terça-feira, 26 de janeiro de 2016

REPORTAGEM ESPECIAL: Moto Amiga promove ações para frear epidemia de acidentes com motos em Pernambuco


De acordo com o Cepam-PE, mais de 70% dos pacientes acidentados e internados no HR não tinham habilitação ou nunca fizeram algum treinamento para pilotar o veículo





Preocupado com milhares de vítimas envolvidas em acidentes com motocicletas no Estado, o projeto Salvando Vidas, que surgiu de parceria entre o projeto Moto Amiga e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam-PE), desenvolve ações que têm como objetivo diminuir acidentes com motocicletas em Pernambuco. Em 2015, essa união promoveu fóruns em todo o Estado, para apresentar dados e desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização. A Moto Amiga, em parceria com o Detran-PE, ainda proporciona cursos de pilotagem gratuitos em todas as regiões de Pernambuco. De acordo com dados do Cepam-PE, no Hospital da Restauração (HR), mais de 70% dos pacientes internados por acidente de moto não tinham habilitação ou nunca fizeram algum treinamento para conduzir o veículo.

Os novos índices e discussões são apresentados durante a realização dos ‘Fóruns de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto’, organizados em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em sete cidades contempladas com as Gerências Regionais de Saúde (Geres): Recife, Petrolina, Arcoverde, Garanhuns, Ouricuri, Goiana e Caruaru.

Para o médico e coordenador executivo do Cepam-PE, João Veiga, há uma necessidade de promover ações de fiscalização realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização para prevenção de acidentes com motocicletas. “O País gasta, por ano, cerca de R$ 40 bilhões com acidentes de trânsito. Em Pernambuco, se gastou R$ 1,4 bilhão, em 2014, durante os serviços de pré-atendimento do Samu, internamento hospitalar e pós-tratamento”, informa Veiga. “Existe uma preocupação do Governo do Estado. E, além do conteúdo educativo, a diferença para mudar o quadro atual deve ser feita com fiscalização”, alerta.

Curso

O projeto Moto Amiga, em convênio com o Detran-PE, também promove cursos de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em diversos municípios pernambucanos. Em 2015, cerca de 700 motociclistas realizaram o curso de pilotagem somente no centro de treinamento da Motoparts Recife. No interior do Estado, pouco mais de 600 ‘pilotos’ receberam treinamento. Entre esses 304 foram instruídos e ‘reeducados’ em cidades como Ouricuri e Salgueiro, no ano passado.

Os cursos são ministrados pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito.

O curso já teve turmas abertas nas principais regiões do estado: em Recife (RMR), Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Petrolina. O objetivo é aperfeiçoar motociclistas já habilitados a dirigir na categoria A (moto), capacitando-os a enfrentar situações adversas e de risco. Durante o curso de Pilotagem Defensiva são abordados temas como ‘Definição e elementos da pilotagem defensiva’; ‘Condução em condições adversas’; ‘Condução em situações de risco’; ‘Ultrapassagens’; ‘Derrapagem’; ‘Ondulações e buracos’; e ‘Cruzamentos e curvas’. O aluno ainda aprende as noções básicas da legislação de trânsito.

A carga horária conta com 16 horas/aula, divididas em dois módulos de oito horas por dia cada, sendo oito horas de fundamentos teóricos e outras oito horas de aula prática.“O objetivo é aprofundar os conhecimentos correlatos ao manejo eficaz da motocicleta, em função da legislação de trânsito, bem como incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura”, diz Guto Alves, coordenador do Núcleo Operacional Assohonda/NE-II.

O curso ainda aborda às questões técnicas de como pilotar uma motocicleta, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, que são tão frequentes. “Principalmente pela falta de conhecimento ou pela imprudência ao conduzir uma motocicleta”, completa o coordenador da NOA-II.

Saiba mais sobre o Projeto Moto Amiga

Criada pela Honda a pouco mais de três anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Os instrutores do Centro de Treinamento Honda procuram fazer palestras educativas e mostrar que o alto índice de acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta. "Nós oferecemos todos os cursos gratuitos de pilotagem nos centros de treinamento (PE, SP e AM). Mas somente 5% dos usuários procuram e utilizam nossos serviços", ressalta o diretor do Moto Amiga, Marcelo Sadi.

