quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CARNAVAL: Loló pode provocar parada cardíaca‏

Durante o carnaval é comum o aumento do uso de algumas drogas. O loló está entre as mais usadas no período. Ele é um solvente usado como inalante, com diversos efeitos colaterais, que vão depender da quantidade usada pelo usuário, e que vai desde um pequeno zumbido até fortes alucinações. O efeito também é rápido, dura cerca de um minuto, o que leva o usuário a repetir diversas vezes a inalação. O uso do loló é proibido pelos vários relatos de parada cardíaca. “O uso excessivo da droga pode levar à morte”, afirma o médico Tomás Mesquita, cardiologista do Hospital Jayme da Fonte.

A droga tem preparo clandestino que mistura benzina, clorofórmio, éter e essência perfumada. É importante lembrar que todas são substâncias cancerígenas. Por seu efeito muito rápido, o loló parece inofensivo, mas ele destrói células do cérebro e acelera a frequência cardíaca, podendo chegar a 180 batimentos por minuto (bpm). 

No Brasil, o loló foi proibido pelos muitos relatos de parada cardíaca durante seu uso. O cardiologista explica que para os jovens entre 15 e 20 anos de idade, a frequência cardíaca normal é de 60 bpm chegando ao máximo de 90 bpm. “Uma frequência de 180 bpm é um sinal de alerta e perigo de morte. Há situações em que é possível atingir este número sem que isso represente um risco para a saúde, por exemplo, quando você está malhando. Porém, a situação é completamente diferente quando o corpo não está em atividade de preparação e sofre uma alteração repentina desta freqüência, podendo levar a parada cardíaca”, afirma Dr. Tomás.

Normalmente a droga é colocada na própria roupa e inalada pela boca ou nariz. Logo após a inalação, é comum a sensação de formigamento nas mãos e no rosto e um barulho nos ouvidos, acompanhados de uma grande sensação de felicidade, vontade de rir e alucinações. 

 Após o efeito da droga, o saldo são náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar. 

O loló tem seu efeito potencializado quando é consumido juntamente com bebidas alcoólicas. O que geralmente acontece, já que é comum o consumo da droga durante grandes festas de rua, como o carnaval. “Engana-se quem pensa que o resultado do uso do loló fica apenas no mal estar. A droga tem efeitos muito mais devastadores no organismo. A recomendação é evitar a droga em qualquer hipótese”, finaliza o médico.

Confira ruas que receberão calçamento e saneamento na Liberdade em Garanhuns



Foi assinada pelo Prefeito Izaías Régis e pelo Secretário de Serviços Públicos, Pedro Maia, a Ordem de Serviço referente à execução de serviços de melhorias da infraestrutura urbana com pavimentações em paralelepípedos e drenagem de ruas na comunidade da Liberdade no bairro Heliópolis. As obras serão realizadas com recursos próprios.

As ruas comtempladas serão: Marim dos Caetés, Oriente, Tejucupapo, Pe. Adriano Bekker e Caramuru. O prazo de conclusão das obras é de aproximadamente três meses de execução.

Lula e Garanhuns no editorial do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO

21/01/2016

O ASCETA DE GARANHUNS

“Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da Igreja Católica, nem dentro da Igreja Evangélica. Pode ter igual, mas mais do que eu, duvido.” Lula continua achando que o brasileiro é idiota. Reuniu ontem blogueiros amigos para um café da manhã em seu instituto e, a pretexto de anunciar que vai participar “ativamente” do próximo pleito municipal, aderiu pessoalmente – já o havia feito por intermédio de seu pau-mandado Rui Falcão – à campanha promovida por prósperos advogados e seus clientes, apavorados empresários e figurões da política, para desmoralizar a Operação Lava Jato, que procura acabar com a impunidade de poderosos corruptos.

Lula conseguiu escapar penalmente ileso do escândalo do mensalão e, por enquanto, não está oficialmente envolvido nas investigações sobre o assalto generalizado aos cofres públicos. Os dois casos juntam-se numa sequência das ações criminosas que levaram dinheiro sujo para os cofres do PT e aliados e “guerreiros” petistas como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares para a cadeia.

O que é inacreditável é que, como presidente da República e dono do PT, Lula não tivesse conhecimento do mensalão e do petrolão que desfilavam sob seu nariz. Assim, é notável o atrevimento – talvez mais estimulado pelo desespero do que por sua índole de ilusionista – com que o personagem, que ficou rico na política, se apresenta como monopolista das mais prístinas virtudes.

