sábado, 9 de julho de 2016

NA FRANÇA, Bonecos do Carnaval de Bom Conselho são convidados para Festival Internacional

O Gigante John Woodman (John o Lenhador) é um simbolo importante de Steenvoorde. Diz a história, que ele foi um homem de estatura gigantesca e muito forte. Em vida exerceu comércios hercúleos. Foi também tecelão, lenhador e sapateiro. É o anfitrião de um evento que reúne bonecos gigantes do mundo todo!

Pernambuco, representando o Brasil, participará pela terceira vez do Festival de Bonecos Gigantes de Steenvoorde, França. Em 5 edições já realizadas, as cidades de Olinda e Recife já marcaram suas presenças. Agora é a vez de Bom Conselho, que foi convidada oficialmente, com seus bonecos que fazem homenagem a representantes da cultura local, e que desfilam no Carnaval de Zé Puluca, como é chamada a festa na Terra do Papacaça, promovida pela AMABC, Associação dos Músicos Amadores, idealizada e presidida por Carlos Alberto, o Carlão.

A 6ª Edição do Festival de Gigantes de Steenvoorde, será realizado entre os dias 28 a 30 de abril de 2017. 

O Festival Mundial de Bonecos de Steenvoorde, recebe gigantes de vários países do mundo. Já estiveram por lá, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Burkina Faso, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Portugal e Canadá. Evento único na Europa, realizado a cada seis anos. Recentemente, Pernambuco enviou os bonecos Barbapapa, Morena e Tarado da Sé. 15 integrantes do grupo receberam total apoio da Prefeitura Municipal de Olinda, para representar a cidade que é a Capital Brasileira da Cultura. A orquestra de frevo do maestro Carlos, foi escolhida para abrilhantar a participação do grupo pernambucano, além de algumas alegorias; passistas, caboclos de lança e outras figuras tradicionais do folclore de Pernambuco. Na última edição, o estado foi representado pela Embaixada dos Bonecos Gigantes, da cidade do Recife. Que levou três bonecos gigantes; Carmen Miranda, Chacrinha e o Caboclo de Lança. Com apoio da Prefeitura Municipal do Recife.

Bom Conselho deve enviar, além de dois bonecos, 13 integrantes, com representantes da associação e músicos. Um dos bonecos, lógico, será do Maestro Zé Puluca, que dá nome ao pré-carnaval de Bom Conselho, e o outro será escolhido por votação popular, em urnas espalhadas pela cidade e pela internet, no site da entidade.

Trata-se de um orgulho particular deste blogueiro e defensor da nossa cultura, ter oferecido nossa parcela para o crescimento deste evento importante, que resgata tradições, e que recebe reconhecimento internacional. Puxamos nosso frevo em duas edições, com Alceu Valença e Almir Rouche. Quem também já pisou no palco do Carnaval de Zé Puluca foi o Maestro Spok.

Para saber mais, ou dar seu voto, acesse o site oficial:
http://carnavaldezepuluca.blogspot.com.br/

Carlos Alberto, presidente da AMABC, na homenagem que fez a Mestre Galo Preto, no carnaval de 2016

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.