sábado, 2 de abril de 2016

Deputado Federal pode assumir Secretaria de Agricultura do estado de Pernambuco



O Deputado Federal Kaio Maniçoba acaba de trocar o PHS, partido pelo qual se elegeu, e ingressar no PMDB, em ação coordenada pelo vice-governador Raul Henry, e aprovada por Jarbas Vasconcelos. E nem bem chegou ao partido, pode assumir a importante pasta da Agricultura, que tem Nilton Mota como secretário, mas que deve se desincompatibilizar para concorrer à prefeitura de Surubim.

Se Kaio de fato deixar a Câmara Federal e assumir a secretaria, assume em sua vaga em Brasília o suplente Luciano Bivar (PSL), que de cara já deve apoiar à reeleição de Geraldo Júlio na capital.

Kaio Maniçoba é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, e foi eleito com menos de 30 mil votos, aproveitando o quociente eleitoral.

A informação é do jornalista Magno Martins, em seu blog.

Enquanto isso, é provável que Raul Jungmann (PPS), não vote pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), mas não é que tenha mudado de posição, é que o secretário Sebastião Oliveira (PR), titular da cadeira na Câmara Federal, pode pedir o afastamento momentâneo da Secretaria de Transportes, para ir participar da votação histórica, isto, claro, se vier a acontecer, com a comissão aprovando o pedido e levando para a votação no plenário. O que é provável.

A ampla maioria da bancada pernambucana apoia o impeachment. Lembrando que o PT do estado não tem sequer um deputado federal.

CSJD: Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo


Estudantes de Medicina vão precisar fazer avaliação do MEC para tirar diploma

Agência Estado

O diploma de Medicina estará, a partir de agosto, condicionado à participação em um exame de avaliação dos estudantes, informou nesta sexta-feira, 1º, o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas em caráter pedagógico a alunos dos segundo e quarto anos de faculdade; no sexto (e último), porém, quem não atingir a nota de corte não poderá se formar.

Cerca de 20 mil estudantes que ingressaram nos cursos de Medicina em 2015 já devem ser submetidos ao exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no segundo semestre deste ano. A medida responde a uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada em 2014 - e que estimava um prazo de dois anos para sua implementação.

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) será um componente curricular obrigatório e os alunos e as instituições que não se inscreverem ou não participarem estarão sujeitos a "penalidades" que ainda não foram definidas. O conteúdo da prova será nos moldes do Revalida - exame que certifica diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras para que passem a valer também no Brasil.

No segundo e quarto anos, a prova será apenas escrita e com conteúdo proporcional ao que o estudante já aprendeu. "Isso vai permitir que as escolas de medicina acompanhem a evolução de seus alunos e trabalhem para melhorar seu processo de formação", disse o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFCE) Henry Campos, representante da subcomissão do Revalida. Já no ano final, além de uma prova de conhecimentos médicos, haverá uma segunda etapa que avaliará as habilidades clínicas do formando - fundamental para o acesso a programas de residência médica, por exemplo.

Segundo o ministro Aloizio Mercadante, instituições e entidades médicas já apelavam para que existisse uma maneira de avaliar o progresso do estudante durante a faculdade.


AGORA COMIGO: Tá aí mais um motivo para colocar a FAMEG para funcionar.

Já que o diploma só sai para o estudantes que esitverem aptos ao exercício da profissão, não tem porque impedir a criação de novos cursos, principalmente os que tenham condições e estrutura para suas aulas.

GARANHUNS AZUL: LEIS GARANTEM PROTEÇÃO AOS DIREITOS DOS AUTISTAS NO MUNICÍPIO



Desde 2014 a legislação municipal de Garanhuns conta com leis que fortalecem as ações de inclusão, proteção e atendimento à pessoa com autismo no município. As referidas leis, de autoria do vereador Audálio Filho, e sancionadas pelo prefeito Izaias, criaram a política municipal de atendimento e a semana de incentivo à inclusão dos autistas.

LEI 3992/14 – Cria a Política Municipal de Atendimento aos Portadores de Transtornos do Espectro do Autismo em Garanhuns. Dentre vários pontos constantes na referida lei se destacam os seguintes:

· As diretrizes para ações de reconhecimento do autismo como uma especialidade única e a sua inclusão em ensino regular;

· Garantia dos direitos da criança com autismo na escola;

· Autoriza o município a firmar convênios com entidades públicas, privadas e instituições voltadas à inclusão da pessoa com autismo;

· Utilizar recursos provenientes do SUS de acordo com a Portaria Nº1635 do Ministério da Saúde;

· Rastreamento precoce do autismo nas unidades de saúde e de educação;

· Incentivo a formação de um núcleo especifico para atenção as necessidades especiais do autista para dentro da escola e no mercado de trabalho.

LEI 3993/14 – Institui a Semana Municipal de Incentivo à Inclusão Social dos Autistas em Garanhuns. Dentre vários pontos constantes na referida lei se destacam os seguintes:

· Determina a primeira semana do mês de abril como a Semana do Autista em Garanhuns, incluindo o dia 02 (Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo) como o auge do evento;

Audálio Filho
· Incentiva campanhas educativas que visem incluir os autistas em diversos segmentos como educação, saúde, assistência social, transporte e acesso a medicamentos;

· Visa à distribuição de material educativo a população;

· Prevê a realização de palestras e seminários sobre o tema;

· Apoia ações para realização de exames, consultas para prevenção e tratamento do autismo.


