PERNAMBUCO EM AÇÃO

PERNAMBUCO EM AÇÃO
Clique na imagem

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

quinta-feira, 10 de março de 2016

Ativista pró-armas é baleada pelo próprio filho de 4 anos



Uma ativista a favor da liberação do comércio de armas nos Estados Unidos sofreu um golpe inusitado em Jacksonville, no estado da Flórida: ela foi baleada pelo próprio filho, de 4 anos. 

Jamie Gilt, 31, ativista pelaliberação de armas nos Estados Unidos
 Foto: Jamie Gilt/Facebook/Reprodução
Jamie Gilt, 31, conduzia seu caminhão quando o garoto pegou uma pistola semiautomática calibre .45, que estava ao lado dele no banco de trás do veículo, e disparou, como informou o jornal americano The Florida Times-Union. O incidente ocorreu na última terça-feira.

A bala perfurou o banco do motorista e atingiu as costas de Jamie. Ela, então, parou no acostamento da via. Um vice-xerife passou pela moça e percebeu gestos como pedidos de ajuda. Ele logo chamou por socorro e, enquanto os paramédicos não chegavam, prestou os primeiros atendimentos à motorista.

A mulher foi levada para um hospital e seu estado de saúde é estável. Antes disso, ela teria contado que o filho havia apertado o gatilho. 

Pró-armas

Jamie administra uma conta no Facebook intitulada Jamie Gilt for Gun Sense, onde ela posta fotos e artigos em favor da liberação do comércio de armas nos Estados Unidos, o que ocorre em apenas alguns estados do país. Em seu perfil pessoal, ela também publica textos pró-armas, além de fotos de cavalos.

“Obrigado. Todos nós sabemos atirar também. Até meu filho de 4 anos se levanta para mirar e atirar uma (arma) calibre .22”, respondeu Jamie a um comentário em uma de suas publicações. Em outras postagens, ela se vangloria pela habilidade com armas. Após o incidente, ela desativou a página para o público.

UPE recebe novos professores convocados do Concurso Público‏‏



O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), prof. Pedro Falcão deu posse a novos professores, no início deste mês, que passam a compor o quadro docente da instituição. Eles foram aprovados no Concurso Público do ano passado, e já iniciaram as atividades profissionais nas unidades. 

Ao todo, foram convocados 45 servidores das áreas de humanas, saúde e exatas, que irão atuar nos campi da UPE em Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Serra Talhada, Politécnica, e Camaragibe. Os cargos são para professores adjuntos, auxiliares e assistentes.

O Concurso Público, com a convocação dos docentes, foi um dos pontos principais pontos da campanha do então candidato à reitoria, Pedro Falcão, objeto também de cobranças da Comunidade Acadêmica, que chegou a ver aulas paralisadas no início de 2015 por falta de professores.

"Ainda não chegamos no quadro desejado, mas esta convocação mostra que o Governo do Estado e a UPE compreendem a necessidade do investimento humano, além da infraestrutura, que ganha novo impulso no interior do estado. Já estamos programando novo concurso, agora para convocação de 76 novos professores" - Afirma o Reitor.

UPAE Garanhuns e CIEE fazem convênio Jovem Aprendiz‏‏



A UPAE Garanhuns realizou um convênio com o CIEE - Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco, e estará recebendo Jovens Aprendizes, para os setores administrativos da unidade.

O convênio assinado pelo gestor da UPAE, Gustavo Amorim, e pela responsável pelo CIEE Garanhuns, Milânia Ávila, vai dispor a contratação de três jovens, que passarão 17 meses no programa, que inicia com 25 dias de aulas na Universidade de Pernambuco, com certificado e material da Fundação Roberto Marinho, parceira do programa, e depois com as atividades laborais na UPAE, com acompanhamento do programa.

O Jovem Aprendiz está presente em diversas empresas públicas e privadas de Garanhuns e região, a exemplo da Nestlé, Unilever, Compesa, Banco do Brasil, hospitais, colégios, etc. Os jovens interessados em ingressar no programa devem preencher o cadastro no site do CIEE, e depois comparecer ao CIEE Garanhuns, que funciona na Agência do Trabalho, para confirmação. (www.ciee-pe.org.br)

Segundo Gustavo Amorim, o convênio é importante para a UPAE: "Temos um trabalho também voltado à formação profissional na área de saúde. Recebemos estudantes, participamos de encontros nas faculdades e cursos técnicos, e agora, com o CIEE, podemos colaborar com a formação administrativa de jovens que vão ingressar no mercado de trabalho" - finaliza.

Em 1970, Luís Souto Dourado definia feriados de Garanhuns



Depois dos documentos históricos assinados por Alfredo Leite Cavalcanti e Luís da Silva Guerra, chegamos agora a mais uma grande personalidade de nossa história. O ano era 1970 e o prefeito Luís Souto Dourado, que assina a Lei 1.377 de 1970, aliás, uma modificação no texto da lei de 1968, relacionando os feriados de Garanhuns, e nela, mais uma vez, a Data Magna de nossa cidade é 10 de março de 1811.

Em nenhum, vejam bem, nenhum documento apresentado, anterior à Lei de 1975, que preparou a cidade para comemorar o centenário da emancipação, faz-se menção a data de 4 de fevereiro, que passou a partir daquele ano a ser a data comemorada no município, apagando quase 70 anos de história, e fazendo Garanhuns mais jovem que vários outros municípios que fizeram parte de sua jurisdição.

Os recentes documentos apresentados, todos eles descobertos recentemente, buscam resgatar esta história de Garanhuns, ratificando sua importância no contexto da formação do nosso estado e do interior do país.

