quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

GARANHUNS: Exército na guerra ao Mosquito Aedes Aegypti



O Exército Brasileiro (EB) está participando do esforço nacional de combate ao mosquito AEDES AEGYPTI desde dezembro de 2015 e, devido ao crescente aumento de casos de Dengue, Chikungunya e Microcefalia, intensificará suas ações.

A Força Terrestre, valendo-se da credibilidade e da confiança nela depositadas pela sociedade, de sua capilaridade, flexibilidade e prontidão, empregará todo o pessoal e o material disponível, no intuito de contribuir de forma efetiva neste momento de grande comoção da população.

Esta mobilização se desenvolverá em diferentes etapas, da seguinte forma:

- MUTIRÃO DA LIMPEZA - Conscientização e Motivação do Público Interno e Combate aos Focos de Proliferação do Mosquito nas Organizações Militares (OM). Iniciou no dia 29 de janeiro, com o término previsto para o dia 04 de fevereiro de 2016, quando todas as OM realizarão em suas áreas de responsabilidade uma intensificação das atividades de manutenção e limpeza, empregando todos os militares disponíveis, com a finalidade de eliminar os focos do mosquito que por ventura ainda existam.

Em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realiza a limpeza em todas as instalações do quartel, áreas de instrução, bem como nas residências e áreas de lazer localizadas na Vila Militar, no bairro de Heliópolis, com o objetivo principal de eliminar os focos de proliferação de mosquitos, priorizando as áreas edificadas, tendo em vista que o agente transmissor é um mosquito de hábitos eminentemente urbanos. As ações seguirão até o próximo dia 04 de fevereiro.

- DIA NACIONAL DE ESCLARECIMENTO (Esclarecimento e Motivação da População) – etapa que acontecerá em 13 de fevereiro de 2016, com o objetivo de realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. Juntamente com profissionais da área de saúde, todos os militares disponíveis do Exército atuarão em diversos municípios em todo o território nacional.

O 71º BI Mtz atuará em Garanhuns, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em diversos bairros da cidade. Os militares distribuirão à população material informativo contendo as medidas de prevenção e de combate ao mosquito. Ao mesmo tempo, passarão orientações às pessoas sobre a importância da participação de todos na campanha.

A ação poderá ser estendida a outros municípios, conforme as prioridades do Governo Estadual.

- MUTIRÃO DE ERRADICAÇÃO DE FOCOS DE PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO E DESCONTAMINAÇÃO (Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito nas Áreas Urbanas) – esta fase se desenvolverá no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016, junto à população de áreas urbanas e de maior risco.
O Exército será empregado, nesta ação, em apoio às autoridades federais, estaduais e municipais, para o combate e a erradicação de focos do mosquito;

- CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO EM ESCOLAS (Conscientização e Motivação de Estudantes nas Escolas) – em data ainda a ser definida, o Exército integrará uma grande mobilização de orientação escolar, nas redes públicas e privadas, com o objetivo de ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta “guerra” e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.

Militares do 71º BI Mtz visitarão escolas de Garanhuns, bem como de cidades vizinhas, a fim de levar informação, além de orientar e conscientizar os alunos, para que junto com seus familiares, entrem na campanha contra o Aedes Aegypti.

Outros esclarecimentos poderão ser obtidos junto à Seção de Comunicação Social do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado; por intermédio dos telefones (87) 3762-2000 Ramal 231 e (87) 99952-9332; ou, ainda, pelo e-mail: comsoc71@yahoo.com.br

EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

Policiais Civis em greve no carnaval



Em Assembleia, Policiais Civis de Pernambuco decretaram greve na noite desta terça-feira (02) no auditório do Sinpol. Com o auditório lotado, a categoria decidiu pela greve após o Estado ter descumprido parte do acordo firmado com os policiais no final de 2015, especialmente o item que prevê a alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

O item diz respeito a uma alteração nas faixas de progressão de 1,5% para 2% e que deveria ter sido enviada para a Assembleia Legislativa no dia 1º de fevereiro.