Segundo Marcelo, há 30 anos a Honda iniciou o processo de criação dos Centros de Treinamento gratuito, onde os motociclistas são orientamos e capacitados sobre a direção defensiva. Porém, ainda existe rejeição por parte dos condutores. “Temos que mudar essa perspectiva. Para isso, levamos o ‘Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto’ para todas as regiões de Pernambuco”, propõe Sadi.

Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas, por meio de conteúdo informativo, criativo e irreverente, o Moto Amiga ainda tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar uma motocicleta de forma segura e defensivamente.

Estatísticas

De acordo com dados do Detran-PE, em 2014, foram 45.916 acidentes de trânsito, desses, 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são as principais causas desses altos números. E a frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos e, atualmente, ultrapassa a cifra de um milhão de veículos (1.032.691, até dez. 2015).

Conselho Regional de Contabilidade realiza palestra sobre as alterações no ICMS


SAÚDE: Ministro pode ser demitido por ser sincero e incompetente



O governo avalia que o ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB), está desgastado e vem perdendo as condições políticas de permanecer no cargo em razão de suas declarações polêmicas e da ineficiência ao tratar do avanço da dengue e do zika. Nesta segunda-feira, em uma visita à Sala de Situação do Distrito Federal para Controle da Dengue, em Brasília, o ministro voltou a dizer que o País está perdendo "feio" a guerra contra o Aedes aegypti. 

A expressão, a mesma adotada na sexta-feira durante evento da Fundação Oswaldo Cruz, em Teresina, foi considerada infeliz pelo Planalto, sobretudo num momento em que integrantes do governo tentam traçar estratégia para mobilizar a população no combate ao mosquito. "Nós estamos há três décadas com o mosquito aqui no Brasil e estamos perdendo a batalha feio para o mosquito", disse.

No governo, há quem avalie que Castro corre sério risco de "morrer pela boca".


AGORA COMIGO: O Ministro pode ser demitido por ser sincero e incompetente, mas por suas declarações, se perder o emprego agora, é mais por falar a verdade!

Com o sistema de entrega de cargos no governo, onde se olha o partido e não a competência do indivíduo, outro que entre em seu lugar não será garantia de que tenhamos alguém preocupado com a saúde, ou educação, ou o que quer que seja, que não as conveniências partidárias.

Hospital Dom Moura e Universidade de Pernambuco comemoram início de cirurgias eletivas por vídeo em Garanhuns‏‏




O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, é dos primeiros do interior do Nordeste a oferecer cirurgias por videolaparoscopia na Rede SUS. Desde outubro do ano passado, os pacientes dos 21 municípios que fazem parte da Regional de Saúde já contam com cirurgias eletivas. Segundo o diretor do hospital, Luiz Melo, atualmente estão sendo realizados procedimentos nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e urologia. Procedimentos como colecistectomia, que é a cirurgia de cálculo na vesícula, que tem uma elevada demanda, vem sendo realizada de forma convencional e por videolaparoscopia, e em breve estarão sendo realizadas as ressecções transuretrais da próstata, que são as cirurgias por video para próstata aumentada de volume. A previsão inicial é realizar em torno de 40 cirurgias mensais.

"O benefício é regional, principalmente nas áreas de alta e média complexidade, já que os municípios podem realizar os procedimentos da baixa complexidade. O Hospital Dom Moura oferece as cirurgias de urgência e emergência, e precisávamos adequar a estrutura para iniciar as cirurgias eletivas, desde a recepção ao pós-operatório, com adequação de leitos. Trata-se de um grande avanço para a saúde regional. Com o equipamento de vídeo, somos o primeiro hospital da Rede SUS na região com esta opção." - Afirma Luiz Melo.

O Hospital Dom Moura passou por grandes transformações nos últimos anos, tanto em sua estrutura quanto na oferta de profissionais. Foram reformadas as Emergências, UTI e Bloco Cirúrgico, além de outros investimentos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, e estes soma-se agora o equipamento videolaparoscópico.

FLUXO DO PACIENTE PARA CIRURGIA

Dr. Alysson Amaury, cirurgião geral e do aparelho digestivo, afirma que foi criado na rede SUS um fluxo para o paciente, onde o mesmo é encaminhado pelo médico do PSF à secretaria de saúde municipal, sendo direcionado ao ambulatório de cirurgia através da central de regulação da V GERES. Uma vez avaliado ambulatorialmente pelo especialista, são realizados exames complementares e agendada a cirurgia. O paciente é operado, acompanhado na enfermaria e posteriormente no ambulatório de regresso, recebendo alta e redirecionado a unidade de saúde básica de origem.

