terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A Fé e os Pontos Turísticos de Garanhuns

Cristo do Magano
Há quase sete anos, no primeiro mês de blog, fizemos uma enquete sobre nossos pontos turísticos, e quais mais representavam a cidade. O Relógio das Flores venceu mais de 20 outros locais de grande visitação, como os parques, por exemplo. O Relógio é de fato nosso principal cartão postal, basta ver a quantidade de pessoas, a todo instante, que está ali tirando fotos. Muitas vezes são ônibus com centenas de turistas.

Mas sobre aquela enquete, cabe um outro olhar; A importância da igreja e da fé católica como incremento turístico.

Vejam, entre as dez mais votadas tivemos cinco, isso mesmo, a metade tem alguma referência com a religiosidade. Cristo do Magano, Santuário da Mãe Rainha, Mosteiro de São Bento, Igreja Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro e o Seminário São José. 

Quer mais? a décima primeira é a Catedral de Santo Antonio.

Sem contar Santa Quitéria das Frexeiras, que já tratamos aqui, e que mesmo sendo em São João, conta como um equipamento turístico religioso de Garanhuns com grande visitação.

A enquete que fizemos na época ensejou até trabalhos acadêmicos no curso de administração com ênfase em turismo. Garanhuns é especial, de uma beleza encantadora que une gerações, histórias e personagens!


Santuário da Mãe Rainha

Seminário de São José
 
Mosteiro de São Bento

Álvaro Porto é recebido pelo Ministro Gilberto Kassab

Felipe Porto, Gilberto Kassab, Álvaro e André de Paula


Às vésperas de sacramentar sua entrada no PSD, o deputado Álvaro Porto foi recebido, nesta terça-feira (16.02) pelo ministro das Cidades e presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. No encontro, o deputado apresentou demandas de municípios do Agreste Meridional ao ministério e comunicou oficialmente a Kassab sua decisão de se filiar ao PSD. 

Na audiência, Álvaro esteve acompanhado do presidente estadual do PSD, o secretário de Cidades de Pernambuco, André de Paula, e do prefeito de Canhotinho, Felipe Porto.

Ao deixar o PTB e assinar a ficha do PSD, Álvaro Porto passa a integrar a bancada governista na Assembleia Legislativa. 

No início do mês, Álvaro Porto esteve com o governador Paulo Câmara para tratar da sua ida para a base. 



EM RECIFE

Álvaro Porto já cumpriu agenda com secretários nos últimos dias, a exemplo do titular da pasta de Saúde, José Iran Costa. Na pauta, solicitações regionais, inclusive para o Hospital Regional Dom Moura. O encontro aconteceu na segunda-feira.

Acompanhado do prefeito de Lajedo, Rossine Blesmany, o deputado apresentou também demandas do setor naquele município e em outras localidades do Agreste. 

Ainda na segunda-feira, Álvaro e o prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, foram recebidos pelo secretário estadual de Planejamento, Danilo Cabral. Foram tratar do destravamento de obras bancadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) em cidades da região.

PTB e Armando Monteiro não deram atenção às lideranças da região, diz Romário Dias e Álvaro Porto

Inaldo Sampaio
Prestes a trocar o PTB por um dos partidos de base de apoio ao governo Paulo Câmara, o deputado estadual Romário Dias declarou no domingo (14) que o ministro Armando Monteiro está sem tempo para liderar em Pernambuco o maior partido de oposição.

“O PTB é um bom partido, mas nessa eleição de prefeito nós não estamos vendo movimentação. Eu, pelo menos, não fui chamado nenhuma vez para nenhum tipo de reunião e tenho 13 candidatos a prefeito no meu grupo político. Não se pode ficar num partido que não faz política”, disse o parlamentar ao Jornal do Commércio.

Segundo ele, o PTB havia prometido fazer reuniões em Petrolina, Araripina, Arcoverde, Garanhuns e Limoeiro para tratar da questão eleitoral, mas isso não aconteceu.

“A maior liderança do partido, que é o senador Armando Monteiro, de quem sou amigo, está ausente pela função que ocupa (ministro de Dilma), que é importante, mas consome muito o tempo dele”, acrescentou.

Já o deputado Álvaro Porto, que vai trocar o PTB pelo PSD, também se queixou da “pouca atenção” recebida por parte do Ministro do Desenvolvimento Econômico.

ENQUETE: Você aprova a decisão de Dilma de recriar a CPMF?



