quinta-feira, 24 de março de 2016

DESEMPREGO É MAIOR ENTRE OS JOVENS



A taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos superou, de acordo com o IBGE, a marca de 20% na média das seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, pela primeira vez desde 2007.

No mês de fevereiro, 90 mil jovens ficaram desempregados. Destes, metade são da região metropolitana de Sâo Paulo. 

Ainda no mesmo período, a taxa de desemprego nas regiões metropolitanas do Recife, de São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre ficou em 8,2%.

MENSAGEM DE PÁSCOA E SEMANA SANTA. Entenda as celebrações!





No final desta semana, muitas pessoas aproveitam os três dias de feriado para passear, ou para visitar parentes ou mesmo para simplesmente descansar. Em alguns lugares, grupos encenam a paixão de Jesus Cristo. Nas Igrejas de tradição antiga, as comunidades celebram o fato mais importante de sua fé: a festa da Páscoa.

A Páscoa surgiu como uma celebração da primavera no hemisfério norte. E de acordo com a tradição judaica, foi por ocasião de uma celebração da Páscoa que um grupo de escravos no Egito (do clã dos hebreus) sentiu-se chamado por uma energia divina para sair da escravidão e caminhar para uma terra livre. Até hoje, em todas as sinagogas do mundo, a cada ano, as comunidades judaicas comemoram a Páscoa para recordar a libertação do Êxodo. Ao fazerem isso, elas atualizam a mensagem de que toda pessoa humana tem a vocação da liberdade e de sempre caminhar para um mundo novo e mais feliz.

Para as Igrejas cristãs, foi durante uma Páscoa, em Jerusalém, que Jesus de Nazaré foi morto e Deus lhe deu uma vida nova. Essa vida nova, Jesus, reparte com todas as pessoas que aceitem segui-lo, na missão de testemunhar no mundo o projeto divino de paz e justiça.

São esses fatos que, a cada ano, as Igrejas históricas celebram na Semana Santa.O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios: "Este é o tempo da graça, hoje é o dia da salvação” (2 Cor 5). Então, todo dia é dia de graça e toda semana é santa. Mas, as comunidades cristãs gostam de dedicar uma semana do ano e especificamente um tríduo para atualizar a memória desses acontecimentos mais centrais da fé. Durante muitos séculos e até hoje, em muitas comunidades do interior, as pessoas simples fazem ritos que recordam a morte e o sepultamento de Jesus. Em alguns lugares da América Latina, as procissões do Senhor morto reúnem multidões.

Na Igreja Católica, a renovação das celebrações pascais, iniciada na década anterior, foi completada pelo papa João XXIII, há cinquenta anos. E o papa Francisco, ao falar da alegria do Evangelho (EvangeliiGaudium), escreveu que os cristãos não podem ficar em uma Quaresma sem Páscoa. O mais importante é que mesmo no meio da dor e das lutas da vida, celebremos a resistência e a esperança da vitória já alcançada, ao menos, como promessa. Um dos antigos cristãos dizia que, para quem vive a fé, as celebrações pascais que fazemos cada ano fazem da vida da gente, mesmo no meio das dores e das lutas, uma festa permanente. Ao celebrar a ressurreição de Jesus, os cristãos celebram a vida nova que ele nos dá. Para significar isso, a Igreja batiza os cristãos adultos na grande celebração pascal. E durante os 50 dias do tempo pascal, os cristãos antigos oravam de pé, sem nunca se ajoelhar, para sinalizar a atitude de quem, diante da vida, se coloca altaneiro e resistente.

Todos esses símbolos e crenças pertencem a grupos cristãos. Atualmente, no plano cultural e religioso, o mundo é diversificado e pluralista. Uma cultura não deve se impor sobre outra e menos ainda tem sentido uma religião civil, como se fosse a ideologia religiosa da sociedade dominante.Não se trata de fazer como alguns países da Europa que,sob pretexto da laicidade, ocultam racismo contra os muçulmanos e proíbem as mulheres de usar véu. Nem é questão, no Brasil, de vetar o uso de tambores ou de sacrifícios de animais em terreiros afro. Nesses casos, são sempre grupos minoritários e pobres que são visados. Trata-se sim de dar a todos os segmentos a mesma liberdade e de ajudar cada grupo a se abrir aos outros.

Embora em datas diversas, a Páscoa é uma festa comum a duas religiões (o Judaísmo e o Cristianismo). Entre as Igrejas cristãs, todas as Igrejas antigas a celebram. Assim mesmo, para que a Páscoa tenha um sentido para toda a sociedade, é importante que, sem perder o sentido próprio que ela tem para as Igrejas, juntos com toda a humanidade, os cristãos possam recuperar a sua dimensão ecológica. Assim, cuidaremos melhor da natureza para celebrar sua renovação como sinal do amor divino pelo universo. Paulo escreveu aos gálatas: "O importante é que se manifeste a criação renovada. Essa é a obra de Deus”

[Marcelo Barros de Sousa é monge, beneditino, escritor e teólogo.]


PERNAMBUCO DE TODAS AS PAIXÕES: Confira os espetáculos nos municípios!

