segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Restaurantes fecham no carnaval de Garanhuns. Supermercados, taxistas e hoteis têm pouco movimento!


Estivemos passeando por Garanhuns esta tarde de segunda-feira de carnaval e encontramos vários restaurantes fechados. Além disso, as praças de taxi estavam quase vazias, os supermercados que abriram estavam quase sem movimento e os hoteis com pouquíssimos carros em seus estacionamentos. 

Como podem conferir.






Gravatá Jazz Festival é um sucesso!



O Gravatá Jazz Festival mostrou ser um grande sucesso já em sua primeira noite. Na foto tirada pelo Rodrigo Santos, do palco, com o público empolgado, percebe-se que o evento, mesmo em nova cidade, mantém a qualidade musical, a infraestrutura necessária e o público fiel.

No Facebook, os elogios são muitos e as críticas a Garanhuns inevitáveis, vindas de todos os lados. Veja aqui. A mídia da capital esqueceu Garanhuns.

Na desprezível vontade de explicar o desacerto da prefeitura de Garanhuns, algumas pessoas chegaram a querer desmerecer o Jazz Festival, criticando o evento, e torcendo pelo fracasso em Gravatá, mesmo com seu histórico que impulsionou nossa cidade economicamente e nos colocou no mapa da boa música neste segmento mundial. 

O sucesso do Gravatá Jazz só aumenta a visibilidade para a perda para nossa sociedade, como todos estão comentando.

E pensar que o produtor, Giovanni Papaléo, pediu irrisórios R$ 200 mil para que Garanhuns realizasse a nossa 9ª edição. Perder o Jazz vai pesar sempre, a cada ano, na decisão equivocada das autoridades culturais e turísticas de Garanhuns.

#Perdeu Garanhuns.

Cine Eldorado faz promoção em Garanhuns. CONFIRA!


Para conferir a programação completa, clique aqui.

Grande Encontro de Sanfoneiros no aniversário de Dominguinhos em Garanhuns



O Espaço Cultural Maria Rita, em Garanhuns, faz a festa pelos 75 anos de Dominguinhos, nesta sexta-feira, 12, com um grande, e bote grande nisso, encontro de sanfoneiros.

A festa começa às 15h e terá transmissão de Zezinho de Garanhuns para a FM Sete Colinas.

A bela homenagem de Bom Conselho a Mestre Galo Preto

fotos: Wagner Medeiros

O Carnaval de Zé Puluca, em Bom Conselho, segue os trilhos da cultura de Pernambuco. Como um bloco que desfila as ruas de Olinda, Bezerros, Pesqueira ou no Recife Antigo, a orquestra de frevo arrasta uma multidão, tendo à frente seus grupos de passistas e bonecos gigantes. A população entendeu a proposta e o carnaval de transformou em uma grande opção de carnaval no Agreste, e olha que este só foi o terceiro ano.

Os bonecos gigantes fazem homenagens a filhos ilustres da Terra do Papacaça, como o sanfoneiro Basto Peroba e Pedro de Lara, que por décadas falou bem de Bom Conselho para todo o Brasil, sendo uma espécie de humorista, com grande repercussão no programa de Sílvio Santos.

Zé Puluca era um maestro que animava a cidade com sua orquestra, e por isto a homenagem já começa por aí. 

Este ano, O Carnaval de Zé Puluca teve como homenageado o Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Filho natural de Bom Conselho, nascido no distrito de Rainha Izabel. O menestrel do côco Tomaz Leão (Galo Preto) esteve presente, com seus familiares, músicos e produção. Bom Conselho deu o exemplo. Milhares de pessoas dançaram o côco de Galo Preto, na festa que teve ainda Ronaldo Cesar e a Tropicana e Alceu Valença.

Para marcar pra sempre a vida e a obra de Mestre Galo Preto, o presidente Carlos Alberto, mandou confeccionar um Boneco Gigante em sua homenagem. Que a partir de agora faz parte da galeria do desfile. 

MESTRE GALO PRETO

O ainda jovem Tomaz Leão passou a compor seus repentes nas ruas e feiras livres da capital pernambucana, enquanto vendia frutas e verduras. Despertando atenções de empresários e políticos do grande Recife, que ajudaram a conduzir sua arte e sua cultura aos cenários culturais de Pernambuco. 

Com o tempo o Mestre Galo Preto, conquistou os principais programa de televisão da época. inclusive no sul do país, a exemplo de Chacrinha e Flávio Cavalcante. E nessa jornada em busca do firmamento da sua arte e sua cultura, conheceu o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que reconheceu seu valor cultural, denominando Galo Preto como o melhor repentista do Brasil.