Em resposta ao Governo, acontecerá na próxima quinta-feira (04) uma passeata da categoria, com concentração na Sede do Sinpol, às 15h, seguindo até o Palácio do Campo das Princesas.

A deflagração da greve acontece a partir da madrugada da sexta-feira para o sábado (06), cumprindo assim às 72h para sua legalidade. Assim, todas as unidades da polícia civil vão parar, inclusive o IML.

PALMEIRINA: Professores podem entrar em greve



Professores da Rede Pública municipal e pais de alunos estiveram reunidos em Palmeirina, nesta terça-feira (02), junto com o sindicato dos professores (SIMPRO), onde foi decidida a paralisação dos professores a partir do dia 11 de fevereiro, caso o prefeito Renato Sarmento não realize os pagamentos dos salários da categoria referentes ao mês de dezembro, além disso, os professores também cobram o retroativo.

A greve deve iniciar dia 11 e as aulas estão programadas para iniciar no dia 15. Ou seja, se não tiver pagamento, não tem aula. 

Dois estudantes atletas de Garanhuns vão para o Canadá bancados pelo Governo do Estado. SAIBA MAIS!



O Programa Ganhe o Mundo Esportivo divulgou, na última segunda-feira (01), a lista dos estudantes selecionados para a edição 2016. Junto com ela, uma boa notícia para o Agreste Meridional: dois estudantes de Garanhuns estão entre os 20 selecionados do Estado para embarcar, no segundo semestre do ano, em um intercâmbio na província de Quebec, no Canadá.

Eles são Carlos Magno da Silva Donato, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, e Victoria Rebeca Marques de Araújo, da Escola de Referência em Ensino Médio Dom João da Mata Amaral. Os dois estudantes irão representar a rede estadual da região pela modalidade Judô. Para esta conquista, eles precisaram vencer a etapa estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco, estar devidamente matriculados na rede estadual de ensino e apresentar bom desempenho escolar nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. 

Além deles, alunos/atletas de Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Petrolina, Jatobá e Bodocó representam a política de interiorização do Ganhe o Mundo Esportivo que, para 2016, tem representação da capital e Região Metropolitana menor que 50% dos selecionados. 

Outras novidades para este ano foram o aumento do número de vagas e a expansão das modalidades. A edição 2015 teve apenas 11 estudantes selecionados em Atletismo e Judô. Em 2016, foram 20 vagas de intercâmbio distribuídas, também, para o ciclismo, natação, remo, tênis de mesa e badminton.

Confira aqui a lista de todos os selecionados.

NO SEU CELULAR: Programação do Carnaval de Garanhuns



A Prefeitura de Garanhuns, acaba de divulgar a programação oficial do “Carnaval de Garanhuns 2016”. O evento será realizado no período de 06 a 09 de março, nos bairros Magano e Boa Vista. E o App Garanhuns já disponibilizou atualização com a programação oficial. 

De acordo com a secretária de Cultura, Cirlene Leite, a principal característica do Carnaval de Garanhuns é a diversidade cultural. “Nós buscamos preservar a diversidade cultural no nosso evento. Frevo, samba, axé, maracatu, entre outros estilos, poderão ser prestigiados durante os quatro dias de festa. Esse é um evento muito importante para o Governo Municipal, uma vez que foi resgatado na gestão atual no ano de 2014”, disse.

Baixe o App Garanhuns na Google Play ou acesse do iPhone e Windows Phone o site www.appgaranhuns.com.br e fique por dentro de toda programação diretamente do seu celular.

Arretada

Carnaval pela Vida foca na prevenção e proteção‏. SAIBA MAIS!



Em 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realiza uma série ações que valorizam a vida dos foliões no Carnaval em Pernambuco. A campanha, cujo tema é Carnaval pela Vida, foca na prevenção e proteção com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o preconceito à população LGBT, além da discriminação racial.

