quarta-feira, 18 de maio de 2016

Policiais Militares devem ter gratuidade nas viagens de ônibus mesmo sem fardamento‏





O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) propôs uma lei para permitir aos policiais e bombeiros militares o benefício da gratuidade na passagem de ônibus intermunicipais sem a obrigação do uso do fardamento. A medida, segundo o parlamentar, pretende garantir maior privacidade e segurança aos agentes públicos que precisam se deslocar entre os municípios pelo transporte coletivo.

Atualmente, a gratuidade só é permitida para os policiais e bombeiros desde que estejam fardados. No entanto, no Recife, já existe a liberação de uso de fardamento para esses agentes no transporte público. Após ouvir representantes das duas categorias, o deputado deu entrada no projeto para estender o benefício para as linhas de ônibus que fazem transporte entre diferente municípios em todo o estado.

“Esse é um antigo pleito tanto dos policiais quanto dos bombeiros. Por mais preparados que esses agentes estejam para enfrentar alguma ocorrência, eles ficam muito expostos em viagens entre cidades do interior. Então esse projeto daria uma maior tranquilidade para milhares de homens e mulheres que colocam suas vidas em risco todos os dias”, justifica o deputado.

O projeto de lei já está em tramitação na Assembleia Legislativa e será, primeiramente, analisada na Comissão de Constituição e Justiça. A expectativa é de que em até três meses o projeto seja votado no plenário.

​FOTO: Rinaldo Marques/Alepe

O turismo está sintonizado com a recuperação que o Brasil precisa ter, diz governador

Paulo Câmara se reuniu, nesta quarta, com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, 
e representantes do trade na feira internacional de turismo em Ipojuca, na RMR



O governador Paulo Câmara participou, nesta quarta-feira (18.05), da abertura da feira internacional de turismo Destination Brazil Travel Mart, que acontece até esta quinta em Porto de Galinhas, Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A mostra tem o objetivo de fomentar negócios para o Nordeste e disseminar os atrativos dos estados, especialmente para o mercado internacional. Acompanhado do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, auxiliares e membros do trade, o gestor estadual destacou o potencial de geração de emprego e renda desse setor. 

"O turismo é uma atividade que pode contribuir nesse momento que nós estamos precisando gerar renda, emprego e melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Nós temos que colaborar com o setor investindo na infraestrutura e na capacitação destes profissionais", observou o governador. Paulo pontuou ainda que a atividade tem potencial para ajudar o Brasil a voltar a crescer. "O turismo está sintonizado com a recuperação que o Brasil precisa ter", afirmou Câmara.

Para o ministro Henrique Eduardo Alves, diante do cenário de restrições orçamentárias, é importante que o Brasil impulsione o desenvolvimento de uma agenda econômica voltada para o segmento. "O turismo é uma atividade de maior custo-benefício. O setor tem essa capilaridade para gerar emprego e renda com mais rapidez, sobretudo, em regiões como o Norte e o Nordeste que precisam desse apoio para o seu crescimento regional", sublinhou o ministro. 

O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, completou os pronunciamentos dizendo que turismo é um grande trunfo para vencer os desafios. O auxiliar de Paulo Câmara informou que, em 2015, o Nordeste teve um acréscimo de 20% no fluxo de visitantes. Ele pontuou também que, apesar da grave crise financeira, o turismo interno está aquecido. "O Nordeste é a grande jóia do turismo brasileiro. Em 2015, 45% dos brasileiros escolheram a região como destino turístico, representando um aumento 20% em relação ao mesmo período do ano passado, e nós temos que aproveitar", comentou Felipe. 

Paulo reiterou que a maior qualidade do povo nordestino é a receptividade e que quando o turista chega a um destino, além de estrutura, ele quer ser bem atendido. "Se ele gosta, ele volta e fala bem. Então, a gente quer preparar o Estado para continuar recebendo muitos turistas, para que eles saiam daqui falando bem do nosso povo", garantiu o governador. 

