segunda-feira, 23 de maio de 2016

Governador recebe delegação do Santa Cruz



Paulo parabeniza Santa Cruz pelas conquistas da Copa do Nordeste e do Pernambucano



O governador Paulo Câmara recebeu, na noite desta segunda-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, a delegação do Santa Cruz Futebol Clube – atual líder da série A do Brasileirão e vencedor dos campeonatos Pernambucano e Copa do Nordeste 2016. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual parabenizou a boa fase dos tricolores e conclamou a união dos times pernambucanos para a promoção da cultura de paz nos estádios.

“Como governador de Pernambuco, espero que o Santa Cruz continue a dar muitas alegrias a sua torcida, jogando bem e honrando a camisa. Desejo isso também para o Náutico e para o Sport. A gente torce muito por Pernambuco. Vamos mostrar ao Brasil a força do futebol pernambucano. Um futebol com muita alegria, mas também com muita paz e tranquilidade”, declarou Câmara.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Torcida do Santa Cruz festeja com Bacalhau em Garanhuns











O domingo ganhou as cores vermelha, branca e preta em Garanhuns, em uma manhã ensolarada onde a torcida tomou as ruas da cidade em uma grande carreata. Na conta dos títulos, o bi-Campeonato Pernambucano e a inédita Copa do Nordeste. A boa fase ainda pode ser vista com a classificação à terceira fase da Copa do Brasil e até a liderança do Campeonato Brasileiro.

A concentração da carreata foi no Relógio das Flores e o grande encerramento na casa de Bacalhau, torcedor símbolo do Santa Cruz, que tem passado por problemas, mas que foi reverenciado por seus pares tricolores. É impossível contabilizar quantas fotos Bacalhau tirou junto com os demais torcedores.

Após a carreata, os tricolores continuaram suas comemorações em bares e restaurantes de Garanhuns, a exemplo do Bar de Arnaldo, na Boa Vista, e a Estação da Feijoada, na Vila do Quartel, redutos de torcedores corais.

As fotos da carreata são deste blogueiro e de David Melo, do Jornal DAC.





Governo de Pernambuco forma 843 novos sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros‏

Paulo Câmara comandou, nesta segunda-feira, solenidade 
que formalizou a capacitação dos profissionais




O governador Paulo Câmara presidiu, nesta segunda-feira (23.05), solenidade de formatura de 843 sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O curso habilitou os profissionais para assumir funções estratégicas nas corporações. Do total de profissionais capacitados, 608 são PMs e 235 são Bombeiros, alunos da primeira turma do ano de 2016. Para o gestor, a capacitação reitera o compromisso do Governo com a valorização da tropa e com o fortalecimento da segurança pública.

"Estamos formando 843 policiais e bombeiros na primeira turma de 2016 e nos próximos anos vamos investir ainda mais. Tudo isso é fruto do reconhecimento desses profissionais que precisam ser mais valorizados", afirmou o governador. Paulo destacou ainda que todos os servidores devem continuar se esforçando para galgar novos espaços na corporação. "Com muito esforço, dedicação e perseverança é possível realizar sonhos", frisou o chefe do Executivo estadual.

Ao destacar importância de investir na segurança pública, Câmara reiterou a necessidade do trabalho em equipe, pontuando que todos desafios serão vencidos com muito trabalho. "Os obstáculos são muitos, mas nós somos maiores do que qualquer desafio. E nós, juntos, vamos ter condições de superá-los, com o apoio de cada um dos senhores e das senhoras", salientou Paulo. Desde a implantação do Pacto pela Vida, na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, a administração estadual já formou 4.945 sargentos, sendo 3.777 da PM e 1.168 do Corpo de Bombeiros. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, disse que a promoção traz novas responsabilidades e pediu ainda mais comprometimento aos agentes. "A promoção traz novas tarefas e nós temos que corresponder", destacou o auxiliar do governador. Além de investir no Plano de Cargos e Carreiras das instituições, o Estado está focado na reposição dos quadros, por meio da realização de concursos. "Mesmo diante de uma grave crise, o Governo vai selecionar profissionais para repor o quadro", cravou Carvalho.

No âmbito da PM, o curso, que teve duração de 120 horas, habilitou os novos sargentos para operar em níveis estratégicos da corporação, comandar fração de tropa e auxiliar Oficiais em rotinas administrativas. Para o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Carlos D'Albuquerque, as promoções reforçam o compromisso dos agentes com o Estado. "São esses incentivos que fortalecem ainda mais as instituições e os profissionais que atuam ", considerou.