Só mesmo alguém empolgado pelo som da própria voz e pelas reações da plateia amiga cairia no ridículo de se colocar como referência máxima e insuperável em matéria de honestidade. “Pode ter igual, mas mais do que eu, duvido.”

Apesar de inebriado com as próprias virtudes, Lula encontrou espaço para a modéstia – infelizmente de braços dados com a mendacidade, que alguns chamam de exagero retórico – ao se referir ao combate à corrupção. Fez questão de dar crédito a sua sucessora, deixando no ar a pergunta sobre a razão pela qual os petistas esperaram oito anos, até que o chefão deixasse a Presidência, para se preocuparem com os corruptos: “O governo criou mecanismos para que nada fosse jogado embaixo do tapete nesse país. A presidente Dilma ainda será enaltecida pelas condições criadas para punir quem não andar na linha nesse país”. E arrematou, falando sério: “A apuração da corrupção é um bem nesse país”.

Lula não se conforma, no entanto, com a mania que os policiais e procuradores têm de o perseguirem, obstinados pela absurda ideia fixa de que ele tem alguma coisa a ver com a corrupção que anda solta por aí: “Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta”. Ou seja, os homens da Lava Jato ou da Zelotes não vão sossegar enquanto não obrigarem alguém a apontar o dedo para o impoluto Lula. Mas, confiante, o chefão do PT garante que não tem o que temer: “Duvido que tenha um promotor, delegado, empresário que tenha coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito”.

Lula falou também sobre a fase mais financeiramente próspera de sua carreira política, quando, depois de ter deixado o governo, na condição de ex-presidente faturou alto com palestras aqui e no exterior patrocinadas por grandes empresas. Explicou que é comum ex-chefes de governo serem contratados para transmitir suas experiências ao mundo. Quanto a palestrar no exterior para levantar a bola de empreiteiras que para isso lhe pagam regiamente, Lula tem a explicação que só os mal-intencionados se recusam a aceitar: “As pessoas deveriam me agradecer. O papel de qualquer presidente é vender os serviços do seu país. Essa é a coisa mais normal em um país”.

De fato, é muito louvável que um ex-presidente da República se valha de seu prestígio para “vender” os serviços e produtos de grandes empresas brasileiras aptas a competir no mercado internacional. Resta definir quando essa benemerência se transforma em tráfico de influência.

“Nesse país”, porém, qualquer um que manifeste dúvidas em relação à absoluta integridade moral do asceta de Garanhuns é insano ou mal-intencionado.




ENQUETE: Você considera que...

As investigações estão forçando a barra para pegar Lula, que é inocente. Nunca investigaram FHC.
Lula e Dilma, assim como parte do PT e partidos aliados, participaram dos esquemas de Corrupção.


FPF muda tabela do Campeonato Pernambucano. Santa Cruz e Náutico jogam em uma segunda-feira

Quem será o Campeão Pernambucano 2016?
Náutico
Santa Cruz
Sport
Outro

A Federação Pernambucana de Futebol divulgou duas mudanças nos jogos do hexagonal final do Estadual, que nem começou ainda. O clássico entre Náutico e Santa Cruz, que estava marcado para o próximo dia 31 (domingo), às 16h, na Arena Pernambuco, foi adiado para a segunda-feira, 1 de fevereiro, às 20h30, no mesmo local. Da mesma forma, o confronto entre Salgueiro e Sport, antes marcado para o dia 3 de fevereiro (quarta-feira) e válido pela 2ª rodada, foi antecipado para o dia 31, às 16h, no Cornélio de Barros. Com a alteração, o jogo do Leão entra na grade da tevê aberta.

De acordo com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, as mudanças foram motivadas por um pedido da polícia militar, devido as prévias carnavalescas marcadas para o dia 31 na capital pernambucana. "O motivo foi de segurança pública. Estava tudo encaixado, mas novamente atendemos a um pedido da Polícia Militar, que ao que parece está com poucos policiais. Em todos os estados brasileiros existe futebol durante o carnaval. Desse jeito, daqui a pouco não teremos mais futebol em Pernambuco nos meses de janeiro e fevereiro", reclamou o dirigente.

Evandro, no entanto, não acredita em perda de público com o clássico entre alvirrubros e tricolores passando saindo de um domingo à tarde e passando para uma segunda-feira à noite. "Acredito em um público de 20 mil pessoas", disse. O dirigente explicou ainda que a partida será transmitida pelo pay per view para 18 países na Ásia e para os Estados Unidos. "Conseguimos colocar o jogo no nosso horário às 20h30. Inicialmente ele aconteceria às 19h30 e seria transmitido para 60 países", revelou o cartola.

