domingo, 11 de dezembro de 2016

Forças Armadas reforçam segurança no Grande Recife com 3,5 mil soldados

Reunião operacional comandada pelo governador Paulo Câmara, neste sábado, contou com a participação  do ministro da Defesa, Raul Jungmann, discutiu a atuação da tropa federal




A participação das Forças Armadas nas ações de segurança do Estado para assegurar a manutenção da ordem e da autoridade pública foi discutida, nesta sábado (10.12), durante reunião operacional, no Palácio do Campo das Princesas, entre o governador Paulo Câmara, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e representantes do Estado Maior das Forças Armadas. Composto por 3,5 mil soldados do Exército, Marinha e Aeronáutica, o efetivo federal destinado a Pernambuco reforçará, até o dia 19 deste mês, a segurança no Grande Recife, juntamente com os batalhões da Polícia Militar. 

"Foi uma medida de precaução importante e necessária. Não podemos, de nenhuma maneira, colocar em risco a população. Diante de movimentos ilegais que vimos ontem, eu tinha o dever, como governador, de alertar o Governo Federal", destacou Paulo Câmara, ressaltando que a PM tem se mostrado presente nas ruas. "Os lançamentos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das outras polícias estão normais em todo o Estado. Nós estamos com funcionamento nos batalhões em todo Pernambuco e estamos dando esse reforço do Exército na RMR", completou.

O ministro Raul Jungmann pontuou que a União disponibilizou seis batalhões para atuar em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco, fazendo questão de ressaltar a sua inteira confiança na dissolução dos movimentos ilegais. "A nossa participação que visa, sobretudo, assegurar a paz e tranquilidade ao povo pernambucano, será em breve desnecessária", afirmou. O representante da União destacou também a mediação sóbria feita por Paulo Câmara. "Acreditamos que a condução dada pelo governador tem sido a melhor possível", frisou. A permanência do efetivo no Estado será de 10 dias, podendo ser prorrogada, caso haja necessidade.

Durante a reunião operacional, o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, o almirante Ademir Sobrinho; o chefe do Comando Militar do Nordeste, o general Artur Costa Moura; o chefe do II Comando Aéreo Regional, o brigadeiro Luiz Fernando Aguiar, e o secretário estadual de Defesa Social, Angelo Gioia, afinaram os detalhes da atuação do efetivo federal no Grande Recife. 

O Governo de Pernambuco solicitou, no último dia 06.12, ao presidente da Repúblico, Michel Temer, autorização para emprego das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança, por não aceitar o desrespeito à hierarquia e a quebra do código disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar verificado nos movimentos ilegais realizados por associações das duas entidades. 

Fotos: Aluisio Moreira/Sei

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.