quarta-feira, 27 de abril de 2016

Dr. Antonio Filho Pediatra se filia ao PPS Garanhuns‏



O Partido Popular Socialista em Garanhuns está se movimentando para as eleições próximas de outubro, e tem atraído para seus quadros novas lideranças, exemplo disso foi a filiação do médico pediatra Dr. Antônio Filho

Dr. Antônio Filho é graduado pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduado em Pediatria pelo Hospital Oswaldo Cruz - HUOC - Universidade de Pernambuco-IMIP, possui também a titulação de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Dedica o seu tempo aos seus pacientes e procura sempre uma maneira de atrelar a sua personalidade ao bem estar de todos que frequentam o seu consultório, já atuou no Hospital Regional Dom Moura e atualmente é Professor na Faculdade de Medicina na UPE.

Além de Dr. Antônio Filho outras lideranças se filiaram ao PPS como Zé de Bié, Zuza da Santa Rosa, Tabica, Irmã Elza, Leonardo Figueiredo, Luiz Domingos, Zeilton Bezerra, Adson Galindo, Carlos Eduardo, Paulo Mota, Danilo Pessoa e Luciano Florêncio.

O PPS em Garanhuns é Presidido pelo Vereador Sivaldo Albino.

Álvaro Porto quer restauração de parque em Garanhuns e volta da Exposição de Animais

A Assembleia Legislativa aprovou o apelo feito pelo deputado estadual Álvaro Porto (PSD) ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em favor da recuperação do Parque de Exposição Senador Paulo Guerra e a consequente retomada exposição de animais no município. 

O evento, segundo o deputado, é vital para a economia de todo Agreste Meridional uma vez que movimenta e incrementa negócios de toda a cadeia produtiva da bacia leiteira. 

Já publicada no Diário Oficial do Estado, a indicação de autoria de Porto ressalta que a exposição é "a maior do Agreste Meridional, envolvendo não só municípios de Pernambuco, mas de estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte", aspecto que atesta a relevância do evento. 

A feira reunia mais de cento e cinquenta expositores, contava mais de dois mil animais expostos e costumava atrair milhares de visitantes. Há cerca de cinco anos deixou de ser realizada, o que vem acarretando danos não só para pecuária, mas também para o turismo e o comércio de toda a região. 
De acordo com a justificativa apresentada pelo deputado, atualmente a área do parque de exposição está completamente abandonada, servindo apenas para abrigar os cavalos da Polícia Militar e para um restaurante privado. 

"Sem a realização da exposição de animais a população e os criadores da bacia leiteira do Agreste Meridional, uma das mais importantes do Estado de Pernambuco, que impulsiona a economia local, gerando milhares de empregos, ficam sem um evento de fomento às suas atividades".

A expectativa agora é que o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns somem esforços para que o parque seja restaurado e exposição volte a ser realizada.

Comissão do Centenário da Hecatombe de Garanhuns inicia trabalhos



No dia 16 de abril, a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns teve o seu primeiro encontro na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, em pauta a apresentação de sugestões de atividades para vivenciar o seu centenário. 

Na ocasião, foram apresentadas pelos representantes das entidades e das famílias várias ações objetivando trabalhar o tema Hecatombe com a sociedade, educadores, estudantes e pesquisadores, sendo relevantes as idéias e projeções para proporcionar conhecimento e estudo da Hecatombe de Garanhuns. 

A Comissão já deliberou algumas ações e estará em breve divulgando no grupo criado no Facebook, para interagir com as pessoas, e aberto para receber documentos, fotos e sugestões.

Texto do professor Cláudio Gonçalves.

Para saber mais, clique nos links abaixo:

A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns

Instituída comissão para o Centenário da Hecatombe de Garanhuns

Cláudio Gonçalves: Autor de livro sobre a Hecatombe prepara novo livro

BLOG DO RONALDO CESAR : Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns

BLOG DO RONALDO CESAR : Fundado instituto para resgatar a História de Garanhuns

Morre Seu Antônio da SOMAX em Garanhuns


A música está de luto em Garanhuns e região. Morreu na manhã desta quarta-feira, Seu Antônio, da Somax, loja de equipamentos e instrumentos musicais. Seu Antônio era muito querido, e mexia com música há muito tempo.