“Nossas ações visam garantir que os direitos de todos os cidadãos sejam garantidos. Trabalhamos para fortalecer a prevenção da violência em nosso Estado, de que forma ou contra quem seja praticada. Essa é uma prioridade de nossa gestão”, destaca do secretário Isaltino Nascimento. Atividades no interior do Estado já começaram. Equipes especializadas no combate às violações atuam na sensibilização da população. Confira os serviços realizados durante o Carnaval:

Ouvidoria

A Ouvidoria atenderá o folião 24 horas por dia, de 6 a 9 de fevereiro, da capital ao interior. A ação tem o objetivo de prevenir e coibir o uso e abuso de drogas ilícitas, o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes, a discriminação racial, a agressão e maus tratos contra a população LGBT, contra a pessoa idosa e contra a pessoa com deficiência. As equipes reúnem advogados, psicólogos e intérpretes de Libras e tradutora trilíngue. As denúncias serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.

PROGRAMAÇÃO DO GRAVATÁ JAZZ FESTIVAL 2016 - Vejam o que Garanhuns perdeu!!!


PRF inicia Operação Carnaval na próxima sexta-feira. SAIBA MAIS



Tem início à zero hora da próxima sexta-feira (05) e vai até a meia-noite da quarta-feira de cinzas (10), a Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que terá como foco a redução da violência no trânsito e o combate à criminalidade em Pernambuco. 

A fiscalização da PRF será concentrada nas rodovias que levam aos principais destinos carnavalescos de Pernambuco, como Recife, Olinda, Bezerros, Arcoverde, e Petrolina, além do litoral Norte e Sul, bastante procurados nessa época. A exemplo de anos anteriores, serão montados comandos para proporcionar mais segurança a quem participa do bloco dos Papangus, no domingo de Carnaval, em Bezerros.

A movimentação de veículos do interior para a capital, principalmente pela BR 232 e 104, será acompanhada por comandos que irão direcionar a fiscalização para coibir as infrações que mais ocasionam acidentes graves, como o excesso de velocidade, as ultrapassagens em local proibido e a mistura de álcool e direção.

Durante as abordagens também serão verificados o uso adequado do cinto de segurança e do dispositivo de retenção para crianças, assim como o uso regular de motocicletas e ciclomotores. A multa para quem trafega sem capacete, por exemplo, é gravíssima, no valor de R$191,54, e prevê a suspensão do direito de dirigir e o recolhimento do documento de habilitação.

A operação ocorre de forma integrada com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), equipes da Operação Lei Seca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), bem como os órgãos municipais de trânsito de cada localidade onde os festejos acontecem.

Antes de pegar a estrada, o motorista deve realizar uma revisão no seu veículo, estar com a documentação dentro da validade e programar a sua viagem. Os deslocamentos durante o dia são mais recomendados, pois favorecem a visibilidade da rodovia, e a utilização do cinto de segurança, além de ser obrigatória, reduz em até 75% o risco de morte no caso de acidentes.

Restrição em pista simples

Para melhorar a segurança e a fluidez neste Carnaval, a PRF irá restringir o tráfego de alguns veículos de carga em rodovias de pista simples. Caminhões bitrens, com dimensões excedentes e caminhões cegonhas devem obedecer aos períodos de restrição abaixo:

05/02 (sexta-feira) – das 16h às 24h
06/02 (sábado) – das 6h às 12h
09/02 (terça-feira) – das 16h às 24h
10/02 (quarta-feira) – das 06h às 12h

A Caixa Preta de Alcindo

O vereador Alcindo Correia deu uma entrevista polêmica à Rádio Sete Colinas, durante a abertura do período legislativo, na última segunda-feira. O vereador se mostrou contrário à reforma do prédio da Câmara, e disse que a mesa diretora, da qual faz parte, não foi consultada sobre a obra que deve custar em torno de R$ 700 mil, segundo ele.

