANHUNS

ZERONE SISTEMAS

ZERONE SISTEMAS
Clique na imagem

DESTAQUES DO BLOG

CLINLAB DIAGNÓSTICOS

CLINLAB DIAGNÓSTICOS

sábado, 18 de junho de 2016

Na celebração dos 191 anos da Polícia Militar, Paulo concede comendas a 308 destaques‏

Acompanhado do comandante-geral da PM, o coronel Carlos D'Albuquerque, o governador destacou a importância da instituição para a segurança pública



O governador Paulo Câmara comandou, nesta sexta-feira (17.06), a solenidade que encerrou as comemorações do aniversário de 191 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Na cerimônia, que aconteceu no Teatro Guararapes, em Olinda, o chefe do Executivo estadual concedeu a 308 destaques deste ano a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, a mais alta comenda da corporação. A instituição foi criada pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro I, em 11 de junho de 1825, em decorrência dos movimentos libertários da Confederação do Equador, no ano de 1824. 

A importância da integração para obtenção de bons resultados na segurança pública foi destacada por Paulo na ocasião. "Todos aqui desempenham um papel estratégico e contribuíram para os avanços alcançados nos últimos anos no combate à violência. É importante ter uma política construída a partir da escuta dos setores organizados e dos gestores públicos. O Estado tem consolidado, nos últimos anos, as ações iniciadas no governo Eduardo Campos, em 2007. O Pacto pela Vida foi premiado internacionalmente e conseguiu reduzir o número de homicídios em Pernambuco", afirmou, salientando a colaboração dos agentes. 

O secretário da Secretaria de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, apresentou, na oportunidade, um balanço das melhorias na corporação no último período, contabilizando ainda as promoções e o concurso em andamento. "Foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado, a nomeação de 36 aspirantes a oficial", informou o gestor, destacando ainda que não ingressavam oficiais desde 2009. Com relação às comendas, Alessandro frisou que elas só são concedidas aos que prestaram serviços relevantes à corporação e à sociedade. "Eu não tenho dúvida que todos os agraciados tiveram ou tem um papel importante na busca pela segurança pública", concluiu o secretário.

Quando instituída, a Polícia Militar local, que na época foi denominada Corpo de Polícia do Recife, mantinha um efetivo de 320 homens atuando na Capital. Atualmente, a PM é um órgão operativo da SDS e dispõe de 20,3 mil policiais, que, juntos, trabalham para oferecer segurança no Estado. É importante frisar que a instituição conta com o apoio dos órgãos municipais, sendo força auxiliar e reserva do Exército.

O coronel Carlos D'Albuquerque aproveitou o ato para destacar a integração de seus agentes com a comunidade. "Essa é uma parceria que foi construída ao longo dos 191 anos de atuação da corporação militar", afirmou, pontuando que a PM esteve presente nos principais fatos históricos do Estado. "Durante anos, essa corporação tem trabalhado para proteger a nossa população", completou o mandatário da PM.

Entre os 308 agraciados com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar estão a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara; o secretário da Fazenda, Marcelo Barros; o secretário-executivo de Turismo, Esportes e Lazer, Diego Perez; o secretário-executivo de Cidades, Ruy do Rego Barros; o secretário-executivo de Educação, João Charamba; e o chefe de Gabinete do Governador, João Campos. 

Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Leopoldo Raposo; o chefe da Polícia Civil, o delegado Antônio Barros; a gerente-geral da Polícia Científica, Sandra Santos; o procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra;o deputado estadual Joel da Harpa; e o Capitão dos Portos de Pernambuco, Marcelo Petrile. 

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.