Os sargentos do Corpo de Bombeiros também foram capacitado para atuar em funções diferenciadas. O comandante-geral da corporação, o coronel Manoel Cunha, adiantou ainda que outros 52 soldados vão iniciar um curso de habilitação de cabos na próxima quarta-feira. "Esse resgate de carreiras é fruto de um grande diálogo com o Governo", ponderou. Manoel sublinhou que a gestão de Paulo já promoveu 1.456 bombeiros. "Esse número corresponde a 58% do efetivo da corporação", informou o comandante.

Também participaram do ato o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral; o deputado estadual Joel da Harpa; o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo; o chefe da Casa Militar do Estado, o coronel PM Eduardo Pereira; o secretário executivo da SDS, Alexandre Lucena; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéias Leite; o subcomandante da Polícia Militar, o coronel PM Adalberto Ferreira; e o subcomandante do Corpo de Bombeiros, o coronel BM Manoel Teles. 

Fotos: Wagner Ramos/Sei

Residência em Obstetrícia chega a Garanhuns‏



Com o intuito de fortalecer a linha de cuidado materno-infantil, foi aberta em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, o Programa de Residência em Enfermagem Obstetrícia. A residência está sendo oferecida pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, e é ofertada de forma regionalizada, chegando também a Caruaru e Arcoverde. A cada região de saúde, duas vagas foram oferecidas. Além de contribuir com a formação dos residentes, o programa irá contribuir com a assistência materno-infantil em Garanhuns. O programa de residência foi iniciado no mês de março, e durante os meses de maio e junho, os profissionais estão em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

A especialização, em formato de residência, irá ampliar a qualificação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região. A partir da formação, os profissionais estarão qualificados desde a Atenção Básica (AB) até a alta complexidade. 

A apoiadora desse programa de residência pela Escola do Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Lilian Sampaio, falou sobre a relevância da qualificação. “A residência de enfermagem em obstetrícia contribui fortemente com a formação do profissional enfermeiro, pois eles saem especializados naquela atenção e também contribui com a saúde da região e do município porque eles colaboram com a atenção dentro da unidade estando junto a um enfermeiro, contribuindo e aprendendo com o atendimento na unidade. O residente leva uma qualificação a esse atendimento, por meio da identificação de problemas, estudos de casos específicos dentro da unidade e o município é contemplado com o aprendizado desse residente”, afirma.

Passando por essa especialização, que tem carga horária de mais de 5 mil horas, os residentes estarão totalmente qualificados para atender a mulher, desde o período pré-concepcional, durante a gestação, no parto e no período puerpério. “E dentro de todos esses atendimentos que estaremos envolvidos, nós podemos trazer novas práticas obstétricas sendo direcionadas por evidências científicas e que sejam voltadas também à humanização da assistência em saúde”, comenta Dávila Cordeiro, que é residente em Garanhuns.

Fotos: Ruthe Santana – Secom/PMG

Mário Faustino busca destravar construção da Escola Técnica Estadual em Garanhuns



Há alguns dias nos chegou uma informação de que a Escola Técnica Estadual a ser construída em Garanhuns está travada por conta do terreno. O Governo do Estado precisa do terreno, e o que a Prefeitura Municipal teria oferecido não tem área suficiente para receber o investimento, e neste impasse o tempo está passando sem que a obra saia do papel. 

Divulgamos por aqui algumas inaugurações de Escolas Técnicas inauguradas pelo estado, uma prioridade da gestão estadual, desde a época de Eduardo Campos.

Como é de interesse de todos, precisa aproximar os governos para chegar ao objetivo, e parece que o ex-vereador Mário Faustino (PSB) resolveu ir atrás da resolução do problema.

Na última sexta-feira (20), Faustino esteve reunido com José Gundes e Alcides Rodrigues, Gerente de Patrimônio e Secretário-adjunto, respectivamente, do governo municipal. O encontro aconteceu no Centro Administrativo.

O importante é que a ETE vire realidade!

A festa dos 25 Anos no Laboratório LAGAM em Garanhuns

A dra. Adeilda Patriota reuniu a família, colaboradores, parceiros, representantes de instituições de saúde e muitos amigos para comemorar os 25 anos do LAGAM - Laboratório Garanhuense de Análises Médicas. A festa contou com estrutura especial, montada na frente do prédio do LAGAM, que passou por ampla reforma, deixando-o mais moderno e elegante na Praça da Fonte Luminosa.

Dentre amigos da área de saúde, além de médicos que atendem no LAGAM, pudemos anotar nomes como Dr. José Tinoco com D. Fernanda, Dr. Milson Maurício e Dra. Marta Júdice, da Unimed, que estava com seu esposo, Júnior.

João Bosco, marido de Dra. Adeilda, e a filha do casal, Joana, estão na primeira foto que ilustra esta postagem. Trazemos do Facebook do Jornal DAC, as fotos assinadas por David Melo.

Para ver mais, clique aqui.









POLÍTICA: Frases que nos fazem pensar


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.