segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Enoteca do Vale do São Francisco será o novo equipamento turístico de Pernambuco no Sertão

Lagoa Grande vai abrigar o local de aprendizado, pesquisa e degustação dos vinhos produzidos na região. A obra prevê também a requalificação do entorno do edifício de 1,1 mil m²

Dona de um cenário espetacular, um oásis em meio à paisagem árida do Sertão de Pernambuco, a região do Vale do São Francisco é um dos importantes destinos turísticos do Estado. Mas a região não chama atenção apenas pelas belezas naturais. Nos últimos anos, é crescente o número de visitantes em busca de conhecer de perto as tecnologias empregadas na produção de frutas, além de experimentar os vinhos e espumantes produzidos com matéria prima das colheitas. 

No próximo semestre, uma novidade vai movimentar ainda mais o destino. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), está erguendo a Enoteca Luigi Pérsico, em Lagoa Grande, um dos municípios da região. O edifício de 1.120 m², já existente, será transformado em uma biblioteca de vinhos. Um lugar para conhecer, aprender e pesquisar sobre os vinhos produzidos na região.

A obra, orçada em R$ 690 mil com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê também as adequações da infraestrutura do Bairro de Vermelhos, local onde funcionará a Enoteca. Serão realizadas melhorias de pavimentação na rede elétrica, urbanização, além da acessibilidade do local. A obra tem entrega prevista para o mês de novembro.

“O enoturismo se tornou um grande atrativo e também um impulsionador do turismo na região, nos últimos anos. Das sete vinícolas instaladas no Vale, quatro estão sediadas em Lagoa Grande, que fica a 40 minutos de Petrolina, maior cidade do polo. A produção frutífera do município gera 10 mil empregos diretos e indiretos e produz, anualmente, cerca de 20,5 milhões de quilos de uva e sete milhões de litros de vinho, exportados para outros estados e países. Todos querem conhecer este oásis no meio do Sertão, além de provar os vinhos, claro”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Pela aliança entre clima e sistema de irrigação singular, é possível, em pleno Sertão nordestino, fazer cinco colheitas de uvas a cada dois anos. O Vale do São Francisco é um local diferenciado onde, em qualquer época do ano, é possível plantar e colher. A Enoteca será um dos pontos de visitação dos roteiros turísticos das já famosas rotas de vinho, priorizando a história da vitivinicultura do Vale. A estruturação do equipamento é uma das ações do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Vale do São Francisco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.