GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Saúde física, mental e psicossocial: Estudantes desenvolvem Plano de Ação Comunitária em Garanhuns

Por: Amanda Maciel Ferraz 




Na tarde desta terça-feira (13), os estudantes do programa federal de equiparidade escolar e inclusão social denominado Projovem Urbano apresentaram na Escola estadual Dom João da Mata Amaral seu plano de ação comunitária (PLA) para toda comunidade escolar e entorno. Esse plano faz parte da prática de aulas multidisciplinares em torno de um assunto específico desenvolvendo no estudante em visão holística e crítica, monitoradas por professores para enriquecer na prática o conteúdo teórico já vivenciado dentro da disciplina de participação cidadã em parceria com orientação profissional. 

Neste ano, o tema do PLA foi: “Saúde: física, mental e Psicossocial” os jovens em parceria com seus orientadores, conseguiram articular com algumas empresas e entidades para oferecer para toda a comunidade que o visitavam serviços de: aferição de pressão arterial; testes de: DSTs, diabetes, HIV, sífilis; tipagem sangínea; exames de vista; prevenção de acidentes domésticos; primeiros socorros. Além de abordagem de saúde pública como dengue, zica, dentre outros. 

O evento obteve uma média de 500 visitantes, dos quais autoridades escolares e da sociedade estiveram presentes, exemplificadas por: Diretor da escola – Jaefson Vieira; Diretora Executiva do Projovem Urbano do pólo Garanhuns– Elielda Duarte; Secretária Municipal da Mulher – Eliane Vilar; dentre outros.

Outro destaque que se fez presente, prestigiando ao comparecer no evento, foi a advogada Claudomira Andrade que já é parceira do programa desde 2014, na qual ela se propõe a ministrar palestras gratuitas para os jovens em todo o agreste pernambucano sobre a violência na mulher, abordando um levantamento histórico sobre o papel da mulher na sociedade e a forma de que ela era vista citando até palavras de filósofos da antiguidade como Aristóteles e São Paulo; apresentando vídeos como um documentário de Maria da Penha Maia Fernandes, que contribuiu para elaboração da lei contra os agressores, mais conhecida como LEI MARIA DA PENHA; e discutindo aspectos da lei citada.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.