sexta-feira, 24 de junho de 2016

Vinho, cerveja, cachaça; Estilos diferentes que valem degustar!

As bebidas têm muitas variações, oferecendo um amplo 
leque de possibilidades para quem gosta de degustar.


Maiara Melo - 4 Comunicação
Especial para o Blog

Há quem goste de apreciar bebidas, seus sabores e aromas, descobrindo o que tem por trás da criação e concepção do produto. O vinho com certeza é o mais famoso entre os apreciadores, mas não somente a única bebida que disponibiliza infinitas variações. A cerveja e a cachaça também estão no páreo. Veja as características e como são criadas as bebidas mais populares do mundo.
Vinho

Uma maneira simples de identificar cada bebida leva em conta as características que podem ser reconhecidas por qualquer apreciador: a coloração da bebida, o teor de açúcar, a quantidade de gás carbônico e a graduação alcoólica. Mas também considera o teor alcóolico, a espuma e o nível de açúcar da bebida. O vinho tinto, por exemplo, costuma ser com pouco açúcar (seco), já que seu sabor encorpado não combina com a suavidade do açúcar. A classificação mais conhecida entre os consumidores é a que relaciona o vinho ao tipo de uva. A espécie Vitis vinifera, que é a mais cultivada no mundo, tem pelo menos 5 mil variedades, como as uvas francesas merlot e cabernet, que são algumas das mais famosas e consumidas no mundo inteiro. Outro modo de carimbar as garrafas é usar o nome do lugar em que são produzidas. Há, ainda, as cores, que são variações de três fixas: branco, tinto e rosé.

Cerveja

Que a cerveja é uma paixão nacional, todo mundo já sabe. Mas não é todo apaixonado por cervejas que conhece os mais de 150 estilos espalhados pelo mundo. Esses estilos são definidos de acordo com fatores como ingredientes, cor, sabor, grau de torrefação, produção, receita, origem, entre outros. São tantas peculiaridades que existe uma espécie de tabela periódica da cerveja artesanal. As mais comuns são as lagers, que tem como tipo mais conhecido a Pilsen, e são responsáveis por mais de 99% das vendas no Brasil. Para quem quer ter um ponto de partida, atualmente Pernambuco está produzindo, nas cervejarias registradas, 10 estilos da bebida. Como os dois tipos de Pilsen e uma IPA, da Ekuat, ou as Pale Ale, Pilsen e Weizen da DeBron Bier, que vai lançar em junho uma American Ipa, tipo Ipa Pale Ale com lúpulos americanos.

Destilados

A cachaça é uma bebida muito apreciada na sua forma tradicional, principalmente no Brasil. Com o passar do tempo, ela ganhou variações diversas para agradar a todos os gostos e perfis; desde as industriais Pitú e 51 às artesanais, como Ypióca, Vale Verde e a pernambucana Carvalheira. Essa última, inclusive, investiu em sete tipos de cachaça com diferentes ingredientes e sabores, servidos em bares e restaurantes de todo o país. Outra forma de consumo da cachaça que faz bastante sucesso é a caipirinha. A tradicional mistura da bebida com açúcar e limão é uma das mais pedidas no restaurante Beijupirá do Empório Gourmet Paiva, por exemplo. Lá, o drink também pode ser servido com pedaços de outras frutas, como morango e kiwi. A cachaça assume várias formas para se transformar em belos drinks, se misturando a frutas, folhas e especiarias para oferecer sabores únicos. São as famosas caipifrutas, como a de morango e manga, oferecidas nos restaurantes peruanos Chiwake e Chicama, do chef pernambucano Biba Fernandes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.