GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

UNOPAR GARANHUNS

domingo, 31 de julho de 2016

MANIFESTO EM DEFESA DA GRATUIDADE DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO



A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), entidade que congrega 45 instituições públicas de ensino superior, da qual a Universidade de Pernambuco (UPE) faz parte, vem a público formalizar veemente repúdio ao teor do Editorial veiculado pelo Jornal “O Globo” de 24 de julho do corrente que propõe o fim da gratuidade no ensino superior público no Brasil. 

Equivocadamente apresentada como possível solução para a crise fiscal que se abate sobre o País, a proposta afronta o princípio constitucional consagrado pelo Inciso IV do Art. 206 da Constituição Federal, rompendo com uma conquista do conjunto da população brasileira, além de se apresentar ancorada na falsa premissa de que a gratuidade seria causadora de concentração de renda.

Respaldadas por seu sólido histórico de ações voltadas ao enfrentamento das graves distorções sociais em nosso País, o conjunto das Universidades Públicas Estaduais e Municipais filiadas à Abruem reafirmam a defesa intransigente da gratuidade de ensino como instrumento efetivo de democratização do acesso ao ensino superior de qualidade.

Reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro
Presidente da Abruem - Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

Co-assinada pelo Profº Pedro Henrique de Barros Falcão, 
Reitor da Universidade de Pernambuco, e publicada no site da UPE

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.