sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pesquisa para prefeito cria polêmica em Garanhuns



Izaías disparado na frente. É assim o retrato da pesquisa divulgada na madrugada desta sexta-feira pelo Blog do jornalista Magno Martins, realizada pelo Instituto Opinião da Paraíba. Pelas ruas e ritmo de campanha, até agora, era de se esperar que o atual prefeito mostrasse margem à frente dos seus concorrentes, mas os números estão sendo discutidos até por lideranças que apoiam o prefeito.

Vamos ao resultado:

Izaías (PTB) - 67,3%
Sivaldo (PPS) - 9,8%
Paulo Camelo (PCB) - 2%
Claudomira (DEM) - 1,8%
Valter Couto (PDT) - 0,5%
Brancos e nulos somam 10,3% e indecisos apenas 8,3%.

Curiosamente, o nome de Sivaldo aparece como Silvino Albino no texto de Magno Martins, que também se reporta a ele como o "trabalhista", mostrando que recebeu informações equivocadas. É sem sentido imaginar que Sivaldo tenha menos votos do que quando disputou para deputado, concorrendo com múltiplas candidaturas, do que agora, quando aparentemente polariza com Izaías.

Na última pesquisa divulgada pela imprensa, comparando com esta, os números de Izaías são parecidos, praticamente os mesmos, e naquela Sivaldo ainda não aparecia, não havia sido colocado na pesquisa. Nesta, com Sivaldo, todos perderam votos para o candidato do PPS, menos o prefeito. Incrível!

Claudomira e Paulo Camelo, pela pesquisa do Instituto Opinião, não chegam a 1300 votos, mas Paulo tem historicamente passado de 3 mil, portanto, mais que o dobro, e Claudomira traz um recall da campanha de deputada, quando teve mais de 6 mil votos. Perderia 80% dos seus votos da última campanha?

Com base nos números das duas pesquisas, a campanha de Izaías parece ter colocado como meta chegar aos 50 mil votos. Este objetivo tem sido dito por diversos correligionários.

O mesmo Instituto Opinião está tendo uma pesquisa contestada, lá em Petrolina. Na semana passada o instituto que está trabalhando em parceria com Magno Martins, mostrou números com Miguel Coelho (PSB) bem na frente. O candidato do PT, Odacy Amorim, contratou empresa no mesmo período, e deu resultado totalmente diferente, ou seja, tem gente trabalhando errado.

O problema é que este tipo de artifício, de Miguel ou de Odacy, tem impacto no meio do eleitorado, que aceita os números de pesquisa como se fossem verdade, independente dos meios usados nas entrevistas ao eleitorado. E isto influencia a eleição.

Sinceramente acho que Izaías tem boa frente em Garanhuns, mas exageraram na dose, e a campanha ainda tem três semanas, podendo chegar no dia da eleição com estes números apresentados, ou ter resultado diferente. Nem essa frente toda da pesquisa do Instituto Opinião, nem a proximidade da pesquisa não registrada que foi motivo de polêmica esta semana. Acho que o meio termo, neste momento é o mais próximo da realidade.


Pesquisa do Instituto Opinião da Paraíba

Pesquisa contratada por Odacy Amorim

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.