MERCADO INTERNACIONAL - Para divulgar destinos e ações locais, o Governo do Estado disponibilizou um amplo estande e profissionais para tirar as dúvidas dos visitantes. Além disso, a feira conta com a presença dos nove estados do Nordeste, que, juntos, vão participar de diversas rodadas de negócio voltadas para o segmento. A expectativa é que a mostra movimente R$ 200 milhões em transações comerciais para toda a região e ainda divulgue os participantes para o mercado internacional. 

O presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Marcos Tiburtius, que, juntamente com a Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB) promove a mostra, destacou que a região tem condições de competir com o mercado internacional e afirmou ainda que a feira surge com a tarefa de potencializar esse trabalho. "Está tudo bem montado e bem feito. Nós acreditamos que essa feira será um sucesso em todos os sentidos", assegurou Tiburtius. A realização do evento teve o apoio do Governo do Estado, do Ministério do Turismo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das prefeituras do Ipojuca e do Recife, além da companhia aérea de Portugal (TAP).

Uma apresentação da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca encerrou a solenidade que contou ainda com a presença do secretário de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Camilo Simões; o presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Nelson Pelegrino; o presidente substituto da Embratur, José Antonio Parente; o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana; e a deputada estadual e primeira-dama do município, Simone Santana.

Crédito das Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Conheça a Estação de Estudo FOCO em Garanhuns. Ficou mais fácil estudar para o que você quiser!



UM LUGAR PARA FOCAR NOS ESTUDOS

Para muitas pessoas, focar a atenção nos livros é algo bem complicado. Basta um pequeno barulho, uma mensagem no celular ou a música alta do vizinho e pronto, perdeu-se a concentração. 

Pensando nisto, surgiu na cidade de Garanhuns a Estação de Estudo FOCO, que visa proporcionar a tranquilidade e o conforto que os estudantes tanto precisam. 

O ambiente oferece 13 cabines particulares de estudo, ar-condicionado, isolamento acústico, internet Wi-Fi, luminárias de LED, suporte para livros, cadeiras anatômicas e armários com chaves para guardar o material de estudo. Além disso, não é permitido conversas paralelas e o uso de aparelhos celulares na sala. 

Toda essa estrutura já está disponível para o estudante que almeja o sucesso na carreira profissional. 

Acesse o site e conheça nossos planos: www.estacaofoco.com




Luau Quatro Estações está de volta e acontece neste sábado (21) em Garanhuns

 Evento vai homenagear poeta Helder Herik e contará com intervenções culturais

Os Cegos do Castelo



Será realizado neste sábado (21), a partir das 20h, no Espaço Cultural Luiz Jardim, localizado na avenida Santo Antônio – ao lado do Espaço Colunata -, o “Luau Quatro Estações Inverno 2016”. 

O evento é gratuito e, a cada estação do ano, recebe uma nova edição. Desta vez, a homenagem será ao poeta Helder Herik, autor de cinco livros, dentre eles “Rinoceronte dromedário”, livro vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura.

Helder Herik
O “Luau Quatro Estações” existe desde o inverno de 2011 e tem como principal objetivo gerar um movimento cultural fixo na cidade. O momento abre espaço para que artistas de toda a região possam mostrar seus trabalhos ao público, e, ao mesmo tempo, trocar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo de suas carreiras.

A programação da edição de Inverno vai contar com a “Pedrão Sounds”,Apresentação de “Os Cegos do Castelo”, “Literânima” “Prato de Flores”, e para encerrar a noite “Plantar e Colher”.

Visite nossa página e fique por dentro de todos os detalhes.

facebook.com/luauquatroestacoes

Servidores do Ministério Público de todo o Brasil se unem para fundar a Fenamp‏



Servidores do Ministério Público de vários estados do Brasil se reúnem nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Maranhão, para oficializar a fundação da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). A criação da Federação visa dar mais representatividade aos servidores que pedem uma maior democratização nas instituições, com pautas como a PEC 147/2015 e a PEC 230/2012.