Seu Antônio estava caminhando no parque quando sentiu um mal estar, recebeu apoio das pessoas e foi levado ao Hospital Dom Moura, mas faleceu poucos minutos depois, vítima do infarto fulminante que havia sofrido.

Trabalhador, seu Antônio deixa família e muitos amigos.

Em nome de um de seus filhos, Éder, da escola da Sanfona, nós externamos nossos sentimentos.

O corpo está sendo velado na Osacre, Rua São Vicente em Garanhuns, até às 16h, quando levará levado para Quipapá, sua terra natal, e sepultado na manhã da quinta-feira.

Soluções caseiras na mudança de secretários em Garanhuns

O prefeito Izaías Régis tem buscado soluções caseiras na substituição de secretários em Garanhuns. No turismo, com a saída de Gerlane Melo (que retornou ao Sebrae), assumiu Neile Jeane, que já trabalhava na secretaria. Com a saída de Pedro Passos, da pasta da Juventude, que vai disputar um mandato de vereador pelo PT, Izaías resolveu também cobrir a lacuna com o grupo que já tem em casa. A secretária de Cultura, Cirlene Leite, vai acumular as duas pastas.

Na Secretaria de Governo, Wanderley Lopes deu lugar a Méwiton Wibbay, que trocou o PT pelo PTB. Wanderley deixou a presidência do PTB para se filiar ao PRB, e também disputará a eleição de outubro, visando uma cadeira na Casa Raimundo de Morais. Méwiton já chegou ocupando a presidência do partido de Izaías.

As saídas foram decisões pessoais dos titulares das pastas, e aceitas pelo prefeito, que sabe que novos nomes não teriam tempo para coisas novas. Assim, dá a entender, que prefere deixar para pensar em mudanças significativas de secretários se tiver o segundo mandato. Por enquanto, vai tapando os buracos com o time que tem nas mãos.

FICHA SUJA PERNAMBUCO: TCE enviará lista de gestores que tiveram contas rejeitadas para o TRE


Até 05 de julho próximo, o TCE deverá encaminhar ao Tribunal Regional Eleitoral a lista dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e decisão irrecorrível, em cumprimento ao disposto no artigo 11, § 5º, da Lei nº 9.504, de 1997.

Foi o que declarou ontem (25) o presidente Carlos Porto ao programa “Ponto a Ponto” da Rádio Carpina FM, ancorado pelo radialista Carlos Peruca. Ele deixou claro, todavia, que não é atribuição do TCE declarar a inelegibilidade de ninguém. “Isso é papel da Justiça Eleitoral, após receber impugnações feitas pelo Ministério Público Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa”, acrescentou.

INELEGIBILIDADE – De acordo com a alínea “g” do inciso I do art. 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990), o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado manterá a elegibilidade se a decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

GESTÃO FISCAL – Para Carlos Porto, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi uma das mais importantes que o Congresso aprovou nos últimos 15 anos porque impôs limite aos gastos públicos e prevê punições severas para quem porventura desobedecê-la. Basta atentar para o fato, disse ele, de que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, ora em tramitação no Congresso Nacional, se originou de um relatório técnico do TCU apontando descumprimento por parte do Poder Executivo (“pedaladas fiscais”) de regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O presidente aproveitou a entrevista para estimular os ouvintes do programa a acionarem, quando necessário, a Ouvidoria do TCE, lembrando que qualquer cidadão, mesmo sem necessidade de identificação, poderá denunciar irregularidades porventura existentes em seu município. “Essa parceria é importante para o Tribunal e contribui para o fortalecimento da cidadania”, disse o conselheiro.

TOME CONTA - Ele declarou também que o TCE dispõe de “excelente ferramenta” para levar informações aos seus jurisdicionados, que é o Portal “Tome Conta”. Acessando-o, acrescentou, o cidadão poderá obter informações sobre gastos com educação, saúde e folha de pessoal do seu município, licitações e contratos, extratos de convênios celebrados com os governos estadual e federal, etc.