Segundo dr. Alysson, a cirurgia videolaparoscópica apresenta uma série de vantagens ao paciente: Menor tempo de internação, tempo de recuperação mais rápido com retorno precoce as atividades profissionais, menores riscos de complicações e esteticamente melhor, uma vez que não há necessidade de grandes cortes.

HOSPITAL-ESCOLA PARA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

O início das cirurgias eletivas é uma conquista também da Universidade de Pernambuco, através da reitoria, junto ao hospital e à Secretaria de Saúde do Estado, possibilitando aulas práticas para os estudantes de medicina nestes procedimentos, desde a recepção no ambulatório, ao acompanhamento das consultas, realização de exames, pré-operatório, cirurgia e pós-operatório, até o retorno ao ambulatório para avaliação médica dos especialistas.

A realização de cirurgias eletivas é mais um passo para o Dom Moura se tornar um Hospital Escola, contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes principalmente da UPE Garanhuns. Alunos de três períodos já estão acompanhando cirurgias nas áreas de Urologia, Ortopedia (traumatologia), Aparelho Digestivo e Cirurgia Geral.

EQUIPES PROFISSIONAIS

Segundo a enfermeira-chefe do HRDM, Lara Vanessa, as cirurgias eletivas no bloco cirúrgico contam com profissionais em várias áreas. Médicos; Dr. Alysson Amaury - Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo, Dra. Cínthia Sarmento - Cirurgiã Geral e do Aparelho Digestivo, Dr. Marcos André - Urologista, Dr. Guilherme Agra - Urologista, Dr. Fabiano Pontes - Urologista, dois médicos-anestesistas, e além destes, enfermeira-gerente, enfermeiros-plantonistas, instrumentadores, técnicos de enfermagem, técnico da sala de recuperação e pós-anestésico. Os estudantes de medicina da UPE acompanham todos os procedimentos.

TURISMO RELIGIOSO: Audálio requer pavimentação da estrada Garanhuns-Frexeiras (São João)



O vereador Audálio Filho solicitou ao Governo do Estado a pavimentação de aproximadamente 10 km da estrada vicinal que liga a Comunidade do Parque Fênix em Garanhuns ao distrito de Frexeiras no município de São João (Requer. Nº 085/14).

O objetivo é fortalecer o turismo religioso entre os santuários da Mãe Rainha (Garanhuns) e de Santa Quitéria (São João) desenvolvendo assim, essa importante “Rota da Fé” que recebe anualmente visitantes de todo Agreste, e de diversas caravanas da Bahia, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

A referida obra além de fomentar esse tipo de turismo que traz divisas para o município de Garanhuns vai beneficiar também diversas residências e loteamentos que vem sendo construído ao longo dessa via, melhorando a mobilidade naquela região. 

TURISMO RELIGIOSO CRESCE A CADA DIA NO BRASIL: Segundo o Ministério do Turismo mais de 15 milhões de pessoas se deslocam anualmente pelo país em busca de lugares sagrados, eventos e festas religiosas, retiros espirituais, peregrinações, caravanas e romarias, movimentando um volume de cerca de R$ 6 bilhões por ano.

Sindicato de Contabilistas inauguram delegacia em Garanhuns


Grávidas do Bolsa Família receberão repelentes contra o Aedes aegypti. SAIBA MAIS!



O governo federal distribuirá gratuitamente repelentes de mosquitos a grávidas que participam do programa Bolsa Família. A ação busca intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou nesta segunda-feira que vai se reunir na quarta-feira com os fabricantes de repelentes para estudar a viabilidade de fornecer a quantidade necessária. Segundo ele, o governo trabalha com o número médio de 400 mil gestantes em todo o país.

“Às demais pessoas, recomendamos que usem os repelentes. São produtos seguros, registrados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as pessoas podem comprar em farmácias para usar”, afirmou.