O encontro irá acontecer no Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Maranhão. Na ocasião, o Fórum Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos, que já vinha atuando desde o ano passado junto aos sindicatos estaduais, passará a ser uma Federação podendo, assim, ampliar a participação nacional e ter mais força frente às reinvindicações da categoria. “Queremos, com isso, que os Ministérios Públicos se tornem radicalmente democráticos, com mais participação da categoria nas decisões que influenciam diretamente no funcionamento das instituições”, explica Fernando Ribamar, do Sindsemppe, que também irá participar do evento.

A PEC 147 de 2015 pede a participação dos servidores, com direito de voto, na escolha do Procurador Geral de cada estado – um questionamento que nasceu em Pernambuco e que virou uma pauta nacional no ano passado. Já a PEC 230 de 2012 propõe a inclusão de dois servidores entre os atuais 14 conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público, fazendo com que a categoria tenha mais representatividade e participação. “Mas a Federação irá ajudar também em muitas outras causas, nacionais ou locais, como os casos de assédios morais relatados por servidores do Brasil inteiro”, continuou Fernando Ribamar.

Pedro Barbosa é o candidato a prefeito em São João com apoio do PSB Estadual

Pedro vai buscar seu terceiro mandato como prefeito

O jornalista Marcelo Jorge confirmou em seu blog, e no programa Falando com o Agreste, o que já se falava nas rodas de conversas políticas de São João, o ex-prefeito Pedro Barbosa (PMDB) é o candidato da Frente Popular, com o apoio do governo do estado, para enfrentar o atual prefeito Genaldi Zumba nas urnas em outubro.

A definição do nome de Pedro Barbosa passou pela Casa Civil, com o secretário Antônio Figueira. O ex-prefeito é o que tem mais chance de unir a ampla oposição que atua no município.

A verdade é que ambos, Pedro e Genaldi, estão com problemas com a justiça, e podem chegar inelegíveis na campanha, mas neste momento, o que se desenha é mais um clássico regional, como deveremos ter também em outros municípios da região, onde vários ex-prefeitos buscarão reconquistar as prefeituras.

Confiram a matéria de Marcelo Jorge:

PSB ESCOLHE CANDIDATO QUE VAI ENFRENTAR PREFEITO GENALDI EM SÃO JOÃO

Em uma reunião ocorrida nessa terça feira (17) entre o Deputado Estadual Marcantonio Dourado (PSB) e alguns membros da Casa Civil do Governo Paulo Câmara (PSB), ficou definido o apoio oficial do Palácio do Campo das Princesas a Pedro Antônio Vilela Barbosa(PMDB), como o pré candidato que vai liderar a chapa majoritária na disputa contra o atual gestor, Prefeito Genaldi Zumba (PSD).

Pedro Barbosa, que é ex prefeito de São João, será portanto o representante da chamada “Frente Popular” e tentará emplacar um novo mandato em um município que hoje tem um prefeito governando ‘sub júdice’ e uma população ainda assustada em razão dos altos índices de violência. 

Para continuar lendo: Blog Marcelo Jorge.com

Pernambuco ganha markerspace para propor soluções para as cidades‏. saiba mais!




Desenvolver soluções novas e criativas para os problemas urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades. Essa é a missão do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), inaugurado na manhã desta terça-feira (17.05) pelo governador Paulo Câmara e pelo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. Instalado no Portomídia, na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, o laboratório é o primeiro markerspace proposto pelo parque tecnológico. A implantação do espaço contou com investimento de R$ 700 mil, valor repassado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Após conhecer o espaço, o governador Paulo Câmara destacou a importância de manter parcerias “vivas e conectadas” que pensem o futuro, a exemplo da consolidada com o Porto Digital. “Apesar da grande recessão que o Brasil vem passando, tive a satisfação de manter essas parcerias, tanto com o Porto Digital como outras instituições que pensam o amanhã, que buscam fazer com que os profissionais continuem inquietos atrás de novas ações e inovações”, pontou. Paulo também destacou que o Governo do Estado tem atuado para assegurar a interiorização da ciência, tecnologia e inovação, lembrando a inauguração do Armazém da Criatividade em Caruaru (Agreste), no ano passado.