A repercussão tem sido maior porque o vereador afirmou que vai "abrir a caixa preta" da câmara, após o carnaval, e vai falar coisas que as pessoas vão ficar horrorizadas.

O presidente da Casa Raimundo de Morais, vereador Gersinho Filho, antecipou-se e marcou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira, pela manhã.

Como estamos na capital pernambucana, cuidando de assuntos do nosso carnaval, não poderemos estar presentes.

Esta é mais uma questão polêmica que envolve a situação do município, pois todos os vereadores citados são da base do prefeito Izaías Régis, que nos bastidores teria agido com contundência contra Alcindo.

Vamos aguardar.

No centro da cidade, Praça Jardim continua abandonada em Garanhuns





A gente já vem há algum tempo mostrando a situação de abandono da Praça Jardim, no coração comercial de Garanhuns. Mesmo tendo sido promessa de campanha do prefeito Izaías Régis, nada foi feito por lá. Aliás, foi realizada uma meia-sola para receber as Casas Bahia, com festa. E por falar em meia-sola, os sapateiros, comerciantes formais e informais, transeuntes continuam esperando a sonhada reforma. O nosso amigo José Alves Teixeira, tem se movimentado para tentar mostrar a necessidade da reforma, para o bem da cidade, já que tem impacto direto no comércio e na vida das pessoas.

As fotos acima são do último domingo, tiradas por Teixeira, mas o texto mais abaixo é do início de 2015, que acabou gerando uma resposta da prefeitura dizendo que o projeto estava pronto, e nenhuma empresa quis executar, com a licitação tendo sido deserta. O projeto parece ter sido engavetado.

Aliás, se o que foi mostrado de projeto em Garanhuns tivesse saído do papel, a gente teria de fato a cidade que a gente quer!!! Haja projeto! Outro dia voltaram a me perguntar pelas obras e projetos do Mercado Público, Pop Shop, Avenida Santo Antônio, UPA24h, Creches, Shopping, Carrefour, Íbis Hotel, G Barbosa, Hospital, Colégios, Curso de Medicina e Arquitetura na AESGA, Centro Administrativo, Centro Cultural, ... Tudo anunciado!! Mas o povo se acostumou a comemorar projeto como se já fossem realidade, aí criou-se o hábito de se mostrar projeto e anunciar empresas que nunca chegam.

Curiosamente, a prefeitura anunciou e desanunciou uma reforma na Av. Rui Barbosa, que teve ampla rejeição popular. Enquanto isso, praças da periferia não andam recebendo a mesma atenção, mas como, se até mesmo a Praça Jardim não recebe a devida atenção?

Na campanha, Izaías conversou com os sapateiros,
mas melhorias na Praça Jardim nunca aconteceram
VAMOS AO TEXTO DO ANO PASSADO

Pessoas que passam diariamente pela Praça Jardim, no Centro de Garanhuns, têm reclamado da situação que se encontra uma das mais simpáticas praças da cidade, em total abandono. Comerciantes também têm se sentido prejudicados, pois enquanto outras áreas do município estão recebendo melhorias, a Praça Jardim tem ficado cada vez pior. 

Um comerciante afirmou que imaginava que com a chegada da Casas Bahia, ocupando o prédio do antigo Cine Jardim, a praça seria recuperada, nas duas laterais do prédio, mas embora tenham sido feitas as promessas, as ações nunca aconteceram. E pior, a Praça Jardim ficou ainda mais abandonada. Ambulantes foram deslocados de outras áreas do centro da cidade para a praça, sem planejamento, e sem padronização, com barracas que não combinam com a paisagem do centro urbano comercial de Garanhuns.


O abandono é tamanho, que até marcas de fogo de uma barraca de sapateiro incendiada por vândalos, continua na parede!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.