A passagem de Rosa Quidute pela prefeitura e a oposição em Garanhuns

Lideranças políticas apoiaram as medidas tomadas por Rosa Quidute



O vereador Sivaldo Albino (PPS), pré-candidato a prefeito, enviou aos meios de comunicação um comentário sobre os dias nos quais a vice-prefeita, Rosa Quidute (PSB), assumiu a prefeitura, durante viagem à Europa do titular, Izaías Régis (PTB).

A forma como enfrentou a sabotagem interna para impedir a nomeação de aprovados no concurso acabou repercutindo, tendo grande aprovação popular. A situação acabou gerando comentários de que poderia ser candidata a prefeita em outubro, já que o rompimento se tornou muito claro, partindo para o campo pessoal, com Rosa criticando Izaías, e este devolvendo os ataques ao ex-prefeito Bartolomeu Quidute. Se foi intencional ou não (e provavelmente foi), a questão impulsionou o nome de Rosa no cenário de pré-candidaturas.

A convocação do Concurso Público, feita por Rosa, junto com a repercussão negativa do fim do Festival de Jazz, revelou críticas ao governo Izaías como ainda não haviam sido vistas nos três primeiros anos. Embora tenha passado por momentos conturbados, como as acusações de superfaturamentos em contratos e os asfaltos sonrisal, a atual administração sempre gozou de aprovação popular, principalmente pelos calçamentos na periferia, os cuidados com as principais praças da cidade e eventos como Festival Viva Dominguinhos e Natal Luz. A reeleição de Izaías sempre foi dada como certa, e não havia adversários. Não e que tenha mudado, mas ao menos se desenhou possibilidades de enfrentamento. Antes não tinha.

Acontece que pela primeira vez o governo demonstra sentir as críticas, tentando tirar o foco dos erros pelo fim do jazz, acusando o Governo do Estado, e da demora em convocar os concursados, buscando passar uma imagem de irresponsável da vice, e de um planejamento que nunca foi cumprido. Por isto ninguém acreditava que os aprovados seriam chamados, e acabaram agradecendo a Rosa.

Na nota, Sivaldo elogia a coragem de Rosa, critica a omissão dos secretários, e lembra que Izaías tratou com grosseria os aprovados no concurso, na porta de um evento municipal. O que Sivaldo afirma é o mesmo que os outros pré-candidatos da oposição também acreditam, e demonstraram apoio à decisão da então prefeita em exercício. Foi assim em nota de Ivan Rodrigues. Nomes como Ivan Junior e Nivaldo Azevedo estiveram ao lado de Rosa.

Diz Sivaldo: "O prefeito, ao chegar de sua viagem, informou que iria corrigir as Portarias assinadas por Rosa Quidute, uma vez que as mesmas apresentavam erros administrativos, mesmo sem informar quais eram os erros, o que causa estranheza, afinal a portaria assinada por ele no final do ano, e por Rosa, são basicamente idênticas, apenas alteradas os cargos e os números de convocados. Talvez pela frase que chegou a dizer em entrevista na Rádio “Eu sou o prefeito, eu realizei o concurso e serei eu a convocar os candidatos aprovados” - Afirma o vereador, que encerra pedindo a convocação dos aprovados da área de saúde !

Sivaldo acredita, e outras pessoas também, que se Rosa não tivesse convocado, Izaías não teria chamado os aprovados no concurso e iria protelando as exigências da justiça.

Este desgaste com o fim do Jazz e da convocação do concurso público mexeu com o prefeito, e proporcionou a articulação da oposição. Não que esta já tenha chance de vitória em outubro, pois é quase impossível, pela estrutura que Izaías terá para trabalhar na campanha e seus índices de aprovação, mas por seus próprios erros, viu nascer um grupo de oposição mais consistente, com melhor discurso e lideranças.

Três feras em medicina e mais de 40 aprovações. Escola de Aplicação da UPE em Garanhuns comemora resultado dos vestibulares‏‏




A Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, da UPE Campus Garanhuns, comemora o altíssimo índice de aprovação de seus estudantes nos exames vestibulares de várias faculdades de Pernambuco, e até de outros estados. Até agora já foram anotados 47 alunos feras, e alguns deles em mais de um curso, em um total de mais de 60 aprovações, a exemplo de Brenda Iraci Carvalho, aprovada em Medicina Veterinária, Biomedicina e Enfermagem. "Estes números podem aumentar, pois estamos ainda contactando estudantes e alguns resultados ainda estão sendo divulgados pelas faculdades" - registra a profª Joscivânia Rodrigues, diretora da escola.