“As referidas leis têm como objetivo a inclusão do autista em Garanhuns, bem como apoiar a luta de diversas famílias pela causa, a exemplo da mãe de Antônio Lucas, Rennata Amorim, com a Semana do Autismo e do Grupo Borboleta Azul, através de Marcelo Quintino” - ressalta o vereador Audálio.

REPORTAGEM ESPECIAL: Em Belo Jardim, Paulo entrega a 32ª Escola Técnica do Estado‏




O governador Paulo Câmara inaugurou, na manhã desta sexta-feira (01.04), no município de Belo Jardim, no Agreste, a 32° unidade de ensino profissionalizante de Pernambuco. A Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Mororó Moura recebeu um investimento de R$ 8,7 milhões e tem capacidade para atender 1.080 alunos. Além do aporte feito pelo Governo, o ginásio recebeu R$ 600 mil do Grupo Moura para estruturação de laboratórios. O acordo consolidou mais uma importante ação integrada entre a administração pública e o setor privado. Além de beneficiar a população do município, o prédio vai receber estudantes de outras seis cidades da região.

"Esse é um equipamento que dialoga com futuro dos pernambucanos. Nós temos nessa escola técnica a possibilidade de formar nossos jovens em cursos profissionalizantes que oferecem a chance de proporcionar bons empregos. Isso é muito importante e alimenta sonhos", ressaltou o governador. Paulo ainda fez questão de frisar que a educação é o maior valor que o gestor público pode oferecer à população. "E eu peço a todos que cuidem bem desse prédio", finalizou.

O acordo de cooperação entre o Estado e a Moura também prevê a realização de projetos pedagógicos com o Instituto Conceição Moura e uma parceria com o Instituto Tecnologia Edson Mororó. Além da oferta de vagas de estágio para os alunos, o convênio também permite a utilização das instalações dos dois institutos - ambos localizados em Belo Jardim - para que os estudantes possam vivenciar, na prática, as ações tocadas.

Os laboratórios especiais equipados pela Moura irão atender os estudantes dos cursos de Química, Redes de Computador e Sistemas de Informação. O presidente do Instituto Tecnológico Edson Mororó Moura, Edson Moura, disse estar honrado em formalizar mais uma parceria com o Governo de Pernambuco. "É uma satisfação saber que estamos colaborando com futuro do Estado", sublinhou o executivo, que é filho do homenageado que dá nome a unidade.

O prefeito João Mendonça pontuou que a entrega de uma ETE com a estrutura observada na unidade de Belo Jardim comprova o comprometimento do Governo de Pernambuco em investir em sua população, apesar do conturbado cenário econômico brasileiro. "Vivemos uma crise nacional e são poucos Estados que têm essa capacidade e fazem esse esforço de trabalhar e inaugurar uma escola como essa. É um privilégio", destacou. 

Composta por seis blocos interligados, a escola conta com auditório, biblioteca, bloco de serviços, quadra e um bloco pedagógico e administrativo composto por 12 salas de aula e oito laboratórios. Dos 1.080 estudantes, 540 estão matriculados na modalidade integral e 540 na subsequente. Além dos habitantes do município, a ETE Edson Mororó Moura vai favorecer as cidades Tacaimbó, Água Fria, Sanharó, Pesqueira, Fazenda Nova e Brejo da Madre de Deus e os povoados de Serra do Vento e Mutuca, ambos em Belo Jardim.

Os cursos ofertados são de Desenvolvimento de Sistemas e Administração, na modalidade Integral; e Química e Rede de Computadores, para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. A partir de agosto, estarão disponíveis as formações em EAD nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Informática e Segurança do Trabalho.

SAIBA MAIS

ESTE SÁBADO É DIA DE VACINAR CÃES E GATOS‏



Você que tem cães e gatos em casa, tem uma obrigação com seu animal de estimação neste sábado (02 de abril), dia nacional da Campanha de Vacinação Antirrábica, doença 100% letal para caninos e felinos. A indicação é imunizar animais a partir dos três meses de vida. A única contra-indicação é para fêmeas no estágio final da gestação. 

A V GERES - Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, apoia a vacinação nos 21 municípios da sua abrangência, que acontece pela parceria das prefeituras, Governo Federal e Governo do Estado de Pernambuco.

A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, informa que há uma população estimada em quase 80 mil cães e 37 mil gatos nos municípios da regional, somando mais de 115 mil animais a serem vacinados, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. "A vacina é gratuita, e as pessoas devem procurar os postos mais perto de suas residências, que estarão com equipes das Secretarias Municipais de Saúde" - afirma a gestora.

VACINAÇÃO ESTADUAL

Em Pernambuco, espera-se vacinar 875.450 mil cães e 376 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de doses. Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão oferecidos 7.350 postos de vacinação nos 184 municípios.

SAIBA MAIS SOBRE A RAIVA

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

Cabe aos serviços municipais de Saúde o controle da transmissão da doença na zona urbana (na zona rural, a vigilância sobre os animais fica a cargo da Adagro). Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina.

DADOS – O último caso de raiva humana em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta. A transmissão foi por um morcego. Por cão, o último caso foi em 2006. Já a raiva canina ou felina vem decrescendo no Estado. Em 2012, foram registrados dois casos (caninas) e, em 2013 e 2014, não houve nenhum registro. Já em 2015, foi confirmada apenas uma ocorrência de raiva canina.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.