quarta-feira, 6 de julho de 2016

EQUIPABAT denuncia Abatedouros Clandestinos na região

Imagens flagram abatedouros irregulares no Agreste



A EQUIPABAT é uma empresa especializada em administração de abatedouros, tendo assumido o Abatedouro Público de Garanhuns em 2013. A empresa tem investido em novos equipamentos, a exemplo de serras elétricas e caldeira a vapor. Possui moderno sistema de higienização que evita poluição por meio de dejetos de animais no âmbito da empresa. Os funcionários são capacitados de forma rotineira. “Seguimos um rígido controle de abate em nossa empresa. O animal só fica de dieta hídrica em nossas dependências com a devida GTA – Guia de Transporte Animal, expedido pelo pessoal do setor sanitário”, afirma Carlos Vandré, mais conhecido por Carlão, diretor-presidente da EQUIPABAT.

Flagrante de abatedouro ilegal no Agreste
Porém, segundo o diretor, a empresa sofre a concorrência desleal dos abates clandestinos em todo Agreste Meridional. Segundo ele, os municípios de Jurema, Capoeiras e São João abatem livremente sem nenhum controle de qualidade, colocando em risco a saúde da população. O Ministério Público já tem conhecimento desta situação.

Carlão explica que o abate clandestino é aquele que está totalmente fora da lei, localizado normalmente em sítios afastados, sem nenhuma condição de higiene, escondidos em clareiras de mata, onde fazem o abate de animais sem nenhuma técnica padronizada. Perigosos pela falta de higiene do local e do produto do abate que é vendido em feiras livres por comerciantes sem preocupação com a população. Estes abatedouros ilegais só são localizados pela polícia e fiscais da Vigilância Sanitária através de denúncias de vizinhos próximos.

O diretor-presidente da EQUIPABAT diz ainda que a empresa cumpre as normas vigentes, porém, é alvo de constantes fiscalizações das autoridades, enquanto que diversos abatedouros clandestinos têm funcionado na região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.