Última etapa da Via Mangue é inaugurada no Recife

Conclusão da obra deve aliviar o tráfego na Zona Sul. Foto: Karina Morais/Esp.DP

O sistema de circulação da Zona Sul do Recife inicia hoje uma nova etapa com a implantação dos dois sentidos da Via Mangue. Depois da Pista Oeste, entregue em junho de 2014, finalmente entra em operação a Pista Leste, que faz o sentido contrário.

A ampliação da capacidade de tráfego ligando as zonas Norte e Sul da capital pernambucana irá possibilitar uma redução no tempo de deslocamento em pelo menos 40% do que é gasto hoje para percorrer as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, segundo estimativas da equipe técnica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Pista Leste só será aberta para o tráfego após a solenidade de inauguração, prevista para começar às 11h. Mas, antes disso, entrará em operação a partir das 8h o binário do Pina formado pelas ruas professor Augusto Reinaldo, no sentido subúrbio, e a Nogueira de Souza no sentido cidade. O túnel Josué de Castro também passa a funcionar em sentido único a partir das 8h.

Confira a cobertura completa no Diario de Pernambuco nesta quinta.


Silvino na vice de Izaías?

Escolha do vice em Garanhuns passa por Armando Monteiro.
A foto registra a filiação, à época, de Dr. Silvino e Aurora Cristina ao PTB

Você concorda com Silvino na vice de Izaías?
Sim. É o melhor nome.
Não. Prefiro outro.
Tanto faz, não votarei em Izaías.


O prefeito Izaías Régis passou três anos do mandato deixando no ar quem seria seu vice na campanha da reeleição. A questão ganhou novo impulso quando ficou clara a cisão entre o prefeito e a vice, Rosa Quidute, que sonhou com uma candidatura a deputada, e depois deixou o prefeito, Armando e o PT para apoiar Paulo Câmara e ingressar no PSB. 

Izaías disse várias vezes que seu vice seria um vereador, fazendo nomes como Gersinho, Audálio Filho, Haroldo, Zaqueu e Gil PM sonharem com a vaga. Mas teve gente que apostava em empresários ou alguém da extrema confiança do prefeito. Eram (ou são) muitas opções.

Mas parece que os planos podem ter sido traçados há algum tempo. 

Na desistência da campanha para prefeito, Silvino Duarte, afirmou, de imediato, que apoiava Izaías Régis, após conversar com Armando Monteiro. Nunca ficaram claros os acordos fechados na época, que levaram à vitória de Izaías, embora ele acredite que venceria sem o apoio de Silvino. Já o ex-prefeito, aliado desde aquele momento, filiando-se ao PTB posteriormente, mostrou pesquisas que dizia o contrário, que Zé da Luz tinha três pontos de frente, e estava na crescente. Se lembro bem, eram 34% para Zé da Luz, 31% para Izaías e 21% para Silvino. Se discordarem, os números foram do próprio Silvino, que afirmou que desistia para apoiar o "segundo colocado", para vencer Zé da Luz. Certo ou não, foi feito o acordo.

Discussões conjunturais da época à parte.

Armando visitou Silvino em sua casa, após a campanha de 2012
Interessante anotar que Silvino, em dois momentos, tratou direto com Armando Monteiro, e não com Izaías. Foi ao ministro que Silvino buscou para o acordo da desistência. E agora, foi novamente com Armando Monteiro que Silvino, em reunião no Recife, segundo o jornalista Inaldo Sampaio, demonstrou vontade de ocupar o cargo de vice em uma futura administração, caso a campanha da reeleição de Izaías seja vencedora.

Nota-se, portanto, que Izaías não tinha a palavra final sobre a indicação do vice, mas o nome de Silvino ajuda a explicar aos vereadores a escolha "por cima", não se queimando no processo de escolha local.

Há quem diga que o cargo estaria no acordo de 2012, ou teria sido a campanha de deputado, que por motivos particulares, Silvino e Dona Aurora (também sondada como candidata a deputada), preferiram não participar como candidatos, acabou sendo Zaqueu, que integrava o grupo de Silvino, e depois de Zé da Luz.

A verdade é que a chapa Izaías/Silvino é muito forte, embora tenha muita gente que seguia o ex-prefeito e que não aprovou sua decisão em 2012. Contudo, Silvino volta a sonhar em retornar à prefeitura, pensando em ser o candidato à sucessão de Izaías, ou até assumir antes, caso o prefeito resolva disputar a eleição de 2018, se a legislação eleitoral não mudar.

Interessante também imaginar que ambos já foram adversários ferozes, mas esta é a política de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.