quarta-feira, 27 de julho de 2016

Lombada eletrônica é instalada na Ponte da Morte em Canhotinho



O Detran-PE iniciou nesta quarta-feira (27) a instalação de lombada eletrônica na descida da "ponte da morte", na PE-177, entre os municípios de Canhotinho e Angelim, no Agreste Meridional. 

O equipamento é reivindicação antiga do deputado estadual Álvaro Porto (PSD), que acompanhou o trabalho dos técnicos. A lombada entrará em atividade na próxima semana,

A Ponte da Morte, como começamos a chamar aqui no blog, vitimou dezenas de pessoas que por ela passavam. Em estado precário, sem as cabeceiras e as muretas, os desavisados e alcoolizados se acidentavam, caindo de uma altura considerável, com chance mínima de escapar ileso.

A lombada ameniza, mas ainda não é o remédio definitivo.

No mês passado, Álvaro fez discurso na Assembleia Legislativa solicitando a sinalização do trecho. Lembrou que há anos a população e lideranças da região esperavam por uma solução que diminuísse os riscos para quem trafega pela rodovia. No seu discurso, Porto lembrou que quando o governador Paulo Câmara esteve em Canhotinho, em março deste ano, mostrou a ele, pessoalmente, os riscos oferecidos pela ponte e pediu urgência na sinalização.

Em 19 junho, seis pessoas de uma mesma família morreram em acidente automobilístico na ponte, que cruza o Rio Canhoto. 

APELOS - As cobranças referentes à PE-177 são antigas. Ainda em 2009 o então deputado Eduardo Porto apresentou requerimento solicitando ao então secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, recuperação da ponte e sinalização da via. Na época, o governo estadual se comprometeu a atender às reivindicações num prazo de 60 dias. Mas tudo se resumiu a promessas.

Em fevereiro de 2014, a população chegou a fechar a rodovia, queimar pneus, exigindo a sinalização. Na época, o DER informou que a PE seria restaurada, que o projeto de engenharia estava em fase de conclusão e que o edital seria lançado em seguida. Até o custo estimado da obra foi divulgado: R$ 27,7 milhões. Mas, nada foi concretizado.

Já como deputado, Álvaro apresentou os requerimentos de números 414 e 2370, com igual objeto. Nos dois documentos foram feitos apelos ao governador e ao secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, que ocupava a pasta também em 2009.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.