Você aprova a decisão de Dilma de recriar a CPMF?
Claro, o Brasil precisa superar a crise. Precisamos contribuir para o Brasil voltar a crescer.
Não. Ela prometeu que não teria a volta da CPMF e não aguento mais pagar impostos.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO mostra emergências lotadas em hospitais particulares no Recife

Emergências dos hospitais particulares do Recife encontram-se lotadas de pacientes por causa da epidemia de arboviroses.
Foto: Ricardo Fernandes/DP


Emergências lotadas com pacientes espalhados pelo chão, aguardando mais de oito horas pelo atendimento em alguns casos. O quadro, que infelizmente é rotina na rede pública, também passou a descrever as salas de espera dos principais hospitais particulares do Recife. Reflexo da epidemia de arboviroses como dengue, chikungunya e vírus zika que assombra a população, provocando um crescimento de até 40% no movimento.

Numa tarde de visitas às principais emergências da rede privada, a reportagem do Diario constatou o que muitos pacientes descobriram da pior maneira: não adianta procurar um hospital livre do cenário descrito acima. 

Em todas as unidades visitadas, havia um forte sentimento de revolta com a longa espera pelo atendimento. “Cheguei com minha filha de manhã e ainda não tenho uma previsão de quando ela será atendida”, reclamava a advogada Eliana Oliveira, que saiu de Serra Talhada, no Sertão do Estado, e esperava por atendimento no Hospital Português. “Ela não pode mais ficar aqui. A gente paga caro pelo plano de saúde e tem que enfrentar esse tipo de coisa.”


Carnaval deixa R$ 1,2 bilhão em Pernambuco. Garanhuns não pode ficar de fora!



Foram divulgados os números do carnaval 2016 pelo Governo de Pernambuco. Todos os recordes foram batidos. Foram 1,7 milhão de turistas que deixaram R$ 1,200.000,000,00 (Um bilhão e duzentos milhões reais) na economia estadual.

Como o carnaval é uma festa popular que tem impacto em toda a sociedade, os recursos advindos do turismo impactam todas as camadas da população, dos hotéis 5 Estrelas ao vendedor ambulante.

É insano Garanhuns não oferecer um produto que receba parte disso tudo. Cidades menores que a Suíça Pernambucana, ao longo dos anos, descobriram que investir nas festas tradicionais, que têm fluxo turístico natural, dá certo! Enquanto Garanhuns vive de ciclos, com eventos que fazem sucesso mas que prefeitos não dão continuidade.

Continuo achando que se o Governo do Estado não tivesse tomado conta do Festival de Inverno, provavelmente até o grande evento já teria sido defenestrado do nosso calendário. 

Nem carnaval com frevo nem Jazz, Garanhuns se perdeu! Não dá pra imaginar que um bom evento como o Festival Viva Dominguinhos possa cobrir estas lacunas do carnaval e do São João de Garanhuns, uma cidade-polo, bem localizada, com perfil para festivais e que tem uma Trade Turístico competente para atender os visitantes.

Enquanto o turista descobre o interior do estado para brincar o carnaval, Garanhuns fecha as portas. E o Jazz Festival, já consolidado, foi dado de presente a Gravatá.

Governo de Pernambuco e Azul Linhas Aéreas formalizam implantação de novo empreendimento



O governador Paulo Câmara assina, nesta terça-feira (16.02), o protocolo de intenções que formaliza a implantação de um novo centro de conexões da Azul Linhas Aéreas no Recife. Assinado pelo chefe do Executivo estadual e o presidente da empresa, Antonoaldo Neves, o documento finaliza o processo administrativo de fixação do hub. A partir desse empreendimento, a empresa passa a operar 32 ligações diárias para 24 cidades – a oferta atual é de 24 voos por dia com destino a 12 bases. Com as novas rotas, Recife passará a ser a única capital do Nordeste conectada, por voos diretos, a todas as outras da região.

A malha da Azul no Recife passará de 46 voos diários para 66. Em termos de quantidade de passageiros, estima-se que a companhia passará dos atuais 4.428 para 6.496 por dia. A ampliação no número de voos e de destinos contribui para um aumento no número de turistas em Pernambuco. Além disso, o centro de conexões reduzirá o tempo da viagem nas principais rotas.

Com o hub da Azul, as cidades de Brasília, São Paulo (Guarulhos), Belém, João Pessoa, Petrolina, Belo Horizonte, Natal, Fortaleza e Juazeiro do Norte passarão a ter ligações diárias e sem escalas com a capital pernambucana. Além disso, o novo empreendimento vai permitir a retomada das operações em Campina Grande, na Paraíba.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.