GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Lagoa do Ouro é o primeiro município de Pernambuco a oferecer tratamento ortodôntico no CEO




O município de Lagoa do Ouro, a 266 Km da capital Recife, é o único no estado de Pernambuco a oferecer o serviço de Ortodontia, aparelhos fixos e móveis, no Centro de Especialidades Odontológicas. A Ortodontia tem como objetivo a prevenção e tratamento das más oclusões dentárias. Começou a ser ofertada no SUS, a partir de 2011, com a publicação da Portaria 718- SAS de 20-12-2010.

O CEO de Lagoa do Ouro foi inaugurado em 2012, com os serviços de endodontia (canal), cirurgia, periodontia, diagnóstico de lesões bucais, atendimento à pacientes com necessidades especiais, além do serviço de prótese dentária. A partir de julho de 2016, passou a ofertar o serviço de Ortodontia para os jovens do município, portadores de má oclusão. 


Segundo a coordenadora de saúde bucal do município, Dra. Karina Mélo, os pacientes com má oclusão, após concluírem o tratamento odontológico necessário, por exemplo, limpeza, restaurações entre outros, são encaminhados pelos dentistas das Unidades de Saúde da Família para triagem e avaliação ortodôntica com o Dr. Marcus Ávila, ortodontista do município.

A estudante Esmeralda Vieira Texeira, 15 anos, deficiente auditiva e paciente do CEO desde 2012, foi uma das jovens triadas para Ortodontia. Filha de mãe agricultora, tinha como sonho “corrigir” os dentes, mas não tinha condições financeiras de arcar com o tratamento. Segundo sua mãe, a mesma ao chegar em casa correu para acordar o irmão e mostrar que estava de aparelho. 

A manutenção do aparelho é feita mensalmente no CEO, são feitos os ajustes necessários e o agendamento do retorno. O único custo para o paciente é a documentação ortodôntica, diz a coordenadora de Saúde Bucal.

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.