A diretora adjunta, Ayana Karine, reforça que o resultado é ainda mais expressivo devido os aprovados estudarem na escola há muitos anos. "A grande maioria está conosco desde os primeiros anos do ensino fundamental, e participaram dos seriados nos três últimos anos".

O Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, fez questão de parabenizar os jovens, enviando uma mensagem, onde destacou o desempenho da equipe de professores e servidores para a vitória acadêmica dos estudantes. "O resultado da Escola de Aplicação de Garanhuns é repetido pelas outras Escolas que funcionam na Universidade, que contam com o apoio institucional, infra-estrutura e campo de estágio da nossa licenciatura" - Afirma o reitor.

A Escola Profª Ivonita Guerra está entre as melhores do estado e tem a melhor classificação regional, segundo dados do IDEB e resultados do ENEM.

3 FERAS EM MEDICINA

Dois estudantes de Garanhuns, Giovanna Katherine Gueiros Guedes e Jônatas de Moraes Veloso, e um de Lagoa do Ouro, Caio César Vítor Costa, fizeram suas matrículas na última quinta-feira (21) no curso de medicina da UPE Garanhuns, aprovados em um dos mais difíceis exames vestibulares do estado, concorrendo com candidatos de todo o país. 

Os feras estudam na Escola de Aplicação desde o quinto ano, e em conversa com a reportagem fizeram questão de enfatizar o desejo de, no futuro, atuando como médicos, permanecerem na região, próximos aos familiares e cuidando da saúde dos conterrâneos.

Confira o resultado atualizado (Não definitivo)

Aimê Fernanda de Almeida - Engenharia Civil
Alessandro dos Santos Marques Jr. - Informática 
Ana Caroline Falcão - Pedagogia
Ana Paula Peixoto Lira - Biomedicina
Anna Beatriz de Oliveira - Medicina Veterinária
Anne Isabelle da Silva Ferreira - Zootecnia
Bianca Kathleen Tenório - Direito
Brenda Iraci Souza - Medicina Veterinária / Biomedicina / Enfermagem
Byanca Porto Lira - Fisioterapia
Caio César Vítor Costa - Economia / Medicina
Cícero Neto - Direito
Débora Siqueira Santos - Jornalismo / Letras
Edilson Dheferson Bezerra - Radiologia
Eduardo Soares dos Santos - Direito
Eline Maria Rodrigues - Geografia
Ellen Valéria - Engenharia de Alimentos
Emannuela Bernardo da Silva - Enfermagem
Eolaine Caroline de Lima Sales - Design de Interiores / Arquitetura e Urbanismo
Ermano César dos Santos - Engenharia Mecânica
Giovanna Katherine Gueiros Guedes - Medicina
Hugo Alves Sabino - Ciências da Computação
Ítala Lizandra de Oliveira Lima - Letras / Direito
Ivoniele Barbosa de Souza - Biologia
Jadiel Lopes - Design / Arquitetura e Urbanismo
João Vitor Araújo - Administração
João Vítor Henrique de Barros - Ciências da Computação
Jônatas de Moraes Veloso - Medicina 
Josenildo Américo Sabino - História
Karolayne Regina Rocha - Direito
Kewyn Aleck Almeida - Educação Física
Letícia Borges Barbosa - Direito
Lucas Gabriel Pereira - Engenharia Civil / Engenharia Elétrica
Luiz Fernando de Lima - Educação Física / Direito
Maria Eduarda Melo Lima - Letras / Direito
Maria Emanoelly Alves - Nutrição
Maria Luiza Carvalho - Letras / Engenharia Elétrica
Maycon Diogo Alves - Educação Física
Michelly Mariane dos Santos - Meio Ambiente / Matemática / Engenharia Civil
Natália Caroline de Carvalho Sales - Jornalismo
Nayara Ferreira Lopes - Engenharia Civil
Raíssa Boudoux Rolim - Pedagogia
Raquel Marques Leite - Direito
Sarah Esther Ribeiro Lins - Engenharia Elétrica
Thaís Lima - Zootecnia
Thayná Cabral Guimarães - Direito
Weverton Siqueira - Engenharia de Alimentos / Engenharia Civil
Yasmin Alves Gomes - Biomedicina / Enfermagem


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.