domingo, 16 de outubro de 2016

HOJE A NOITE TEM SUPERLUA



Neste domingo, 16 de outubro, terá a primeira de um total de três superluas previstas para 2016. De acordo com a Nasa, a lua cheia, nesse caso, chega a ser 14% maior e 30% regular que as demais observadas ao longo do ano. Apesar da magnitude que o astro tomará, essa ainda não será a maior das superluas – o satélite natural estará ainda mais próximo e observável no dia 14 de novembro, quando sua imagem chegará ao ápice para quem está na Terra.

As superluas estarão com uma aparência maior porque estarão mais próximas do horizonte. E a observação do astro na linha do horizonte favorece a impressão de que a lua estará muito maior do que o normal, diferentemente de quando ela estará já alta, no céu. No caso do Recife, o nascer da lua ocorrerá às 17h53, já após o pôr-do-sol, que deve ocorrer às 17h14. 

Nesse caso, a superlua pode adquirir tons amarelados ou avermelhados. A superlua ocorre a cada 13 meses e 18 dias, o que significa que não haverá oportunidade de observação do fenômeno em 2017, mas que o revéillon do ano seguinte promete ter um toque especial, já que o ápice da primeira superlua de 2018 ocorrerá no dia 2 de janeiro de 2018.

Para saber mais: CURIOSAMENTE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.