Questionado, em seguida, como se comporta o TCE diante de obras inacabadas, Carlos Porto declarou que o órgão tem procurado aperfeiçoar os seus mecanismos de fiscalização para evitar dano ao erário. Antes, disse ele, o TCE fiscalizava a obra após a sua conclusão. Hoje, começa a fiscalizá-la ainda na fase de licitação e, dependendo do seu valor, instaura uma auditoria de acompanhamento para fiscalizá-la até a conclusão, “porque a obra mais cara é justamente aquela que não se conclui”.

VISITA - Nesta quarta-feira (27), o presidente estará visitando a Inspetoria Regional de Controle Externo de Petrolina, responsável pela fiscalização de municípios do Sertão do São Francisco, do Sertão Central e do Sertão do Araripe.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/04/2016

Escritório de Projetos de Pernambuco oferece cursos para agentes públicos municipais



Os primeiros cursos, fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Escritório de Projetos, o Centro de Formação dos Servidores do Estado (Cefospe) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), começam a partir do próximo dia 2. Inicialmente, serão oferecidas vagas em 11 cursos para os agentes públicos municipais. Eles abordarão as temáticas de gestão pública e planejamento e de licitações, compras, contratos e convênios.

Cursos são parceria entre Governo do Estado e AMUPE
O acordo de cooperação técnica foi assinado pela Seplag e as instituições durante o 3º Congresso Pernambucano de Municípios e determina que 10% das vagas dos cursos oferecidos pelo Cefospe sejam destinadas a servidores municipais de todo o Estado. O objetivo é estimular e fomentar, no âmbito da administração pública, um ambiente de permanente integração institucional, intercâmbio de conhecimentos e capacitação dos agentes públicos.

“Até o fim do ano, serão cerca de mil vagas destinadas os servidores municipais e acreditamos que esse número seja repetido nos anos seguintes”, afirma o secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, Flávio Figueiredo. As primeiras turmas serão de Básico para licitação, Contabilidade aplicada ao setor público e Avaliação de políticas públicas. Os dois primeiros têm uma carga horária de 20 horas/aula, já o terceiro é de 40 horas/aula e será realizado até o dia 20 de maio.

O Escritório de Projetos foi criado no ano passado, dentro da estrutura da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, para dar suporte ao desenvolvimento municipal de forma integrada e regionalizada. Além de oferecer capacitação técnica para agentes públicos municipais, ele disponibiliza recursos para o financiamento de projetos de engenharia e apoia os municípios na captação e gestão de recursos e convênios. O primeiro edital do Escritório de Projetos destinou R$ 10 milhões para que os municípios financiem a elaboração de projetos de engenharia. No total, 49 propostas foram selecionadas.

Primeiras turmas do acordo entre Escritório de Projetos, Cefospe e Amupe:

Datas
Cursos
2 a 6 maio
Básico de Licitações - 20 h/a
2 a 6 maio
Contabilidade Aplicada ao Setor Público  - 20 h/a
2 a 11, 19 e 20 maio
Avaliação de Políticas Públicas - 40 h/a
9 a 13 maio
Qualidade no Atendimento - 20 h/a
16 a 20 maio
Elaboração de Projetos SICONV - 20 h/a
16 a 27 maio
Noções Básicas de Direito Administrativo - 42 h/a
16 a 20 maio
Orçamento Público: Teoria e Prática -20 h/a
18 a 25maio
Elaboração de Projetos no Setor Público  - 24 h/a
23 a 27 maio
Empreendedorismo na Gestão Pública -20 h/a
25/5 a 1/6
Básico para Elaboração de Termos de Referência - 24 h/a
30/5 a 3/6
Planejamento Estratégico - 20 h/a

Coletivo Cultural realiza mais um Studio Tear em Garanhuns. SAIBA MAIS!



Acontece nesta quarta-feira, 27, mais uma edição do Studio Tear! A programação inicia às 20h e com o poeta-performer Allan Jonnes, de Sergipe. Tem também a exposição foto-maquiagem "Devaneios" de Keilla Vianna e Renata Romão, e um showcase+bate papo com o musicopoeta Pierre Tenório, de Belo Jardim. 

Tudo regado com as guloseimas e bebidas do Bistrô do Imaginário, muita gente bacana e muita arte ao redor. Vamos nessa!? 

Lembrando que devido ao espaço, o acesso é limitado a 40 pessoas. O valor do ingresso é apenas R$ 10,00.

Gente criativa que produz junto e faz acontecer!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.