São duas datas importantes, mas registre-se que a categoria de vila em 1811 era o equivalente a município, com independência jurisdicional, sede de comarca e demais autoridades constituídas. Garanhuns era centro comercial, cidade-polo para centenas de outras localidades, inclusive de outros estados, que somente depois se desmembraram, muitas delas pertencentes a Garanhuns. Não se explicaria este município ser mais jovem que a maioria deles.

Todos os documentos anteriores a 1975 tratam como data de criação de Garanhuns, aquele longíquo 10 de março de 1811, conforme a Carta Régia assinada pela monarquia vigente.

Para conferir os demais documentos:







Feira na Av. Santo Antônio, centro de Garanhuns.

Izaías anuncia nova Secretária de Turismo de Garanhuns: Neile Barros





O prefeito de Garanhuns, Izaías Regis, apresentou nesta quinta-feira (10), durante a coletiva de imprensa da programação do Festival Viva Dominguinhos 2016, o nome da nova titular da Pasta de Turismo.

Neile Barros é desde 2013 a gerente do departamento de Turismo da Secretaria e assume o cargo em substituição a Gerlane Melo que deixou a função no fim de fevereiro.

Programação do Festival Viva Dominguinhos em Garanhuns 2016

Praça Mestre Dominguinhos

Quinta-feira – 21/04:
- Forró Pesado 
- Cristina Amaral
- Quinteto Violado 
- Jorge de Altinho

Sexta-feira – 22/04:
- Mourinha do Forró 
- Flavio Leandro
- Waldonys
- Dorgival Dantas

Sábado – 23/04:
- Kiara Ribeiro
- Maciel Melo
- Elba Ramalho
- Flavio José

Residência Médica do IMIP em Garanhuns abre inscrições‏



Inicia nesta sexta-feira (11), as inscrições para o processo seletivo à residência médica dos hospitais próprios e conveniados da Rede SUS-PE. O município de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, disponibilizará duas vagas para interessados na residência. O edital para o processo foi lançado pela Secretaria de Saúde do Estado (SSE), por meio do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). As inscrições seguem até o dia 16 de março. Essa é a primeira residência médica do município.

Além de contribuir para que o estudante de medicina complete sua formação, a residência irá fortalecer os serviços da Atenção Básica (AB) de Garanhuns, uma vez que os profissionais atuarão de forma integral com a equipe de Saúde da Família da unidade. 

As inscrições serão realizadas nos dias úteis, inseridos no período citado, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h, na coordenação da pós-graduação Lato Sensu, no sub-solo do Hospital Pedro II, localizado na Rua dos Coelhos, n° 300, no bairro Boa Vista, em Recife. Poderão candidatar-se os profissionais médicos habilitados em escolas médicas devidamente reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação e que tenham concluído o Programa de Residência do pré requisito discriminado em serviços credenciados pela CNRM. A área de acesso direto são Medicina de Família e Comunidade e os profissionais irão atuar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A seleção, que será realizada no dia 22 deste mês, constará de uma única etapa, que será a prova de múltipla escolha, em caráter eliminatório. O resultado será divulgado no dia 28 de março e a matrícula dos aprovados será efetuada no dia 30 de março, devendo o candidato com bolsas custeadas pela Secretaria de Saúde comparecer à Diretoria Geral de Educação em saúde, no setor de Estágio e Residência da mesma. Os profissionais classificados começarão a atuar no dia 31 deste mês.

Para mais informações, os interessados podem acessar o edital para o processo seletivo, por meio do seguinte link abaixo: 

WORKSHOP DE VENDAS GRATUITO EM GARANHUNS



Atenção você que trabalha ou trabalhou com vendas e quer reciclar seus conhecimentos, ou se recolocar no mercado de trabalho, não perca esta oportunidade de começar o ano se qualificando para enfrentar novos desafios, e o melhor, de maneira gratuita e com direito a certificado!

Isso mesmo, garanta sua vaga para conhecer algumas técnicas de vendas, usadas em tempos de crise.

Inscreva-se mandando currículo para: cursodevendas2016@gmail.com
ou acesse o link para se inscrever: http://www.j.mp/cursodevendas2016

Secult-PE e Fundarpe adiam inscrições para o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia


A Secretaria de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco prorrogaram, até o dia 31/3, as inscrições do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. Inspirada na forte contribuição do mestre Ariano Suassuna, tanto no campo das artes quanto da gestão pública de Cultura, a premiação distribuirá, nesta primeira edição, R$ 151 mil. 

O segmento Cultura Popular está dividido em duas categorias: “Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres” e “Grupos/Comunidades”. Para cada categoria estão previstos quatro prêmios, sendo um para cada macrorregião do Estado: Mata, Agreste, Sertão e Região Metropolitana. Na categoria Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, os selecionados receberão premiação no valor de R$ 10 mil. Já na segunda categoria, os grupos e as comunidades serão contemplados com o valor de R$ 15 mil cada um, distribuídos entre as quatro macrorregiões.

No segmento Dramaturgia, o prêmio está dividido nas categorias Teatro Adulto, Teatro de Formas Animadas e Teatro Para Infância e Juventude. Haverá até duas premiações para cada uma delas, sendo R$ 10 mil para os primeiros lugares e R$ 7 mil para os segundos lugares, totalizando R$ 51 mil. Além do prêmio em dinheiro, os autores dos seis textos (primeiros e segundos lugares de cada uma das três categorias) terão suas obras publicadas. Acesse aqui o edital e saiba como se inscrever.



POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.