GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CLIQUE E SAIBA MUITO MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

MAWACA na Mostra de Música Leão do Norte, em Garanhuns. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

De 17 a 22 de outubro, o evento realizado pelo Sesc traz apresentações e ações formativas gratuitas



Com programação diversificada, que inclui apresentações de grupos e compositores de Pernambuco, seminário, oficinas e ações formativas, a 8° edição da Mostra de Música Leão do Norte, do Sesc Pernambuco, aporta acontece até o dia 22 de outubro na cidade de Garanhuns, no Agreste. A iniciativa tem como objetivo valorizar a produção de musical local e o seu desenvolvimento, ampliando os espaços de criação, atuação e reflexão.

“Este ano, nosso grande desafio foi identificar compositores de canções e escolhas vocais que saíssem dos moldes comuns, em vários aspectos, seja performance, sonoridade e repertório, já que ao longo de oitos anos de existência do projeto tem sido muito presente as formações instrumentais sem voz. A Mostra conta com a participação de representantes de várias cidades indo desde a capital ao interior pernambucano”, afirma coordenadora do projeto, Sonia Guimarães. De acordo com ela, o evento vai acontecer de forma interina em Garanhuns, marcando o descentro e o intercâmbio dos artistas, na intenção de congregar uma parte da produção musical do Estado. 

A primeira ação a ser realizada no dia 17 é a oficina “Paisagem sonora: da escuta à criação”, às 9h, que será ministrada pela musicista, radioasta, artista sonora, produtora cultural e professora da Universidade Estadual de Londrina, Janete El Haouli. A atividade vai ser desenvolvida no Centro de Turismo e Lazer Sesc Garanhuns. No dia seguinte (18) até o dia 21, é a vez da oficina “Vozes do Mundo”, com grupo Mawaca, de São Paulo. Os interessados em participar das ações podem se inscrever no setor de cultura do Sesc Garanhuns.

Dentro da programação, o seminário “Processos Composicionais na Música Brasileira” tem como objetivo discutir os aspectos das relações contextuais e as influencias na formação da música brasileira. “Este ano, O espaço faz um panorama da voz em seus diversos lugares, formas e comportamentos. Os debates serão mediados por Janete El Haouli”, afirma Sonia Guimarães. Participam como palestrantes a etnomusicóloga, cantora, arranjadora, compositora e diretora musical do Mawaca Magda Pucci, a cantora, compositora, instrumentista e professora da UNICAMP, Regina Machado, e o Mestre em Canto pela Universidade Federal da Paraíba, Luiz Kleber Queiroz. Na pauta, estão os temas: “Vozes e Ritos”, “A voz além da palavra: poéticas sonoras”, “A voz na Canção Popular Brasileira” e “Canção de Câmara Brasileira”. O seminário será realizado nos dias 17 a 21, sempre das 14h às 16h, no CTL Garanhuns. Em seguida, às 16h, haverá a apresentação de Pierre Tenório (18), Regina Machado (19), Dá Ilha pra Cá (20), Contracantos (21).

Apresentações – O Mawaca, formado por seis vocalistas que interpretam canções em mais de 20 línguas, acompanhadas por um grupo instrumental acústico, é o grupo convidado para a primeira apresentação da Mostra Leão do Norte, no dia 17. O público poderá conferir a apresentação às 20h no CTL Sesc Garanhuns. A grade é formada por Rubi Waf (18) e tem nos dias seguintes os grupos criadores. Os concertos, que acontecem às 19h, traz artistas como André Maria e Sexteto Tabajaras (19), Ripa Oliveira e Thiago Martins (20), Alexandre Revoredo e Grupo Instrumental Brasil (21) e Quinteto Pedro Linda de Cordas e Paulo Matricó (22).

O “ExperimenTear”, que é um local para a apresentação de portfólios e experimentos musicais, será movimentado no Coletivo Tear entre os dias 18 e 21 deste mês. A ação é formada por artistas que integram os concertos com os grupos criadores. A programação completa pode ser conferida no www.sesc-pe.com.br.

Mostra – Iniciada em 2009, a iniciativa integra a Rede Sesc de Mostras de Música. Desde a sua primeira edição, o evento oferece ao público uma programação que amplia a experiência e a apreciação musical pernambucana, em sua diversidade. O formato propõe além de apresentações, ações formativas, estritamente musicais ou de interdisciplinaridade entre outras linguagens artísticas. Ao longo dos anos, a Mostra contou com a presença marcante dos grupos instrumentais, o que se desdobra nas ações formativas e na programação alternativa realizada em parceria com o Coletivo Tear.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.