Ao elogiar a abertura do laboratório para alunos da Rede Estadual de Ensino, o chefe do Executivo destacou a importância do engajamento dos jovens. “Tecnologia é uma coisa que muda todo dia. A inovação também está sempre presente. A cada minuto tem gente pensando em novas ações e inovações, e a escola tem que estar muito antenada com isso. A gente quer ter a oportunidade de estar levando tudo de bom para as nossas escolas porque é com jovens preparados, conectados e cientes dessas amplas possibilidades que a gente vai formar uma geração de pernambucanos que vai fazer a diferença para o futuro, com um Estado mais equilibrado, mais desenvolvido e mais justo”, defendeu Paulo. 
O L.O.U.Co é um ambiente para experimentação, desenvolvimento e prototipagem e teste de soluções focadas no aumento do bem-estar nas cidades, utilizando também teste de produtos e serviços em Internet das Coisas (IoT). As alternativas serão desenvolvidas através de equipamentos de alta tecnologia, como impressora 3D, impressora de circuitos elétricos, biblioteca de sensores como acelerômetros, infravermelhos, de temperatura e luminosidade.

Com acesso aberto e gratuito, o laboratório vai reunir equipes multidisciplinares compostas por empreendedores, pesquisadores e estudantes, tanto do ramo de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) quanto de engenharia eletrônica, além de profissionais criativos das mais diversas áreas, como design, arquitetura e urbanismo, que vão poder criar, através desse espaço de fabricação digital, protótipos de alta complexidade para melhorem a vida das pessoas na cidade. 

Ao destacar que a agenda do "novo modelo de manufatura" está na pauta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação como eixo estratégico, a secretária Lucia Melo ressaltou o papel do markerspace. “Na prática você pode criar novas oportunidades e atividades econômicas, uma nova cultura empresarial e formar pessoas na nova agenda de manufatura, que é uma manufatura 4.0, que é aquela que integra Internet, robótica, software, ou seja, faz com que a produção seja descentralizada, segundo tendência global. A gente precisa preparar Pernambuco para essa nova agenda", frisou.

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya agradeceu a “contribuição decisiva” da Facepe para implantação do ambiente. “Mais do que qualquer outra instituição aqui do nosso Estado, a Facepe acredita e faz da inovação e dos processos de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação uma profissão de fé. A gente pretende retribuir para a cidade gerando cada vez mais emprego e inovações, elevando o nome da nossa cidade como espaço e ambiente diferenciado no Brasil de promoção da inovação e de negócios inovadores, afirmou”.

EXPERIMENTO – O governador Paulo Câmara também conferiu a apresentação desenvolvida por um grupo de participantes que recebeu a missão de propor soluções para a Praça do Arsenal, situada no Bairro do Recife, como exemplo da futura atuação do L.O.U.Co. As ideias foram desenvolvidas utilizando o espaço físico e os equipamentos que já estão em pelo funcionamento no L.O.U.Co.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

NOTA PÚBLICA DA FETAPE SOBRE O GOVERNO TEMER



A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Pernambuco (Fetape) vem a público reafirmar o seu compromisso com a Democracia e com a defesa dos direitos de homens e mulheres do campo, que produzem riqueza, conhecimento e, por isso, têm uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do País. Por esse papel que assumimos diante da sociedade, não podemos aceitar calados as primeiras medidas de um governo em exercício que, sequer, tem a legitimidade das urnas. Medidas que retiram da população rural uma conquista antiga e um importante canal de acesso às políticas públicas, que é o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e que desvalorizam avanços importantes para segmentos estratégicos de nossa sociedade, quando acabam com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, num sinal claro de que o poder “que deve emanar do povo” agora vai emanar de quem “está no poder”. 

Outros sinais de retrocessos já vêm sendo dados quando o Governo se reúne com parte das Centrais Sindicais para propor modificações na Previdência, desrespeitando conquistas históricas para os homens e mulheres que geram a riqueza do país. Ações que promovem justiça social não podem ser colocadas em xeque, para resolver problemas criados pela omissão do Congresso Nacional e de outras forças políticas, que contribuíram, durante meses e meses, para levar o Brasil ao caos, visando somente o retorno da elite conservadora ao poder.