Vale registrar que personalidades da Cultura Pernambucana como: ARLINDO DOS OITO BAIXOS, MESTRE SALUSTIANO, QUARTINHA DA ZABUMBA, LIA DE ITAMARACÁ, DONA SELMA DO COCO entre outros, fazem parte da vida artística do Mestre GALO PRETO. Onde alguns dos nomes acima mencionados receberam relevantes apoios em sua jornada artística pelo Menestrel do Côco.

Há anos que a AMABC através do seu presidente Carlos Alberto vem lutando na divulgação da arte do MESTRE GALO PRETO em Bom Conselho. Levando aos bonconselhenses a importância da rica cultura coquista do Menestrel do Coco pernambucano. Filho nato de Papacaça. Para que as homenagens apenas não fiquem só no presente. Mas que gerações vindouras possam ter oportunidades de conhecer a sua arte, assim como a importância da sua cultura para Pernambuco e para o Brasil. 

A TV Asa Branca esteve lá, e creio que as rádios de Garanhuns também deveriam fazer a cobertura do carnaval e das festas importantes no Agreste Meridional.

Registro fotográfico: WAGNER MEDEIROS do Studio Kodak, em Bom Conselho.
Texto adaptado do site oficial do carnaval de Zé Puluca:
http://carnavaldezepuluca.blogspot.com.br/

Hino do Elefante de Olinda

Outra do violão mágico do Denys Sined. Veja as informações no youtube do artista sobre o Clube Elefante de Olinda e sobre a música, uma das mais executadas do carnaval pernambucano. Todo mundo canta!
.
"Composição de Clídio Nigro/Clóvis Vieira . O Clube Carnavalesco Misto Elefante foi criado em 1952, quando um grupo de rapazes saiu pelas ruas do centro histórico de Olinda, segurando um biscuit representando um elefante e cantando uma música improvisada. Gravação simples por webcam. Um convite ao carnaval/frevo por um violonista pernambucano.Nota : É a forma como "eu sinto" essa música. Não parti de tablatura ou partitura. Perceba que toco uma harmonia simples com a melodia, com "floreios violonísticos". É mais "uma arrumação" do que "um arranjo".

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL DO RECIFE




O Carnaval de Recife é um dos mais diversos e tradicionais do Brasil: Recife e sua cidade vizinha Olinda exibem sua cultura na mistura de ritmos, com festas para todos os gostos.

Pernambuco aposta em um carnaval democrático e plural e segue a tradição da festa com blocos de rua, shows e agremiações. É possível ouvir e dançar maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira.

O Carnaval de Pernambuco em 2016 começa no dia 5 de fevereiro (sexta-feira) e vai até o dia 9 (terça-feira), mas as duas cidades já se agitam com as prévias carnavalescas, que começam semanas antes e animam moradores e turistas.

Programação Carnaval Recife 2016 – Atrações em destaque

Alceu Valença – Segunda (Brasília Teimosa) e Terça (Marco Zero)
Elba Ramalho – Sexta (Marco Zero), Terça (Brasília Teimosa e Marco Zero)
Lenine – Sexta (Marco Zero), Sábado (Marco Zero), Segunda (Campo Grande)
Emicida – Segunda (Mustardinha) e Terça (Casa Amarela)
Nação Zumbi – Segunda (Marco Zero) e Terça (Lagoa do Araçá)
O Rappa – Segunda (Marco Zero)
Leci Brandão – Segunda (Rua da Moeda) e Terça (Linha do Tiro)
Fundo de Quintal – Domingo (Marco Zero) e Segunda (Chão de Estrelas)
Ayrton Montarroyos – Segunda (Casa Amarela)
Jota Quest – Segunda (Marco Zero)
Mundo Livre S/A – Segunda (Pátio de São Pedro)
Otto – Sexta (Marco Zero) e Domingo (Alto José do Pinho)
Jorge Aragão – Domingo (Marco Zero) e Segunda (Lagoa do Araçá)
Almir Rouche – Sexta (Marco Zero), Sábado (Marco Zero), Segunda (Linha do Tiro) e Terça (Lagoa do Araçá)
André Rio – Sexta (Marco Zero), Domingo (Lagoa do Araçá), Segunda (Jardim São Paulo) e Terça (Marco Zero)
Luiza Possi – Sexta (Marco Zero), Domingo (Várzea) e Segunda (Burity)
Toni Garrido – Terça (Pátio de São Pedro)
Silvério Pessoa – Sábado (Marco Zero) e Domingo (Burity)

O Carnaval 2016 em Recife possuirá ao todo 52 polos distribuídos por toda cidade. 


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.