Investimento fortalece grupos cênicos e a economia nos municípios





Em Pernambuco, a Semana Santa é também momento de reverenciar artistas e produções locais. Até o próximo domingo, 27 de março, moradores e turistas têm a oportunidade de incluir em seus roteiros de fé e lazer algum espetáculo gratuito da Paixão de Cristo. Isto porque, através da Secult-PE e Fundarpe, o Governo do Estado está incentivando 11 espetáculos que narram a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Por meio do Pernambuco de Todas as Paixões, dez municípios do Agreste, do Sertão, da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife foram contemplados. Para Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura, o repasse na ordem de R$ 340 mil simboliza “o compromisso da gestão em valorizar artistas e grupos cênicos do estado, além de contribuir para a consolidação de roteiros turístico-culturais que impulsionam a formação cultural da nossa gente e a economia nas cidades”.

As montagens foram selecionadas a partir de critérios como a qualidade artística da encenação, o histórico dos espetáculos e a coerência dos custos. A Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca que, “pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Análise de Mérito Cultural contou com a participação de profissional da área cênica – também selecionado por convocatória específica -, além de representantes da UFPE e do SESC Pernambuco, assegurando um processo de avaliação mais eficaz e transparente”.

Confira a programação e participe!

LIMOEIRO

Paixão de Cristo de Limoeiro
Local: Praça da Bandeira - s/n - Centro - Centro Cultural Ministro Marcos Vilaça
Dias: 23, 24, 25 e 26 de março, às 20h30

CAMARAGIBE

Paixão de Cristo de Camaragibe - A Paixão dos Camarás
Local: Praça de Eventos - Vila da Fábrica, próximo ao SESI
Dias: 25, 26 e 27 de março, às 20h

PAULISTA

Morte e Vida Nazareno
Local: Quadra do CECOM - Mirueira (ao lado da Associação dos Moradores) e na Quadra do Mangueirão - Paratibe (5ª entrada à direita após o SESI de Paratibe)
Dias: 22, 23 e 24 de março, às 20h

BOM JARDIM

Paixão de Cristo de Bom Jardim - Fazendo História em Pernambuco
Local: Praça de São Sebastião (centro) e na Capela de Nossa Senhora do Carmo
Dias: 24, 25 e 26 de março, às 20h

GARANHUNS

Jesus Alegria dos Homens
Local: Cristo do Magano
Dias: 23, 24, 25 e 26, às 19h30

SERTÂNIA

Paixão do Sertão - Uma Odisseia no Moxotó 2016
Local: Quadra da Escola Estadual Olavo Bilac, Av. Agamenon Magalhães - Sertânia
Dias: 23, 24 e 25 de março, às 21h

AMARAJI

Paixão de Cristo de Amaraji 
Local: Rua Dr. Jorge Coelho e Pátio de Eventos São Pedro (centro), em frente à Igreja Matriz de São José da Boa Esperança
Dias: 25 e 26 de março, às 20h

RECIFE / CASA AMARELA

Paixão de Cristo de Casa Amarela
Local: Largo da Feira de Casa Amarela, próximo ao Mercado Público de Casa Amarela - Recife
Dias: 23, 24 e 25 de março, às 21h

RECIFE/OLINDA/JABOATÃO

Auto da Via Dolorosa

Recife – 22/03 | igreja da Madre de Deus, Rua Madre de Deus s\n, Bairro do Recife
Jaboatão dos Guararapes - 23/03 | Igreja Santo Amaro, Rua Frei Jaboatão, s/n Vista Alegre
Recife - 24/03 | Basílica de Nossa Senhora do Carmo |Av. Dantas Barreto s/n - Santo Antônio
Olinda - 25/03 | Igreja N. S. do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, Largo do Bonsucesso, 45 Bonsucesso

Dias: 22, 23, 24, às 19h e dia 25, às 18h

SÃO LOURENÇO DA MATA

Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata
Local: Rua Nova Esperança A, s/n, Bairro Pixete, próximo à sede do Grupo de Dança Unido de Nova Esperança
Dias: 25, 26 e 27 de março e 02 de abril, às 20h

FLORESTA

Paixão de Cristo "Prova de Amor" - Ano VII
Local: Sítio Histórico (centro) -Praças Antônio Ferraz Boiadeiro e Coronel Fausto Ferraz, entre a Catedral do Bom Jesus dos Aflitos e a Igreja de N. S. do Rosário
Dia: 25 de março, às 20h

OAB TAMBÉM VAI PEDIR IMPEACHMENT DE DILMA



Estadão Conteúdo – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá protocolar na segunda-feira, 28, na Câmara dos Deputados, um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff em que inclui as acusações feitas contra a petista pelo senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Blog do Jamildo Melo
A delação do ex-líder do Senado foi considerada como fundamental para o apoio da Ordem à cassação do mandato de Dilma. Segundo Delcídio, a presidente teria tentado interferir nas investigações da Operação Lava Jato em ao menos três vezes. O pedido da entidade também trará as denúncias sobre as pedaladas fiscais e a renúncia fiscal autorizada para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Caberá ao presidente da Câmara decidir se aceita ou não o pedido formulado pela OAB. Caso isso aconteça, uma nova comissão de deputados precisará ser eleita para analisá-lo, o que possivelmente só aconteceria após o resultado dos trabalhos da primeira comissão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.