Reconhecemos e denunciamos também a participação do Governo do Estado nessas manobras, quando houve o apoio do Senhor Paulo Câmara ao processo de Impeachment; e quando a maioria dos “representantes” de Pernambuco no Congresso Nacional votou a favor do Golpe, dizendo que estava fazendo isso pelo povo. Mas, de que povo eles estavam mesmo falando? Não, eles não nos representam.

Tudo isso sem contar que, hoje, muitos desses deputados pernambucanos estão assumindo pastas no Governo Federal, numa clara demonstração de que o apoio ao Impeachment se deu em troca de cargos nos ministérios e não em nome do povo. Eles agora pactuam com um conjunto de violações aos nossos direitos, revelando, em poucos dias, o que está por vir.

Continuaremos lutando contra todas as propostas de redução de direitos. Temos 179 Sindicatos filiados à Fetape no estado, representamos cerca 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras rurais e são esses os nossos instrumentos de luta, mobilização, articulação. Estaremos nas ruas sempre que necessário. Não vamos dar, sequer, um passo atrás. Porém, vamos fazer isso dentro da legalidade, de forma pacifica e com responsabilidade. Essas sempre foram características das ações de nossa Federação, ao longo dos seus 54 anos de história. A nossa gente não foge à luta!

A DIREÇÃO

INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE: Governo de Pernambuco abre seleção simplificada para 57 vagas, inclusive para Garanhuns

Serão 54 vagas para educador social/cuidador e 03 para técnico de enfermagem


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), abriu seleção simplificada para o preenchimento de 57 vagas, sendo 54 para educador social/cuidador e 03 para técnico de enfermagem. As oportunidades são para atuação nos Serviços de Acolhimento Institucional acompanhados pela Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

As vagas estão assim distribuídas: educador social/cuidador: Recife e Região Metropolitana – 35 e 02 PcD; Garanhuns – 16 e 01 PcD; Técnico de Enfermagem: Recife e Região Metropolitana – 02 e 01 PcD. O salário para as duas funções é de R$ 925,00. É exigida experiência mínima de seis meses em trabalho com crianças,adolescentes, jovens e adultos com ou sem deficiência nas áreas de educação, saúde e socioassistencial.

As inscrições acabam nesta quarta-feira, 18 de maio de 2016, por via postal, através do Sedex, ou presencial no horário de 9h às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (Av. Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife/PE) . O formulário de inscrição está disponível junto com o edital, publicado no dia 03 de maio de 2016, no Diário Oficial do Estado e nos sites www.sdscj.pe.gov.br e www.sigas.pe.gov.br. Maiores informações: (81) 3183.0740/0726

A seleção simplificada será realizada em etapa única através de avaliação curricular por meio da análise de documentos comprobatórios e de experiência profissional na área de, no mínimo, seis meses. O resultado final será divulgado no dia 14 de junho nos sites www.sdscj.pe.gov.br e www.sigas.pe.gov.br.

UPE abre seleção em saúde para o CISAM




A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu seleção simplificada para contratação temporária de sete médicos, que vão atuar na área de neonatologia do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13).

As inscrições começam nesta quarta-feira, 18 de maio, e seguem até o dia 3 de junho, pelo sitewww.upenet.com.br. O resultado sai no dia 22 de junho.

De acordo com o documento, o processo seletivo terá validade de dois anos. Os contratos serão de 12 meses, prorrogáveis por iguais períodos até seis anos, no máximo. 

A organizadora do certame será o Instituto de Apoio à UPE (Iaupe), através da comissão de concurso (Conupe). 

O processo será realizado por meio de avaliação curricular, cujos critérios estão descritos no edital. Os profissionais vão realizar dois plantões de 12 horas por semana, salário não foi informado até o momento.

Conupe
Avenida Rui Barbosa, nº 1599, Graças, Recife-PE.
CEP: 52.050.000

Cisam
Vagas: 7
Cargo: médico
Nível: superior
Salário: não informado
Inscrições: de 18/05/2016 até 03/06/2016
Mais informações: www.upenet.com.br


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.